Teste de avaliação – Mobilidade (1)

1. O fenómeno da migração, entre outras razões, tem raízes profundas e complexas, baseadas nas desigualdades entre o norte e o sul.

1.1 Enumera três razões que justifiquem os movimentos migratórios.

1.2 Refere os principais polos mundiais de atração da população, na atualidade.

1.3 Identifica alguns dos problemas enfrentados pelas populações imigrantes oriundas dos países em desenvolvimento.

 

2. A figura seguinte mostra um campo de refugiados em África.

Mobilidade

2.1 Dá uma noção de refugiado.

2.2 Refere dois exemplos concretos de situações onde se possa falar de refugiados.

 

3. Assinala com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações, relativas às migrações.

_____ O êxodo rural é uma deslocação de população do campo para a cidade.

 _____ A deslocação de escravos é um exemplo de migração forçada.

_____ Imigração é uma deslocação definitiva dentro do próprio país.

_____ O envelhecimento da população é uma das consequências da saída da emigração numa dada região.

_____ As migrações pendulares são migrações definitivas entre a casa e o local de trabalho.

_____ A saída da população portuguesa para as vindimas, em França, é uma migração sazonal.

_____ Migrações intercontinentais são aquelas que se fazem entre continentes.

 

4. Lê os textos que se seguem:

Texto A

Texto B

Natália, é filha de pais portugueses que vivem em França há muito tempo. Em Portugal, a sua vida era difícil e o dinheiro era pouco.

Atualmente, é professora, e o seu marido e filhos são franceses. A Portugal só vem nas férias. Os seus pais, embora sintam saudades de Portugal, já se dizem franceses e não pensão regressar ao país de origem.

São aos milhares, quase todos a trabalhar na construção civil. Explorados pelas máfias dos seus países, enganados pelos empreiteiros portugueses e perseguidos pela polícia… Nicolas, de 30 anos, pagou uma elevada quantia a um indivíduo que o trouxe para Portugal. Ganhava o equivalente a 50 euros por mês como engenheiro civil na Moldávia. No Algarve, como servente, ganha quase o mesmo por dia. No futuro, tenciona regressas à Moldávia.

4.1 Classifica as migrações referidas nos textos A e B.

4.2 Indica três consequências das migrações para o país de origem.

4.3 Compara o grau de integração nos países de chegada de emigrantes os textos A e B.

 

5. Utilizando as palavras-chave, completa o texto que se segue.

(NOTA: Nem todas as palavras são utilizadas e nenhuma se repete.

Palavras-chave
InternacionalMovimentos pendularesAlemanhaMelhoria
Intra continentalMigrações pendularesArgentinaDiminuição
Migrações internasSazonalFrançaDeriva urbana
Migrações externasÊxodo ruralRússiaEuropa

 A mobilidade dos portugueses tem sido intensa ao longo dos tempos. Em finais do século XIX, início do século XX, num tipo de migração _______________________, os emigrantes dirigiam-se essencialmente para o Brasil. Na década de 60, o seu destino era já os países da _______________________, como por exemplo a _______________________ e _______________________. Esta migração é do tipo _______________________. Dentro do nosso país, os movimentos da população também são frequentes. Nos últimos anos, as grandes cidades portuguesas têm vindo a perder população devido a _______________________, contrariando o movimento que existia até aí, do interior para o litoral – _______________________. Nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, os fluxos populacionais são elevados ao princípio da manhã e ao final da tarde. São as _______________________.

 

6. Assinala a resposta correta em cada uma das questões que se seguem:

6.1 Para que ocorram movimentos migratórios em massas, é necessário que:

_____ a área de origem e de chegada apresentem condições favoráveis.

_____ a área de origem apresente condições desfavoráveis e a área de chegada tenha condições atrativas.

_____ a área de origem apresente condições atrativas e a área de chegada tenha condições desfavoráveis.

6.2 Quanto à forma as migrações podem classificar-se em:

_____ internas e voluntárias.

_____ voluntárias e forçadas.

_____ internas e forçadas.

6.3 Quanto à duração as migrações podem classificar-se em:

_____ internacionais, temporárias e definitivas.

_____ definitivas, temporárias e sazonais.

_____ definitivas, voluntárias e temporais.

6.4 Um movimento migratório classifica-se como clandestino quando:

_____ a migração é imposta, normalmente por forças políticas.

_____ a permanência de pessoas fora da área de origem é apenas por algum tempo.

_____ a migração é feita sem autorização dos países de chegada e/ou de origem.

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.

” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.