Teste de avaliação – Alterações dos ecossistemas e medidas de conservação (1)
1. As catástrofes naturais, por vezes, acontecem sem qualquer aviso e podem provocar perdas humanas, danos ambientais e prejuízos económicos.
1.1. Estabelece a correspondência entre cada uma das afirmações seguintes e as catástrofes naturais que estudaste.
1- Catástrofe natural normalmente associada a movimentos tectónicos. _________________________________
2- Catástrofe natural à qual, normalmente, estão associados os ciclones, elevadas taxas de precipitação de chuva, granizo ou neve e ventos muito fortes. ______________________________
3- Catástrofe natural cujas consequências incluem a diminuição nas reservas de água potável, o aumento dos incêndios florestais, a diminuição da biodiversidade e a desertificação. ______________________________
4- Catástrofe natural que pode ser causada pela falta de limpeza e o assoreamento dos leitos dos rios, ribeiras e riachos. _______________________________
5- Catástrofe natural que pode ser responsável pela alteração da temperatura e composição da atmosfera. ______
2. Lê atentamente o artigo seguinte:
2.1. Qual o tipo de catástrofe referida no texto.
2.2. Quais as causas da catástrofe referida no texto.
2.3. Indica duas medidas de proteção das populações que devem ser tomadas, para evitar este tipo de catástrofe.
3. Observa atentamente a figura 1 que representa diferentes formas de poluição das águas.
3.1. Indica as quatro causas de poluição da água representadas.
3.2. Descreve de que forma as atividades agrícolas podem alterar a qualidade da água.
3.3. Aponta uma causa para o aparecimento das marés negras.
4. “O efeito de estufa é um processo natural no qual o ser humano introduziu um desequilíbrio permanente.”
4.1. O que entendes por efeito de estufa.
4.2. Qual o gás com efeito de estufa mais abundante, atualmente, na atmosfera.
4.3. Qual a atividade humana que emite mais gases com efeito de estufa.
4.4. Em relação aos gráficos I e II indica:
4.4.1. O período de tempo em que se observou um aumento mais significativo na quantidade de dióxido de carbono.
4.4.2. No mesmo período de tempo qual a variação de temperatura.
5. As chuvas ácidas são um dos principais problemas ambientais.
5.1. Os principais gases responsáveis pela formação de chuvas ácidas são:
(seleciona a opção que completa a frase de forma correta)
A- os clorofluorcarbonetos. ___
B- os óxidos de carbono. ___
C- o ozono e os nitratos. ___
D- os óxidos de enxofre e de azoto. ___
5.2. Descreve o modo de formação das chuvas ácidas.
6. O gráfico da figura 3 representa a variação da quantidade de CFC e ozono na alta atmosfera, entre 1960 e 1995.
6.1. Onde se localiza a camada do ozono.
6.2. Indica o ano em que a quantidade de CFC foi máxima.
6.3. Relaciona a quantidade de CFC com a de ozono, a partir de 1980.
6.4. Explica a importância da camada de ozono.
6.5. Refere duas consequências para o ser humano da destruição da camada de ozono.
7. Classifica as frases seguintes de verdadeiras ou falsas.
A- Os clorofluorcarbonetos são responsáveis pela redução da camada do ozono. ____
B- O buraco na camada do ozono provoca chuvas ácidas. ____
C- A diminuição da temperatura média da Terra leva ao degelo das calotes polares. ____
D- A camada de ozono protege os seres vivos das radiações infravermelhas. ____
E- Os incêndios florestais são uma fonte de emissão de oxigénio para a atmosfera. ____
F- As chuvas ácidas são resultantes da existência de dióxido de carbono na atmosfera. ____
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