Teste Diagnóstico – O mundo romano no apogeu do império (3)
1. Completa a tabela acerca da romanização na Península Ibérica.
Os Romanos fixaram-se na Península Ibérica no século __________ | ||
Vestígios da presença romana no atual território português | ||
Língua | Cidades | Arquitetura |
· A língua portuguesa que deriva do latim | · | · |
· | ||
· | · | |
· |
2. Completa os espaços em branco:
Os Romanos praticavam uma economia urbana, ___________________ e ___________________.
As trocas comerciais eram feitas nas ___________________, sendo a ___________________ o principal meio de pagamento.
Os produtos mais comercializados eram os ___________________, o ___________________, o ___________________, entre outros.
3. Lê, atentamente, o documento.
Através do conhecimento do Direito colhereis o fruto da alegria e do prazer de compreenderdes com toda a facilidade quanto os nossos maiores estiveram à frente dos outros povos, se vos derdes ao trabalho de comparar as nossas leis com as deles (…). É inacreditável como todo o direito civil para além do nosso é rude e quase ridículo. Cícero, Do Orador, I, 44, 195-197 |
Documento 1 – O direito romano |
3.1 Indica as características do direito romano segundo Cícero.
3.2 Analisa a sua importância para o processo de romanização.
4. Observa atentamente as imagens:
4.1 Identifica o tipo de habitações representados no:
Documento 2 –
Documento 3 –
4.2 Descreve, em poucas palavras, esses dois tipos de habitações.
5. Coloca um V nas afirmações verdadeiras e um F nas falsas.
____ A arquitetura romana era uma fusão das influências gregas e da inovação romana.
____ o sentido prático e utilitário estava bem presente nas realizações da arquitetura romana.
____ A escultura romana distinguiu-se pelo grande realismo.
____ As estátuas romanas apresentavam pequenas dimensões.
____ A pintura romana representava, habitualmente, os imperadores romanos.
____ O mosaico era aproveitado para ornamentar o teto das habitações luxuosas ou de edifícios públicos.
5.1 Corrige as afirmações que consideraste falsas.
6. Lê, atentamente o documento.
A divinização de um ser humano (…) era aceite por todos os romanos, não só entre a opinião pública, mas também pelos filósofos (…). A divinização significava essencialmente que o ser humano em questão deu provas, durante a vida, de ser animado por uma força superior, divina. É este o significado do título de Augustus, que o Senado concedeu a Octávio, em 27 a.C. Pierre Grimal, O Império Romano, Edições 70, 1999 |
Documento 4 – Divinização dos imperadores romanos |
6.1 Explica o significado do título de Augustus, segundo o que leste no documento.
6.2. Caracteriza o poder absoluto do Imperador.
6.3. O que significa afirmar que a religião romana era politeísta?
7. Preenche os espaços em branco, selecionando das palavras abaixo indicadas o conceito que corresponde a cada uma das definições.
urbanismo
• direito
• municípios
• império
• latifúndios
• magistrados
• administração
Vasta extensão territorial dominada por um centro, a metrópole – ______________.
A organização e o funcionamento das instituições – ______________________.
Cidadãos que tinham funções políticas e administrativas podendo atingir o cargo de cônsul – ___________________.
Grandes propriedades agrícolas pertencentes à aristocracia e exploradas essencialmente por mão-de-obra escrava – ___________________________________.
Conjunto de normas de justiça que regulam as relações entre os indivíduos e entre os indivíduos e o Estado – ______________________________________________.
Cidades romanas com autonomia e governo próprio –___________________.
Organização do espaço das cidades e ordenamento das suas construções – __________________________.
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!