Teste de avaliação – Diversidade dos animais (3)
1. Observa os seguintes animais:
Dos animais acima representados, indica:
- Um animal com simetria radiada: _____________________________________
- Um animal com o corpo fusiforme: ____________________________________
- Um animal com simetria bilateral: _____________________________________
- Um animal com forma esférica: _______________________________________
- Um animal com o corpo revestido por pelos: __________________________
- Um animal com o corpo revestido por penas: _________________________
- Um animal com o corpo revestido por quitina: _________________________
- Um animal revestido por uma concha univalve: _______________________
- Um animal revestido por uma concha bivalve: ________________________
- Um animal ovíparo: ________________________________________________
- Um animal vivíparo: _______________________________________________
2. Liga através de setas de forma a obteres afirmações corretas:
A rã tem de viver em sítios húmidos….
A gaivota mergulha sem molhar as penas…
Poucos animais conseguem comer a amêijoa…
O lagarto põe-se ao sol para manter o seu corpo quente… | … porque o seu revestimento é impermeável à água.
… porque a sua pele, exposta ao ar, seca facilmente.
… porque o seu revestimento não mantêm constante a temperatura do corpo.
…porque o seu revestimento funciona como um escudo protetor. |
3.Das afirmações que se seguem, assinala com V as verdadeiras e com F as falsas. De seguida corrige as falsas.
___ A – Os búzios possuem concha bivalve.
___ B – A quitina dos insetos protege-os contra a perda da água.
___ C – As penas são permeáveis ao ar.
___ D – Os pelos mantêm a temperatura do corpo constantes.
___ E – As penas protegem as aves da chuva.
___ F – As escamas da cobra não protegem o animal de choques.
4. Das características seguintes seleciona aquelas que deves associar a cada um dos animais.
Abelha | Minhoca | Rato | Melro |
|
A – É vertebrado
B – É invertebrado
C – É Revestido por penas
D – Tem pele nua
E – É revestido por quitina
F – É uma ave
G – É revestido por cutícula
H – É revestido por pelos
I – Não possui membros
J – Pode deslocar-se no ar
K – É um mamífero
5. Observa atentamente as pegadas de alguns animais.
5.1 Indica, de acordo com as pegadas, se o animal se desloca em: marcha, salto ou corrida.
A – ______________________
B – ______________________
C – ______________________
D – ______________________
E – ______________________
5.2 Indica, para cada um dos esquemas, um animal que possa corresponder às pegadas representadas.
A – ______________________
B – ______________________
C – ______________________
D – ______________________
E – ______________________
6. Das afirmações que se seguem, assinala com V as verdadeiras e com F as falsas.
___ A – Os morcegos são os únicos mamíferos voadores.
___ B – A lula desloca-se por propulsão a jato.
___ C – O boi assenta no solo a última falange de um só dedo.
___ D – Não existem mamíferos aquáticos.
___ E – O avestruz é uma ave que voa.
7. Observa a figura seguinte onde está representada a dentição da toupeira (A) e do boi (B).
7.1 Faz a legenda da figura:
1 – ______________________ 2 – ______________________
3 – ______________________ 4 – ______________________
5 – ______________________ 6 – ______________________
7.2 Indica o regime alimentar:
A – da toupeira: _____________________
B – do boi: ___________________________
7.3 Assinala com um X.
Afirmações | Verdadeiro | Falso |
A – Todos os dentes da toupeira tem pontas aguçadas. | ||
B – A dentição da toupeira apresenta barra. | ||
C – Os molares do boi apresentam pontas aguçadas. | ||
D – Não existem dentes incisivos no maxilar superior do boi. | ||
E – A dentição do boi apresenta barra. | ||
F – Os incisivos do maxilar inferior do boi são desenvolvidos. |
8. Explica, por palavras tuas, o significado de dimorfismo sexual. Indica um animal que apresente dimorfismo sexual e um que não apresente.
9. Observa cada um dos animais representados na figura seguinte;
Dos animais representados indica:
- Os Ovíparos:
- Os vivíparos:
10. Completa a legenda do ovo da galinha:
1 – __________________________
2 – __________________________
3 – __________________________
4 – __________________________
5 – __________________________
6 – __________________________
11. Observa a seguinte imagem e lê atentamente o texto:
Todos os anos, no fim do Verão, as cegonhas deixam os seus ninhos e iniciam uma grande viagem de milhares de quilómetros até atingirem as zonas quentes e húmidas de África. A partir de Fevereiro, elas estão de volta aos locais de nidificação do ano anterior. E o ciclo recomeçará…
11.1 A que deslocações periódicas se refere o texto?
11.2 Em que época do ano as cegonhas abandonam os ninhos?
11.3 Qual das setas, 1 ou 2, da figura indica a viagem realizada a partir de Fevereiro?
11.4 Que procuram as cegonhas em locais tão distantes?
11.5 Indica um fator do ambiente que influencia estas migrações.
12. Realizou-se a seguinte experiência de forma a estudar a influência dos fatores do ambiente no comportamento dos animais.
12.1 Regista a observação na fase final.
12.2 Das frases que se seguem assinala com um X, a que corresponde à interpretação da observação.
____ A – As baratas deslocam-se para a zona escura.
____ B – As baratas deslocam-se por marcha.
____ C – As baratas estão adaptadas a zonas escuras.
____ D – As baratas estão adaptadas a zonas húmidas.
12.3 Qual o fator do meio que está a ser estudado nesta experiência?
Notas:
- Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- No caso de detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment