Teste Diagnóstico – O mundo romano no apogeu do império  (3)

 1. Completa a tabela acerca da romanização na Península Ibérica.

Os Romanos fixaram-se na Península Ibérica no século __________
Vestígios da presença romana no atual território português
LínguaCidadesArquitetura
·       A língua portuguesa que deriva do latim·        ·        
·        
·        ·        
·        

 

 2. Completa os espaços em branco:

Os Romanos praticavam uma economia urbana, ___________________ e ___________________.

As trocas comerciais eram feitas nas ___________________, sendo a ___________________ o principal meio de pagamento.

Os produtos mais comercializados eram os ___________________, o ___________________, o ___________________, entre outros.

 

 3. Lê, atentamente, o documento.

Através do conhecimento do Direito colhereis o fruto da alegria e do prazer de compreenderdes com toda a facilidade quanto os nossos maiores estiveram à frente dos outros povos, se vos derdes ao trabalho de comparar as nossas leis com as deles (…). É inacreditável como todo o direito civil para além do nosso é rude e quase ridículo.

Cícero, Do Orador, I, 44, 195-197

Documento 1 – O direito romano

 3.1 Indica as características do direito romano segundo Cícero.

3.2 Analisa a sua importância para o processo de romanização.

 

4. Observa atentamente as imagens:

O mundo romano no apogeu do império      

4.1 Identifica o tipo de habitações representados no:

          Documento 2 – 

          Documento 3 – 

4.2 Descreve, em poucas palavras, esses dois tipos de habitações.

 

5. Coloca um V nas afirmações verdadeiras e um F nas falsas.

____ A arquitetura romana era uma fusão das influências gregas e da inovação romana.

____ o sentido prático e utilitário estava bem presente nas realizações da arquitetura romana.

____ A escultura romana distinguiu-se pelo grande realismo.

____ As estátuas romanas apresentavam pequenas dimensões.

____ A pintura romana representava, habitualmente, os imperadores romanos.

____ O mosaico era aproveitado para ornamentar o teto das habitações luxuosas ou de edifícios públicos.

5.1 Corrige as afirmações que consideraste falsas.

 

6. Lê, atentamente o documento.

A divinização de um ser humano (…) era aceite por todos os romanos, não só entre a opinião pública, mas também pelos filósofos (…). A divinização significava essencialmente que o ser humano em questão deu provas, durante a vida, de ser animado por uma força superior, divina. É este o significado do título de Augustus, que o Senado concedeu a Octávio, em 27 a.C.

Pierre Grimal, O Império Romano, Edições 70, 1999

Documento 4 – Divinização dos imperadores romanos

6.1 Explica o significado do título de Augustus, segundo o que leste no documento.

6.2. Caracteriza o poder absoluto do Imperador.

6.3. O que significa afirmar que a religião romana era politeísta?

 

7. Preenche os espaços em branco, selecionando das palavras abaixo indicadas o conceito que corresponde a cada uma das definições.

urbanismo
• direito
• municípios
• império
• latifúndios
• magistrados
• administração

Vasta extensão territorial dominada por um centro, a metrópole – ______________.

A organização e o funcionamento das instituições – ______________________.

Cidadãos que tinham funções políticas e administrativas podendo atingir o cargo de cônsul – ___________________.

Grandes propriedades agrícolas pertencentes à aristocracia e exploradas essencialmente por mão-de-obra escrava – ___________________________________.

Conjunto de normas de justiça que regulam as relações entre os indivíduos e entre os indivíduos e o Estado – ______________________________________________.

Cidades romanas com autonomia e governo próprio –___________________.

Organização do espaço das cidades e ordenamento das suas construções – __________________________.

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.

” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!