A – PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS
1 – Os alimentos como veículo de nutrientes | |||||
Nome | Ficha informativa | Ficha de trabalho | Soluções | Jogos | Vídeos |
1. Tipos e funções dos nutrientes | (1) | (1) (2) (3) | (1) (2) (3) | ||
2. Reação do organismo ao excesso ou carência de nutrientes | (1) | (1) | (1) | ||
3. Alimentação saudável e roda dos alimentos | (1) (2) | (1) (2) (3) | (1) (2) (3) | ||
Teste de avaliação | (1) (2) | (1) (2) |
2 – Sistema digestivo humano e de outros animais | |||||
Nome | Ficha informativa | Ficha de trabalho | Soluções | Jogos | Vídeos |
1. Sistema digestivo humano | (1) | (1) (2) | (1) | (1) | #EstudoEmCasa |
2. Transformação dos alimentos | (1) | (1) | |||
3. Bolo alimentar, quimo e quilo | (1) | (1) | |||
4. Sistema digestivo de outros animais | (1) | (1) | |||
Teste de avaliação | (1) | (1) |
3 – Circulação de ar | |||||
Nome | Ficha informativa | Ficha de trabalho | Soluções | Jogos | Vídeos |
1. Movimentos respiratórios | (1) | (1) | #EstudoEmCasa | ||
2. Ar inspirado e ar expirado | (1) | (1) | |||
3. Sistema respiratório humano | (1) (2) | (1) (2) | |||
4. Sistema respiratório de outros animais | (1) | (1) | |||
5. Cuidados a ter com o sistema respiratório | (1) | (1) | #EstudoEmCasa | ||
Teste de avaliação | (1) (2) | (1) |
5 – Utilização de nutrientes na produção de energia e eliminação de produtos da atividade celular | |||||
Nome | Ficha informativa | Ficha de trabalho | Soluções | Jogos | Vídeos |
1. Energia contida nos alimentos | (1) | (1) | |||
2. Relação entre atividade física e consumo de energia | (1) | (1) | |||
3. Eliminação dos produtos da atividade celular | (1) | (1) | |||
Teste de avaliação | (1) | (1) |
6 – Alimentação nas plantas – a importância das plantas para o mundo vivo | |||||
Nome | Ficha informativa | Ficha de trabalho | Soluções | Jogos | Vídeos |
1. Alimentação nas plantas | |||||
2. Matéria orgânica produzida pelas plantas | |||||
3. Substâncias de reservas das plantas | |||||
4. Trocas gasosas nas plantas | |||||
5. Importância das plantas para a qualidade do ar | |||||
Teste de avaliação |
7 – Reprodução humana e crescimento | |||||
Nome | Ficha informativa | Ficha de trabalho | Soluções | Jogos | Vídeos |
1. Modificações do corpo durante o crescimento | |||||
2. Sistema reprodutor humano | |||||
3. Começo de vida e desenvolvimento do novo ser | |||||
4. Nascimento de um bebé | |||||
5. Cuidados necessários durante a gravidez e durante os primeiros anos de vida de um bebé | |||||
Teste de avaliação | (1) (2) (3) |
8 – Reprodução nas plantas | |||||
Nome | Ficha informativa | Ficha de trabalho | Soluções | Jogos | Vídeos |
1. Reprodução de plantas com flor | |||||
2. Formação e disseminação de sementes | |||||
3. Origem de uma nova planta através de uma semente | |||||
4. Reprodução de plantas sem flor | |||||
Teste de avaliação |
B – AGRESSÕES DO MEIO E INTEGRIDADE DO ORGANISMO
1 – Micróbios | |||||
Nome | Ficha informativa | Ficha de trabalho | Soluções | Jogos | Vídeos |
1. Tipos e micróbios | #EstudoEmCasa | ||||
2. Micróbios que causam doenças | #EstudoEmCasa | ||||
3. Micróbios que podem ser úteis | |||||
4. Prevenção de doenças causadas por micróbios | |||||
Teste de avaliação | (1) |
2 – Higiene e problemas sociais | |||||
Nome | Ficha informativa | Ficha de trabalho | Soluções | Jogos | Vídeos |
1. Higiene | |||||
2. Tabagismo, alcoolismo e drogas | |||||
3. SIDA | |||||
4. Doenças que afetam a sociedade | |||||
Teste de avaliação |
3 – Poluição | |||||
Nome | Ficha informativa | Ficha de trabalho | Soluções | Jogos | Vídeos |
1. Relação do ser humano com o ambiente | |||||
2. Consequências da poluição | |||||
3. Como reduzir os efeitos da poluição? | |||||
Teste de avaliação |