Teste de avaliação – Os Gregos no Século V (3)
1. Observa atentamente a figura seguinte:
1.1 Faz a legenda do mapa, identificando mares e territórios.
1 | |
2 | |
3 | |
4 | |
5 |
1.2 Refere as características naturais da Grécia que favoreceram o desenvolvimento do comércio.
1.3 Apresenta uma definição de cidade-estado.
1.4 Completa a seguinte frase:
Na parte alta das cidades gregas ficava localizada a _______________, onde se localizavam os ________________, na parte mais baixa ficava a ________________, a praça pública, um dos espaços mais concorridos e animados.
1.5 Devido à pobreza do solo e às guerras entre cidades, muitos gregos emigraram e fundaram colónias ao longo do Mediterrâneo. Apresenta uma definição de colónia.
2. Lê o seguinte documento:
«Os metecos são a nossa principal fonte de rendimento; além de se sustentarem a si próprios, pagam ainda um imposto de residência»
(Xenofonte, O Económico, séc. IV a. C.)
2.1 Identifica o grupo social ateniense referido no texto.
2.2 Refere as atividades desempenhadas por esse grupo.
2.3 Identifica as condições que eram necessárias para se ser um cidadão ateniense.
2.4 Escreve a tua opinião sobre o papel da mulher na sociedade ateniense.
3. Observa o seguinte esquema:
3.1 Identifica o regime político representado no esquema.
3.2 Diz que nome se dava à Assembleia formada por todos os cidadãos.
3.3 Explica por que motivo se diz que a democracia ateniense era uma democracia direta.
3.4 A democracia ateniense, apesar de ser inovadora para a época, revelava algumas limitações. Concordas com esta afirmação? Justifica a tua resposta.
4. Lê o seguinte documento:
Entre os homens e os deuses existe uma fronteira intransponível […] é que o Homem não pode tornar-se igual aos deuses. […] Embora intransponível, a distância entre os deuses e os homens não exclui a existência de uma certa semelhança entre eles.
(Jean Pierre Vernat, O Homem Grego)
4.1 Explica o sentido da seguinte frase do texto: «o Homem não pode tornar-se igual aos deuses».
4.2 Copia uma frase do texto que demonstre que os deuses gregos eram antropomórficos.
4.3 Relaciona as duas colunas, atribuindo a cada deus grego o respetivo atributo.
Deus grego | Atributo | |
1 Zeus 2 Hera 3 Apolo 4 Poseidon 5 Afrodite 6 Artemisa 7 Deméter 8 Atena 9 Hefesto 10 Hermes 11 Dioniso 12 Ares 13 Hades | A. Deusa da beleza e do amor. B. Pai dos deuses. C. Deus do sol e das artes. D. Esposa de Zeus. E. Deusa da caça e da floresta. F. Deus dos mares. G. Deusa das colheitas. H. Deusa da sabedoria e da justiça. I. Mensageiro dos deuses. J. Deus do vinho. K. Deus do mundo inferior e dos mortos. L. Deus do fogo. M. Deus da guerra |
4.4 Refere o nome que se dá ao conjunto de histórias que os Gregos inventaram sobre os deuses. ____________________________________________________
4.5 Além dos deuses, os Gregos também prestavam culto aos heróis. Refere o nome de pelo menos dois heróis gregos. ______________________________________
5. Observa a seguinte imagem:
5.1 Identifica manifestação artística dos gregos a que se refere a imagem.
5.2 Identifica os dois géneros teatrais criados pelos gregos.
5.3 Associa cada um dos nomes da chave à área em que se destacou:
CHAVE: Ésquilo Hipócrates Sócrates Pitágoras Heródoto Homero Aristófanes |
a) Teatro (comédia) | e) Filosofia | ||
b) Teatro (tragédia) | f) Matemática | ||
c) Poesia | g) Medicina | ||
d) História |
6. Completa a seguinte frase sobre os jogos olímpicos gregos:
Os jogos olímpicos _________________ em 776 a.C. Eram uma cerimónia _________________ e realizavam-se em _________________ de ___ em ___anos e duravam 5 ______. Participavam atletas de toda a _________________.
O seu vencedor ganhava uma _________________ e era considerado um _________________.
7. Identifica as provas dos jogos olímpicos representadas nas imagens seguintes:
8. Observa a Imagem seguinte:
8.1 Faz a legenda da imagem:
1 | |
2 | |
3 | |
4 |
8.2 Identifica o estilo da arquitetura grega representado na imagem.
8.3 Coloca cada uma das seguintes frases no estilo da arquitetura grega correspondente.
Decoração muito abundante
Capitel com forma de sino invertido, decorado com folhas de acanto
Capitel em forma de volutas enroladas em espiral
Coluna sem base
Coluna assenta numa base
Fuste robusto e com caneluras em aresta viva
Fuste mais longo e delgado, com caneluras semicilíndricas
Capitel muito simples e geométrico
Estilo dórico | Estilo Jónico | Estilo Coríntio |
|
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!