Ficha de Trabalho – Níveis estruturais do corpo humano (2)

1. Seleciona a opção correta.

O organismo humano é um sistema aberto porque…

a) … estabelece trocas de energia com o meio.

b) … estabelece trocas de matéria com o meio.

c) … estabelece trocas de matéria e de energia com o meio.

d) … não estabelece trocas de matéria, nem energia com o meio.

 

2. Explica a seguinte afirmação: “A sobrevivência do organismo humano depende da sua capacidade de homeostasia”.

 

3. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).

___ A célula é um sistema fechado que permite trocas de matéria com o sangue.

___ Fatores externos como o stress e a poluição interferem com o meio interno do organismo.

___ A homeostasia é garantida pelo funcionamento dos diferentes sistemas de órgãos sobre a coordenação do sistema neuro-hormonal.

___ As trocas com o meio externo estão essenciais para o normal funcionamento do organismo.

___ Os diferentes sistemas de órgãos trabalham de forma independente.

___ Os sistemas circulatório e linfático colaboram no fornecimento de nutrientes às células.

___O funcionamento do sistema digestivo pode ser substituído pelo sistema excretor.

___ O normal funcionamento das células depende do constante fornecimento de nutrientes, água e dióxido de carbono.

 

4. Estabelece a correspondência correta.

Os seres vivos pluricelulares apresentam uma organização complexa que também se verifica ao nível das estruturas reprodutoras.

Coluna I

 

1.     Célula

2.     Tecido

3.     Órgão

4.     Sistema

5.     Organismo

 

Coluna II

 

A.  Endométrio.

B.     Ovócito.

C.   Reprodutor.

D.    Mulher.

E.     Ovário.

 

5. Estabelece uma relação entre os conceitos: organelo, célula, tecido e órgão.

 

6. Para cada uma das seguintes afirmações, identifica o sistema de órgãos correspondente.

__________ I.Conjunto de órgãos ao longo dos quais os alimentos são transformados em nutrientes para serem levados às células.

__________ II.Conjunto de órgãos que permitema troca de gases entre o meio externo e o interno.

__________ III.Conjunto de órgãos que assegurama movimentação do sangue a todas as partes do corpo.

__________ IV.Conjunto de órgãos responsáveis pela receção, interpretação e resposta às mensagens recebidas.

__________ V.Conjunto de órgãos que garante a eliminação de resíduos e o equilíbrio do meio interno, em termos de água e sais.

 

7. A figura representa esquematicamente, em termos moleculares a água. Responde às seguintes questões.

Níveis estruturais do corpo humano

7.1 Quais os elementos químicos que constituem a água?

7.2 Qual a importância da água para o organismo?

7.3 O oxigénio na sua forma molecular (O2) é um elemento muito importante para a vida. Explica porquê.

 

8. A figura representa a posição anatómica do ser humano. Responde às seguintes questões.

Níveis estruturais do corpo humano

8.1 Legenda a figura, com os termos de direções anatómicas.

1 – _____________;

2- _____________;

3- _____________;

4- _____________.

8.2 Critica a veracidade da seguinte afirmação: “O pescoço localiza-se superiormente em relação à cabeça.”

 

9. Estabelece a correspondência correta entre os conceitos da coluna I e as respetivas descrições da coluna II.

O desenvolvimento da ciência e tecnologia em muito tem contribuído para o conhecimento do corpo humano.

Coluna I

1.     Endoscopia

2.     Ressonância magnética

3.     Ecografia

 

 

 

Coluna II

A.      Ondas sonoras de alta frequência são emitidas e atravessam o corpo, obtendo-se uma imagem em tempo real das estruturas e órgãos internos.

B.       Com recurso a endoscópios, que podem ser inseridos no interior do corpo, é possível a obtenção de imagens dos seus órgãos internos.

C.      Tecnologia que se baseia em ondas de radiofrequência num forte campo magnético, das quais resultam imagens do corpo humano.

 

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!