Teste de avaliação – Figuras no plano (2)

1. Observa a figura 1:

     Figuras no plano

 Figura 1

1.1.- Das afirmações seguintes assinala as verdadeiras:

1.1.1.- As retas AC e BD são paralelas.
1.1.2.- As retas BD e AC são perpendiculares.
1.1.3.- As retas BA e AC são perpendiculares.

1.2.- Indica:

1.2.1.- dois segmentos de reta perpendiculares. _______________________

1.2.2.- duas retas oblíquas. ________________________________________

1.2.3.- duas semirretas com a mesma origem. _________________________

 

2. Considera os seguintes relógios, na figura 2.

Figuras no plano

 Figura 2

2.1.- Calcula a amplitude do ângulo formado pelos ponteiros, em cada um dos relógios.

2.2.- Classifica o ângulo formado pelos ponteiros, quando o 3º relógio indica:

                    2.2.1.- 9 horas. 

                    2.2.2.- 12 horas e 30 minutos. 

                    2.2.3.- 11 horas e 5 minutos. 

 

3. Tendo em conta a figura 3:

Figuras no plano

Figura 3

3.1.- Indica, usando notação conveniente, um triângulo que seja:

    3.1.1.- equilátero; __________________________

    3.1.2.- isósceles e obtusângulo; ____________________

    3.1.3.- retângulo; ___________________________

    3.1.4.- escaleno, mas não retângulo. __________________

 

4. Considera a figura 4 e mede ABC e CBD.

Figuras no plano

 Figura 4

 

5. Utiliza o transferidor para traçares o ângulo com a amplitude de 145º.

 

6. Considerando a figura 5, indica, usando notação conveniente:

Figuras no plano

Figura 5

6.1.- um par de ângulos geometricamente iguais. 

6.2.- um ângulo obtuso. 

6.3.- um ângulo reto. 

 

7. Observa a figura 6.

Figuras no plano

 Figura 6

7.1.- Calcula CÂB e DÊF.

7.2.- Classifica cada triângulo quanto à amplitude dos ângulos. 

 

 8. Um triângulo equilátero tem de perímetro 27 cm. Calcula o comprimento de cada um dos seus lados.

 


Notas:

  1. Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. No caso de detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.