Teste de avaliação – Funcionamento dos ecossistemas (2)
1. Das afirmações seguintes, indica a incorreta.
A) Numa cadeia alimentar, a energia disponível é a mesma em cada um dos níveis tróficos.
B) A energia disponível vai diminuindo de nível para nível trófico.
C) Os seres das cadeias alimentares que não realizam a fotossíntese designam-se consumidores.
D) Os restos dos seres vivos são transformados em matéria inorgânica através dos decompositores.
2. Um ser vivo que faz parte de uma teia alimentar de um ecossistema. Alimenta-se de vegetais e alguns animais como o coelho. O ser vivo referido ocupa:
A) O 1.º nível trófico e o 2.º nível trófico de duas cadeias alimentares.
B) O 2.º nível trófico e o 3.º nível trófico de duas cadeias alimentares.
C) Apenas o 2.º nível trófico de duas cadeias alimentares.
D) Apenas o 1.º nível trófico de duas cadeias alimentares.
3. Indica, das afirmações seguintes, a errada.
A) Os produtores transformam a energia luminosa em matéria orgânica.
B) Os animais transformam matéria orgânica em novas matérias orgânicas.
C) Os decompositores transformam matéria orgânica em matéria inorgânica.
D) Nas cadeias alimentares não há reciclagem de matéria.
4. Nos ecossistemas, os seres vivos relacionam-se através dos seus elos alimentares. Qual dos seres referidos a seguir ocupam o 1.º nível trófico em qualquer cadeia alimentar?
A) Super predadores
B) Produtores.
C) Presas.
D) Predadores
5. Completa a frase que se segue, corretamente, com o conteúdo de uma das alíneas. A luz solar é essencial para a transformação do(a)…
A) Dióxido de carbono e água em matéria orgânica, através da fotossíntese.
B) Dióxido de carbono e água em matéria orgânica, através da respiração celular.
C) Matéria orgânica e água em dióxido de carbono, através da fotossíntese.
D) Glicose em dióxido de carbono, através da fotossíntese.
6. A figura representa uma cadeia alimentar.
6.1. Com base na figura completa o texto.
Na cadeia alimentar representada podem considerar-se____________ níveis tróficos.
O primeiro ser vivo da cadeia designa-se por ser__________________ ou __________________ e é representado pela ________________________.
Os restantes seres são todos seres__________________________ ou consumidores.
Podemos dizer que a lagarta ocupa o _______________ nível trófico e é um ____________________ de ___________________ ordem.
O pintassilgo e a _________________ ocupam, respetivamente, os _______________ e _____________ níveis tróficos e são os únicos _________________ da cadeia alimentar.
6.2. Relativamente à cadeia alimentar da figura (assinala a opção correta):
A – A energia da planta aumenta gradualmente nos diferentes elementos da cadeia alimentar.
B – A energia contida na planta diminui gradualmente ao passar da lagarta para o pintassilgo e deste para a águia.
C – A energia mantém-se constante ao longo da cadeia alimentar.
D – Na cadeia alimentar, como os animais são de tamanhos diferentes, a quantidade de energia transferida da planta sofre oscilações
7.A figura representa uma teia alimentar.
7.1. Dos organismos identificados na figura, indica:
7.1.1. dois produtores.
7.1.2. os consumidores de 2.ª ordem.
7.1.3. os herbívoros.
7.2. Indica qual(ais) o(s) nível(eis) trófico(s) ocupado(s) pela ave de rapina quando se alimenta de:
7.2.1. ratos.
7.2.2. cobras.
7.3. Prevê os acontecimentos que resultariam caso o fitoplâncton desaparecesse.
7.4. Faz a distinção entre cadeia alimentar e teia alimentar.
7.5. A caça indiscriminada às aves de rapina provocou uma diminuição da população destes animais, bem como na de rãs e de ratos. Fundamenta a afirmação.
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment