Teste de avaliação – Alimentação (2)
1.O ser humano, como outros seres vivos, não pode passar sem alimentos.
1.1.Das frases que se seguem, assinala com um X a que justifica a afirmação anterior.
___ Os alimentos podem conter laranjas.
___ Os alimentos são importantes pois todos têm gorduras.
___ Os alimentos fornecem ao organismo nutrientes indispensáveis à vida.
___ Todos os alimentos possuem os mesmos nutrientes na mesma quantidade.
1.2.Da lista que se segue, indica exemplos de:
Maçã Cenoura Proteínas Fibras Bife de peru Glícidos Vitamina C
1.2.1.dois alimentos.
1.2.2.dois nutrientes.
1.3. A alimentação equilibrada fornece a cada organismo os nutrientes necessários. As necessidades do organismo variam de pessoa para pessoa. Um dos fatores que influencia as necessidades alimentares de um indivíduo é o sexo do indivíduo.
Indica outros dois fatores que também influenciam as necessidades do organismo.
2.A tabela que se segue indica o valor nutritivo de alguns alimentos na nossa alimentação.
2.1. Qual o alimento da tabela que tem maior quantidade de cálcio?
2.2. O José tem excesso de peso e pode vir a sofrer de diabetes. Indica alimentos da tabela que ele deve evitar comer em excesso.
3.” Os portugueses são dos povos que mais sofrem de problemas intestinais… A falta de fibras faz sofrer os intestinos…”
Explica a função das fibras no funcionamento dos intestinos.
4.A Joana tem 12 anos e não quer comer peixe nem beber leite ou iogurtes. Está pouco desenvolvida, tem os ossos fracos e tortos e tem os dentes estragados.
Seleciona, assinalando com um X, a doença que a Joana apresenta.
____ Raquitismo. ____ Anemia. ____ Obesidade.
5. Para escolhermos os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária, devemos basear-nos na roda dos alimentos.
5.1. O que representa a letra H? (Assinala com um X a opção correta)
____ Produtos hortícolas.
____ cereais e seus derivados, tubérculos
____ Lacticínios.
____ Água.
____ Frutas.
5.2.Entre as frases que se seguem, assinala com X as que se referem a princípios da Roda dos Alimentos.
____ Todos os alimentos devem ser consumidos em igual quantidade.
____ Comer alimentos diferentes dentro de cada sector.
____ Beber refrigerantes em frequência.
____ Consumir em grande quantidade os alimentos representados pela letra G.
____ Comer alimentos de todos os sectores.
5.3. A ementa da Ana ao almoço de ontem foi:
Ementa:
- Coca-Cola
- Bife grelhado e arroz com feijão vermelho.
- Bolo de chocolate.
Faz as modificações (retirando, acrescentando ou substituindo) necessárias para transformar esta ementa noutra saudável.
Ementa:
- _________________________________
- _________________________________
- _________________________________
6. Na figura que se segue está representado o rótulo de um alimento.
A partir dos dados do rótulo, indica
6.1. Um nutriente energético. _____________________________________________
6.2. Um nutriente com função plástica. ____________________________________
6.3. Dois minerais. ________________________________________________________
6.4. Duas vitaminas. ______________________________________________________
6.5. O aromatizante. ______________________________________________________
6.6. O prazo de validade. _________________________________________________
6.7. O processo de conservação. _________________________________________
7. Selecciona, de entre os procedimentos, aquele que é incorreto na escolha e preparação dos alimentos. (Assinala com X)
____ Aproveitar a água de cozer os alimentos, não a deitando fora, para evitar a perda de alguns nutrientes que nela se dissolvem.
____ Lavar as mãos antes de preparar os alimentos.
____ Evitar consumir alimentos com sal em excesso.
____ Preferir alimentos frescos a outros que têm muitos aditivos.
____ Fazer o sumo de laranja algumas horas antes de o beber para não guardar tudo para a “última hora”.
Notas:
- Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- No caso de detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment