Teste de avaliação – Ecossistemas (5)
1. Observa com atenção o seguinte esquema.
Como se designam, respetivamente:
1.1. O conjunto formado por todos os indivíduos da espécie A.
1.2. O conjunto de seres vivos W.
1.3. O esquema.
2. Lê atentamente o texto e observa a figura.
“Sobre o tronco de oliveiras podem observar-se, principalmente no Inverno, tufos de uma planta verde – o visco. Esta planta fixa-se às oliveiras por meio de sugadouros que retiram da planta a água, substâncias orgânicas e inorgânicas. No Inverno, o visco dá origem a frutos brancos e açucarados que servem de alimento aos tordos. Estas aves, ao tentarem libertar-se das sementes que lhes ficam presas no bico, sacodem-nas nos troncos das oliveiras. Assim, as sementes germinam no próprio local onde a ave as deixou.”
2.1. Identifica a relação entre:
2.1.1. a oliveira e o visco. Justifica.
2.1.2. o visco e o tordo.
3. Para cada uma das afirmações que se seguem, seleciona um dos termos.
a) Mutualismo
b) Comensalismo
c) Competição
d) Predação
e) Parasitismo
As andorinhas-do-mar mergulham de vez em quando, capturando peixes pequenos.
A abelha ao pousar na flor retira o néctar e contribui para a polinização das flores.
Os piolhos vivem sobre a pele dos macacos, alimentando-se do seu sangue.
As heras enrolam-se nos troncos das árvores, sem as prejudicarem, para obterem mais luz.
4. O quadro seguinte ilustra as preferências de alguns seres vivos relativamente à luz.
+++ prefere esse local
4.1. Qual das espécies (A; B; C ou D) é o animal noturno?
4.2. Qual é a espécie que não é afetada pela luz?
4.3. Como classificas a minhoca quando em laboratório fugiu da luz para um local escuro?
5. Observa, com atenção, a figura que se segue, onde se representam dois momentos de uma experiência.
5.1. Qual o fator abiótico que se está a testar nesta experiência?
5.2. Para cada uma das afirmações que se seguem, assinala com um X a opção correta:
5.2.1. O comportamento do caule da planta na montagem B é um bom exemplo de:
___ fotoperíodo.
___ fototropismo negativo.
___ influência da humidade.
___ fototropismo positivo.
5.2.2. Uma planta de dia longo é uma planta que:
___ necessita de grande intensidade luminosa para sobreviver.
___ dá flor quando exposta a um curto fotoperíodo.
___ não necessita de luz para sobreviver.
___ dá flor quando exposta a grande fotoperíodo.
6. Observa o esquema, que representa os vários estratos numa floresta.
6.1. Compara a intensidade luminosa no estrato C com a do estrato A.
6.2. Por que razão é escassa a vegetação rasteira?
6.3. Indica duas relações bióticas evidentes no esquema. Justifica com dados da legenda.
7. Numa dada área do polo sul, foi feito um estudo sobre a influência da temperatura sobre uma população de pinguins. Fez-se idêntico estudo para uma população de gafanhotos numa região montanhosa de Portugal.
Observa os gráficos das figuras seguintes.
7.1. Qual a temperatura ótima para a atividade do gafanhoto?
7.2. Indica a temperatura mínima em que o gafanhoto pode viver.
7.3. Qual dos seres suporta maior amplitude térmica?
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment