Ficha de Trabalho – Níveis estruturais do corpo humano (2)
1. Seleciona a opção correta.
O organismo humano é um sistema aberto porque…
a) … estabelece trocas de energia com o meio.
b) … estabelece trocas de matéria com o meio.
c) … estabelece trocas de matéria e de energia com o meio.
d) … não estabelece trocas de matéria, nem energia com o meio.
2. Explica a seguinte afirmação: “A sobrevivência do organismo humano depende da sua capacidade de homeostasia”.
3. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).
___ A célula é um sistema fechado que permite trocas de matéria com o sangue.
___ Fatores externos como o stress e a poluição interferem com o meio interno do organismo.
___ A homeostasia é garantida pelo funcionamento dos diferentes sistemas de órgãos sobre a coordenação do sistema neuro-hormonal.
___ As trocas com o meio externo estão essenciais para o normal funcionamento do organismo.
___ Os diferentes sistemas de órgãos trabalham de forma independente.
___ Os sistemas circulatório e linfático colaboram no fornecimento de nutrientes às células.
___O funcionamento do sistema digestivo pode ser substituído pelo sistema excretor.
___ O normal funcionamento das células depende do constante fornecimento de nutrientes, água e dióxido de carbono.
4. Estabelece a correspondência correta.
Os seres vivos pluricelulares apresentam uma organização complexa que também se verifica ao nível das estruturas reprodutoras.
Coluna I
1. Célula 2. Tecido 3. Órgão 4. Sistema 5. Organismo
| Coluna II
A. Endométrio. B. Ovócito. C. Reprodutor. D. Mulher. E. Ovário. |
5. Estabelece uma relação entre os conceitos: organelo, célula, tecido e órgão.
6. Para cada uma das seguintes afirmações, identifica o sistema de órgãos correspondente.
__________ I.Conjunto de órgãos ao longo dos quais os alimentos são transformados em nutrientes para serem levados às células.
__________ II.Conjunto de órgãos que permitema troca de gases entre o meio externo e o interno.
__________ III.Conjunto de órgãos que assegurama movimentação do sangue a todas as partes do corpo.
__________ IV.Conjunto de órgãos responsáveis pela receção, interpretação e resposta às mensagens recebidas.
__________ V.Conjunto de órgãos que garante a eliminação de resíduos e o equilíbrio do meio interno, em termos de água e sais.
7. A figura representa esquematicamente, em termos moleculares a água. Responde às seguintes questões.
7.1 Quais os elementos químicos que constituem a água?
7.2 Qual a importância da água para o organismo?
7.3 O oxigénio na sua forma molecular (O2) é um elemento muito importante para a vida. Explica porquê.
8. A figura representa a posição anatómica do ser humano. Responde às seguintes questões.
8.1 Legenda a figura, com os termos de direções anatómicas.
1 – _____________;
2- _____________;
3- _____________;
4- _____________.
8.2 Critica a veracidade da seguinte afirmação: “O pescoço localiza-se superiormente em relação à cabeça.”
9. Estabelece a correspondência correta entre os conceitos da coluna I e as respetivas descrições da coluna II.
O desenvolvimento da ciência e tecnologia em muito tem contribuído para o conhecimento do corpo humano.
Coluna I 1. Endoscopia 2. Ressonância magnética 3. Ecografia
| Coluna II A. Ondas sonoras de alta frequência são emitidas e atravessam o corpo, obtendo-se uma imagem em tempo real das estruturas e órgãos internos. B. Com recurso a endoscópios, que podem ser inseridos no interior do corpo, é possível a obtenção de imagens dos seus órgãos internos. C. Tecnologia que se baseia em ondas de radiofrequência num forte campo magnético, das quais resultam imagens do corpo humano. |
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!