Teste de avaliação – Importância da água para os seres vivos (3)
1. Completa o texto seguinte com os termos adequados:
“A água é o principal componente dos ___________________.
Por dissolver um grande número de substâncias, dizemos que a água é um bom ___________________.
Á substância dissolvida chamamos ___________________ e à mistura que se forma chamamos ___________________.
A água circula na Natureza, numa “viagem” continua a que se dá o nome de ___________________. Passa por todos os ___________________ físicos da matéria. Como exemplo de água na Natureza no estado líquido temos o __________________; no estado sólido, temos a ___________________ e no estado gasoso temos o ___________________.
Mas o Homem sabe que nem toda a água doce líquida que existe na Terra é adequada para ser consumida.
A água própria para consumo é água ___________________ mas se tiver microrganismos torna-se água ___________________.
Pode também ter uma grande quantidade de sais dissolvidos e um sabor desagradável, sendo neste caso água ___________________. Se quisermos assegurar que numa água não existem microrganismos, podemos tratá-la por meio de ___________________ ou ___________________. Se quisermos retirar substâncias em suspensão, devemos ___________________.
O Homem utiliza a água para diversas finalidades, como ___________________ ou ___________________, mas também contribui para a sua poluição. Duas causas da poluição são: ___________________ e ___________________. Se quiser preservar este bem tão preciosos, a Humanidade tem de estar atenta aos seus erros e corrigi-los.
2. Observa atentamente as seguintes imagens:
2.1 Associa cada uma das imagens anteriores à seguintes frases:
___ A água é indispensável à vida.
___ As plantas só podem aproveitar os sais minerais do solo se estes estiverem dissolvidos na água.
___ A água é o Meio onde vivem inúmeros seres vivos.
___ A água é um bom dissolvente.
___ Nos animais, a reprodução só é possível na presença de água.
___ A água na Natureza existe nos diferentes estados.
2.2 Explica o sentido da seguinte frase:
“Sem água, a vida na Terra não seria possível.”
3. Completa corretamente as frases com os termos seguintes:
A – Sólido B – Líquido C – Gasoso
- ____ A água na atmosfera encontra-se no estado _______________.
- ____ A maior parte da água na Terra encontra-se no estado _______________.
- Os icebergues são massas flutuantes de água no estado _______________.
- Na evaporação, a água passa lentamente do estado líquido ao estado _______________.
- Quando as nuvens encontram zonas muito frias da atmosfera, forma-se neve, que é precipitação no estado _______________.
4. Observa atentamente a seguinte figura:
4.1 O que representa a figura?
4.2 Identifica os fenómenos da figura representados pelas letras.
A – ___________________________
B – ___________________________
C – ___________________________
D – ___________________________
5. Observa as seguintes figuras onde estão representadas algumas das atividades humanas em que o Homem utiliza a água.
5.1 Quais as atividades representadas nas figuras?
A – ___________________________ B – ___________________________
C – ___________________________ D – ___________________________
5.2 Alguma das imagens pode ser causa grave de poluição? Qual?
5.3 Explica porquê.
6. Lê a seguinte notícia e reponde às perguntas seguintes:
Milhares de peixes mortos cobrem as areias da lagoa de Melides e a água está esverdeada e coberta de espuma. Entre as espécies de peixes mortos encontram-se robalos, enguias, douradas e bogas.
Esta catástrofe, uma das maiores ocorridas no país, teve origem, segundo analises realizadas à água da lagoa, numa descarga de pesticidas utilizados na cultura do arroz.
Telejornal, 2003 – 07 – 07
6.1 Qual o aspeto da água da lagoa de Melides.
6.2 Quais as espécies de peixes que apareceram mortas?
6.3 Qual a causa da mortandade dos peixes?
6.4 Indica uma medida que devia ser tomada para evitar que este género de catástrofes se volte a repetir.
7. Coloca um X nas frases que representam atitudes de proteção da água.
___ Tratar as águas residuais.
___ Lançar lixo nos rios.
___ Evitar incêndios.
___ Lançar os esgotos diretamente nos rios.
___ Utilizar papel reciclado.
___ Uso excessivo de adubos.
___ Evitar o desperdício da água.
Notas:
- Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- No caso de detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment