Teste de avaliação – A célula unidade na constituição dos seres vivos (1)

GRUPO I

 

1. “O microscópio é um instrumento de grande importância em Biologia.”

     

Figura 1

1.1.- Faz a legenda da figura colocando os números nos respetivos quadrados, como no exemplo.

 Ocular
 Revólver
 Platina
 Parafuso macrométrico
 Objetiva
 Tubo Ótico
 Parafuso micrométrico
 Braço ou coluna
 Espelho ou Lâmpada
 Base ou pé
11Pinças

                                                                           

 1.2.- Quando se utiliza do microscópio deve ter-se um certo número de cuidados. Marca com um V as frases verdadeiras e com um F as frases falsas.

 Transporta-se com uma das mãos segurando apenas no braço.
 Quando se coloca o microscópio sobre a mesa de trabalho deve manter-se afastado dos bordos.
 Antes de colocares a preparação na platina deves colocar a objetiva de maior ampliação em posição.
 Depois de usar o microscópio, deves arrumá-lo, deixando a objetiva de menor ampliação em posição.

 

1.3.- Cada peça do microscópio tem uma função. Completa a tabela com o nome das peças correspondente à função dada.

Nome das peças Função das peças
 Peça cujo movimento permite a focagem, imprimindo movimentos lentos na platina
 Local onde se coloca a preparação com o objeto a observar.
 Conjunto de lentes que amplia a imagem do objeto.
EspelhoAuxilia a iluminação da preparação.
 Lente que amplia o objeto, que está colocada no tubo ou canhão.

 

2. “Na diversidade dos seres vivos existe uma unidade fundamental – A célula”

O esquema A da figura 2 representa uma observação feita ao microscópio.

   Figura 2

2.1. Que nome se dá a cada uma das unidades representadas nos esquemas da figura?

2.2.- Faz a legenda do esquema A.

 

3. Dos seres representados na figura 3 indica, utilizando as respetivas letras, os que são:

 Figura 3

3.1.- Unicelulares. _____________

3.2.- Pluricelulares. ______________                                                                                 

                                   

4. Assinala com um V ou F cada uma das frases conforme sejam verdadeiras e falsas.

Todas as células são visíveis a olho nu. 
Todos os seres vivos são constituídos por células. 
As células têm todas a mesma forma. 
As células podem ter tamanhos diferentes. 
Os seres unicelulares são formados por mais do que uma célula. 

 

5. Observa o quadro que se segue e faz a correspondência correta entre os termos da coluna I e as frases da coluna II.

I II
Células.

Plantas.

Animais.

Ser unicelular.

 . Seres vivos pluricelulares que se alimentam de plantas ou de outros animais.

. Unidade fundamental dos seres vivos.

. Ser vivo constituído por várias células.

. Ser vivo constituído por uma célula.

. Seres vivos capazes de fabricar os seus próprios alimentos.

 

GRUPO II

1. Segundo Lineu, os seres vivos incluíam-se em reinos, filos, classes, ordens, famílias, géneros e espécies. Destes sete grupos, qual aquele que engloba maior variedade de seres vivos?

 

2. Os seres vivos distribuem-se pelos diversos reinos de acordo com as suas características. Associa os termos das duas colunas.

Reino                                                            Ser Vivo

Animal 􀁹                                                       􀁹 Roseira

Protista 􀁹                                                       􀁹 Canguru

Monera 􀁹                                                      􀁹 Bactéria

Plantas 􀁹                                                       􀁹 Paramécia

Fungos 􀁹                                                       􀁹 Cogumelo

 

3. Observa atentamente a figura 4, que representa um ser vivo.

Figura 4

3.1.– Indica a que reino pertence este ser.

3.2.– Consulta as chaves de classificação que estão na última página do teste e diz a que Filo e Classe ele pertence.        

3.3.- Justifica a escolha indicando as características em que te baseaste.

 

4. Completa as frases que se seguem escolhendo a palavra adequada entre as que se encontram em cada retângulo.

Mamíferos,  Aves,  Peixes

4.1.- Os ___________________são animais caracterizados pela existência de coluna vertebral.

 

Moluscos,  Vertebrados,  Artrópodes

4.2.-  O morcego voa, apresenta a pele com pelos e pertence à Classe ______________________.

 

Répteis, Anfíbios, Peixes

4.3.-  Os _____________________ apresentam a pele lisa, húmida e sem escamas.

 

5. Qual o Reino a que pertencem os seres vivos unicelulares com núcleo organizado?

 

 Plantas Fungos Protista Animal Monera

 

6. O sistema de classificação de Whitakker é ainda hoje o mais usado. Quantos reinos possui?

 

 

Chaves dicotómicas: identificar Reinos, identificar Filos no Reino Animal e identificar Classes do Filo Vertebrados.

Célula e constituição dos seres vivos

 


Notas:

  1. Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. No caso de detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.