Select menu item

Regulamento Interno

Bem Explicado

Fins

  1. O Centro de Explicações “Bem Explicado”, localizado na Rua da Liberdade, Vivenda Lírio, 1º Andar, tem por fim a prestação de serviços no âmbito do estudo acompanhado, explicações individuais e/ou em grupo, preparação para exames, ocupação de tempos livres e intervenção psico-pedagógica, entre as 10 horas e 30 minutos de segunda a sábado (sob marcação prévia) e entre as 14 horas e as 21 horas.
  2. Os serviços prestados terão lugar durante o ano lectivo que se inicio na primeira semana de Setembro e termina no final do mês de Agosto do ano seguinte.
  3. As explicações individuais e em grupo, a preparação para os exames e o apoio escolar prestado em regime de sala de estudo funcionam no horário supra mencionado.
  4. Durante as férias escolares e pausas lectivas, o centro de explicações funcionará também com a valência de centro de férias e funcionará entre as 14h e as 19h.

 

Objectivos

Constituem objectivos do Centro de Explicações “Bem Explicado”:

  1. Realizar um diagnóstico inicial da situação do aluno em parceria com o encarregado de educação/aluno;
  2. Definir a estratégia de acompanhamento do aluno, organizando e planificando o apoio para os trabalhos de casa, preparação para testes, esclarecimento de duvidas e ocupação de tempos livres;
  3. Reajustar continuamente a estratégia de acompanhamento consoante as necessidades do aluno;
  4. Manter um estreito relacionamento com o encarregado de educação/família, numa perspectiva de parceria, tendo em vista a partilha de responsabilidades;
  5. Promover mecanismos de resolução de problemas/necessidades das crianças e jovens em articulação com a escola e com a família;
  6. Criar um ambiente propício ao desenvolvimento global de cada criança ou jovem.

 

Destinatários

  1. O Centro de Explicações “Bem Explicado” destina-se a crianças e jovens cujo nível de escolaridade se situe desde o 1º ano até ao nível universitário, bem como a adultos que queiram ingressar no ensino recorrente.

 

Inscrição e admissão

  1. Constituem condições de admissão no Centro de Explicações “Bem Explicado”:

– A aceitação do regulamento interno;

– Estar isento de doença infecto-contagiosa, tendo cumprido o programa de vacinação de acordo com a idade.

2. Podem ser admitidas crianças com deficiência desde que, em função da natureza e grau de deficiência, o centro reúna condições para lhe prestar o devido apoio. Neste caso, deve ser entregue no acto da inscrição um relatório do médico, considerando a necessidade da criança.

3. As inscrições efectuam-se através do preenchimento da ficha de inscrição disponível no Centro de Explicações “Bem Explicado” e deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:

– Fotocópia do Cartão de Cidadão do Aluno;

– Fotocópia do Cartão de Cidadão do Encarregado de Educação;

– Fotocópia do Boletim de Vacinas do Aluno.

  1. A inscrição só se torna efectiva com a entrega da documentação anteriormente especificada, o correcto preenchimento da ficha de inscrição e mediante o pagamento da inscrição.

 

Preços

    • Inscrição
    • O pagamento relativo à inscrição será efectuado no acto de inscrição.
      • Sala de Estudo
  • A sala de Estudo pode ser frequentada por alunos desde o 1º ano até ao 11º ano.
  • O valor da mensalidade, conforme tabela de preços exposta no Centro de Explicações “Bem Explicado”, é afixada anualmente, podendo ser alterado com antecedência de um mês da data em que entra em vigor.
  • O pagamento da mensalidade deve ser efectuado entre o dia 1 e o dia 8, pagamento esse respectivo ao mês em vigor, período após o qual será a respectiva mensalidade agravada com a obrigação do pagamento adicional de acordo com a tabela de preços afixada.
  • A verificação de atrasos de pagamento para além do dia 30, ou o não pagamento de uma mensalidade implica a anulação da inscrição e a negação do direito de frequência.
  • Em caso de não adaptação da criança ou jovem ao Centro de Explicação “Bem Explicado” na primeira semana de frequência esta não será cobrada no entanto não haverá reembolso da taxa de inscrição.
  • O pagamento das mensalidades é devido em relação a todos os meses de frequência do aluno, incluindo os períodos de férias.
  • No caso de desistência esta deve ser comunicada até ao dia 20 do mês anterior ao de desistência.
  • Não existe a opção de meio mês, se o aluno não frequentar o mês completo será cobrado o valor de horas avulso.
  • Nos feriados o Centro de Explicações “Bem Explicado” encontra-se encerrado, como tal as aulas não serão dadas nem compensadas.
  • Se o aluno faltar a uma aula de sala de estudo sem aviso prévio e/ou justificação essa aula não será compensada.
    • Explicações (Individuais ou em Grupo)
  • As explicações podem ser frequentadas por alunos desde o 1º ano até à universidade.
  • O valor da mensalidade, conforme tabela de preços exposta no Centro de Explicações “Bem Explicado”, é afixada anualmente, podendo ser alterado com antecedência de um mês da data em que entra em vigor.
  • O pagamento da mensalidade deve ser efectuado entre o dia 1 e o dia 8, pagamento esse respectivo ao mês anterior, período após o qual será a respectiva mensalidade agravada com a obrigação do pagamento adicional de acordo com a tabela de preços afixada.
  • A verificação de atrasos de pagamento para além do dia 30, ou o não pagamento de uma mensalidade implica a anulação da inscrição e a negação do direito de frequência.
  • No caso de desistência esta deve ser comunicada até ao dia 20 do mês anterior ao de desistência.
  • Nos feriados o Centro de Explicações “Bem Explicado” encontra-se encerrado, assim se houver explicação marcada para esse dia esta será posteriormente remarcada.
  • Se o aluno faltar a uma explicação sem aviso prévio e/ou justificação essa aula não será reagendada e terá de ser paga.
  • Em caso de falta de explicador, a explicação será compensada numa data a combinar com o aluno em causa.

 

Saúde e Segurança

  1. Por razões de segurança e preservação da saúde de todos os visados, serão afastados temporariamente as crianças portadoras (ou com suspeitas de serem portadoras) de doenças infecto-contagiosas, constituindo dever imperativos dos pais e/ou encarregados de educação, comunicar qualquer alteração clínica dos seus educandos que possa configurar a situação escrita.
  2. O regresso das crianças que tenham apresentado a situação atrás descrita, só poderá processar-se mediante a apresentação de declaração médica comprovando o seu restabelecimento e a inexistência de qualquer risco de contágio.
  3. A detecção de situações de doenças durante a frequência no Centro de Explicações “Bem Explicado”, dará obrigatoriamente lugar a comunicação aos pais e/ou encarregados de educação após, deverão estes, caso a isso sejam solicitados pelos responsáveis, a correr de imediato à instituição a fim de se efectuarem as diligências que se considerem necessárias ao rápido encaminhamento da criança a tratamento adequado.
  4. Em caso de queda, acidente ou situação análoga ocorrida durante a frequência no Centro de Explicações “Bem Explicado”, as crianças em causa serão encaminhadas num primeiro momento para os serviços de saúde do centro e caso se justifique a gravidade, para o hospital mais próximo. Este facto será comunicado aos pais e/ou encarregados de educação logo que tal se torne possível pelos meios adequados.
  5. A administração de qualquer medicamento às crianças impõe aos pais e/ou encarregados de educação a obrigação dos mês efectuarem entrega ao centro de prescrição medica a administrar e/ou termo de responsabilidade.
  6. O Centro de Explicações “Bem Explicado” não se responsabiliza por valores, ouro, telemóveis ou outros objectos que as crianças e/ou jovens tenham em seu poder durante a frequência no centro e/ou durante o trajecto para o mesmo.

 

Direitos e deveres do Encarregado de educação

Constituem direitos dos encarregados de educação:

  1. Ser informado sobre o desenvolvimento do seu educando;
  2. Ser informado sobre as normas, regulamento e actividades desenvolvidas pelo Centro de Explicações “Bem Explicado”;
  3. Colaborar, quando solicitado com o corpo docente do Centro de Explicações “Bem Explicado”, no estabelecimento de estratégias que visem a melhoria do desenvolvimento do seu educando;
  4. Apresentar sugestões e/ou reclamações aos serviços prestados pelo Centro de Explicações “Bem Explicado”.

Constituem deveres dos encarregados de educação:

  1. Informar o Centro de Explicações “Bem Explicado”, solicitando reserva de divulgação se assim o entender, de todas as informações das condições de saúde, características intelectuais e comportamentais e o meio familiar e social do se educando;
  2. Colaborar com o Centro de Explicações “Bem Explicado” no diagnóstico e resolução de problemas referente ao seu educando;
  3. Entregar os documentos necessários à definição de estratégias de acompanhamento do seu educando, designadamente as datas de provas de avaliação (com o mínimo de antecedência à realização das mesmas) e fotocópias das pautas de avaliação do seu educando;
  4. Zelar para que o seu educando traga sempre consigo o material necessário ao cumprimento das tarefas a desenvolver no Centro de Explicações “Bem Explicado”;
  5. Comunicar ao Centro de Explicações “Bem Explicado” as pessoas autorizadas para fazer a recolha do seu educando, sob pena de ser recusada a entrega da criança;
  6. Comunicar, por escrito, quaisquer alterações do horário de entrada ou de saída no Centro de Explicações “Bem Explicado” do seu educando.

 

Direitos e deveres do Aluno

Constituem direitos dos alunos:

  1. Um espaço que possibilite o seu desenvolvimento cognitivo e pessoal.
  2. Ser esclarecido sobre qualquer dúvida acerca do funcionamento do Centro de Explicações “Bem Explicado”bem como mudanças de horários, salas, etc.;
  3. Ser avisado com 24 horas de antecedência em caso de desmarcação de uma explicação e remarcação da mesma;
  4. Escolher o aluno de acordo com a sua disponibilidade e do centro de explicações.

Constituem deveres dos alunos:

  1. Respeitar os regulamentos, bom como as normas de funcionamento do Centro de Explicações “Bem Explicado”.
  2. Responsabilizar-se pelos prejuízos causados no Centro de Explicações “Bem Explicado” ou a terceiros, podendo incorrer na pena de expulsão Quando a sua acção tenha afectado o normal funcionamento do espaço ou actividade.

 

Reclamações ou sugestões

  1. As eventuais reclamações ou sugestões quando ao funcionamento do Centro de Explicações “Bem Explicado”, ou quanto a actos praticados pelo pessoal técnico ou auxiliar deverão ser apresentados à direcção, que resolverá os casos que se enquadrarem no âmbito das suas competências.

 

Disposições finais

  1. O presente regulamento será objecto de alteração ou revogação sempre que as normas o exijam ou interesses internos do Centro de Explicações “Bem Explicado” o justifiquem.
  2. Casos não previstos no presente regulamento serão objecto de análise e de deliberação por parte da direcção do Centro de Explicações “Bem Explicado”.
  3. Será entregue uma cópia do presente documento aos encarregados de educação e no acto de inscrição assinaram um comprovativo em como tomaram conhecimento e aceitaram as normas e regas do Centro de Explicações “Bem Explicado”.