Teste de avaliação – Alterações dos ecossistemas e medidas de conservação (2)
1. Lê atentamente o texto seguinte.
“A discussão sobre as alterações climáticas está cada vez mais quente. Ou é por causa dos filmes do Al Gore ou pelas fotografias dos glaciares a desaparecerem, o que é certo é que cada vez mais pessoas percebem que qualquer coisa tem de ser feita.
Com a certeza de que são os gases que a nossa poluição moderna produz que provocam o aumento do efeito de estufa, a discussão tem–se centrado essencialmente nas tentativas de reduzir estas emissões. É o desenvolvimento das fontes de energia renováveis, é o combate feroz aos carros, é o favorecimento de tecnologia verde, são os impostos sobre o lixo, etc.
Tem-se dado tanta atenção à redução da produção de certos gases, como o dióxido de carbono, que esquecemos de falar sobre uma forma aliada de fazer reduzir a sua concentração na atmosfera – a fotossíntese. (…) A senhora FOTOSSÌNTESE é especialista em criar vida (vegetal) a partir de coisas tão rudimentares como gases e água. É preciso lembrar que este dióxido de carbono não é eliminado, apenas transformado. Se a planta morrer ou arder, o dióxido de carbono regressa à atmosfera. Portanto, se o objetivo é mesmo esconder de forma mais ou menos permanente o dióxido de carbono, temos de renovar constantemente a nossa floresta (ainda mais se ela é queimada ao ritmo que tem sucedido nos últimos anos!).
Agora já não lhe pedimos apenas, caro cidadão, que use menos o carro ou apague as luzes mais cedo ou mesmo que deixe de respirar, mas apelamos ao mais alto sentimento patriótico e pedimos que plante muitas árvores.”
1.1 Explica o que é o efeito de estufa.
1.2 Para além do dióxido de carbono, refere outros dois gases com efeito de estufa (GEE).
1.3 Refere três consequências do aumento do efeito de estufa.
1.4 Refere outras duas consequências da poluição atmosférica, para além do aumento do efeito de estufa.
1.5 Em que medida é que as plantas contribuem para reduzir o efeito de estufa?
1.6 Como viste através da leitura do texto, as florestas são importantes aliados para melhorar a qualidade do ar que respiramos.
1.6.1 Refere duas causas da desflorestação.
1.6.2 Indica três consequências da desflorestação.
2. A agricultura é uma atividade que pode contribuir para o desequilíbrio dos ecossistemas, quer através da mobilização excessiva do solo, quer pelo uso de produtos poluentes.
2.1. Refere duas vantagens da agricultura biológica relativamente à agricultura intensiva.
2.2. Define poluente.
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment