Teste de avaliação – Figuras no plano (2)
1. Observa a figura 1:
Figura 1
1.1.- Das afirmações seguintes assinala as verdadeiras:
1.1.1.- As retas AC e BD são paralelas. | |
1.1.2.- As retas BD e AC são perpendiculares. | |
1.1.3.- As retas BA e AC são perpendiculares. |
1.2.- Indica:
1.2.1.- dois segmentos de reta perpendiculares. _______________________
1.2.2.- duas retas oblíquas. ________________________________________
1.2.3.- duas semirretas com a mesma origem. _________________________
2. Considera os seguintes relógios, na figura 2.
Figura 2
2.1.- Calcula a amplitude do ângulo formado pelos ponteiros, em cada um dos relógios.
2.2.- Classifica o ângulo formado pelos ponteiros, quando o 3º relógio indica:
2.2.1.- 9 horas.
2.2.2.- 12 horas e 30 minutos.
2.2.3.- 11 horas e 5 minutos.
3. Tendo em conta a figura 3:
Figura 3
3.1.- Indica, usando notação conveniente, um triângulo que seja:
3.1.1.- equilátero; __________________________
3.1.2.- isósceles e obtusângulo; ____________________
3.1.3.- retângulo; ___________________________
3.1.4.- escaleno, mas não retângulo. __________________
4. Considera a figura 4 e mede ABC e CBD.
Figura 4
5. Utiliza o transferidor para traçares o ângulo com a amplitude de 145º.
6. Considerando a figura 5, indica, usando notação conveniente:
Figura 5
6.1.- um par de ângulos geometricamente iguais.
6.2.- um ângulo obtuso.
6.3.- um ângulo reto.
7. Observa a figura 6.
Figura 6
7.1.- Calcula CÂB e DÊF.
7.2.- Classifica cada triângulo quanto à amplitude dos ângulos.
8. Um triângulo equilátero tem de perímetro 27 cm. Calcula o comprimento de cada um dos seus lados.
Notas:
- Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- No caso de detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment