Teste de avaliação – Figuras no plano (1)

1. Observa a figura 1:

Figuras no plano

Figura 1

   

1.1.- Das afirmações seguintes assinala as verdadeiras:

1.1.1.- As retas AC e BD são paralelas. 
1.1.2.- As retas BD e AC são perpendiculares. 
1.1.3.- As retas AB e BD são perpendiculares. 

1.2.- Indica:

1.2.1.- dois segmentos de reta perpendiculares. _______________________

1.2.2.- duas retas oblíquas. _______________________________________

1.2.3.- duas semirretas com a mesma origem. _________________________

 

2. Mede a amplitude de cada um dos ângulos representados na figura 2 e classifica-os.

Figuras no plano

Figura 2

3. Utiliza o transferidor para traçares o ângulo com a amplitude de 84º.

 

 4. Considerando a figura 3, indica, usando notação conveniente:

Figuras no plano

Figura 3

4.1.- um par de ângulos geometricamente iguais. 

4.2.- um ângulo obtuso. 

4.3.- um ângulo agudo. 

 

5. Tendo em conta a figura 4:

Figuras no plano

Figura 4

5.1.- Indica os triângulos que são:

    5.1.1.- equiláteros; 

    5.1.2.- isósceles; 

    5.1.3.- retângulos; 

    5.1.4.- obtusângulos. 

 

6. Das afirmações seguintes assinala as verdadeiras:

6.1. Um triângulo equilátero pode ser retângulo. 
6.2. Um triângulo pode ter dois ângulos retos. 
6.3. Um triângulo escaleno é sempre obtusângulo. 

                                                                                                            

7. Considera a figura 5:

Figuras no plano

Figura 5

7.1.- Calcula a amplitude de cada um dos ângulos assinalados por ?.

7.2.- Classifica cada um dos triângulos quanto à amplitude dos seus ângulos.

 

8. Um triângulo isósceles tem de perímetro 27 cm e um dos seus lados mede 8 cm. Qual poderá ser o comprimento de cada um dos seus lados?

 


Notas:

  1. Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. No caso de detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.