Teste de avaliação – Funcionamento dos ecossistemas (3)

1. Estabelece a correspondência entre a chave e as seguintes afirmações:

Chave:

A – Produtor

B – Sucessão ecológica

C – Cadeia alimentar

D – Decompositores

Sequência de seres vivos através dos quais é transferido alimento. _____

Ser vivo que produz matéria orgânica exclusivamente a partir de matéria mineral. _____

Sequência de comunidades que, em determinado local, se vão substituindo ao longo do tempo. _____

Seres vivos que degradam matéria orgânica, podendo esta ser reciclada. _____

 

2. A figura seguinte representa uma teia alimentar:

Funcionamento dos ecossistemas

a) Classifica as seguintes firmações em verdadeiras (V) ou falsas (F), de acordo com os dados da figura:

_____ O gafanhoto é herbívoro.

_____ O lagarto é um consumidor de 3ª ordem.

_____ Gafanhoto, coelho e rato pertencem ao 3º nível trófico.

_____ O falcão é sempre um consumidor de 2ª ordem.

_____ A cobra come ratos e pode ser comida pelo falcão.

_____ Os únicos produtores representados são plantas.

_____ O falcão pode alimentar-se de mamíferos, insetos e répteis.

_____ Todas as cadeias alimentares representadas têm quatro níveis tróficos.

b) Os decompositores, embora não se encontrem representados na figura, estão presentes em todos os ecossistemas.

 b1) Qual a função dos decompositores?

b2) Relaciona esta função com a circulação de matéria nos ecossistemas.

 

3. Observa com atenção o esquema seguinte que representa uma sucessão ecológica a partir de um solo estéril (sem vida).

Funcionamento dos ecossistemas

3.1 Como designas as espécies que iniciaram a colonização desta região?

3.2 Qual é a parte da figura que representa a comunidade clímax?

3.3 Como classificas esta sucessão ecológica?

3.4 Durante uma sucessão ecológica ocorre: (seleciona com (X) a(s) opção(ões) corretas)

(  ) – Aumento constante da população pioneira.  

(  ) – Diminuição da estabilidade dos ecossistemas.

(  ) – Aumento do numero de espécies.                     

(  ) – Alteração das comunidades até à Comunidade clímax.

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.