Ficha de Trabalho – Realizações e dificuldades da 1a Republica (1)
1. Lê o documento e responde à seguinte questão.
Art.1.º- | A Nação Portuguesa, organizada em Estado Unitário, adota como forma de governo a República, nos termos desta Constituição. |
Art.3.º- | N.º 2 – A lei é igual para todos (…). |
N.º 3 – A República Portuguesa não admite privilégio de nascimento, nem foros de nobreza (…). | |
N.º 8 – É livre o culto público de qualquer religião (…). | |
N.º 11 – O ensino primário elementar será obrigatório e gratuito. | |
N.º 14 – O direito de reunião e associação é livre (…). | |
N.º 16 – Ninguém poderá ser preso sem culpa formada (…). | |
N.º 29 – É reconhecido o direito à assistência pública (…). | |
Art.5.º- | A soberania reside essencialmente na Nação. |
Art.6.º- | São órgãos da Soberania Nacional o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judicial, independentes e harmónicos entre si. |
Art.7.º- | O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso da República, formado por duas Câmaras que se denominam Câmara dos Deputados e Senado (…). |
Constituição de 1911
1.1 Indica dois aspetos que constituem uma rutura e dois aspetos que constituem uma continuidade da Constituição de 1911 em relação à Constituição da Monarquia Constitucional (Carta Constitucional de 1826).
2. Associa o número do item da coluna I à letra identificativa do elemento da coluna II. Estabelece a correspondência correta entre as realizações republicanas e a área em que se inserem.
Coluna I | Coluna II | ||
1 – Regulamentação da greve. |
A – Legislação social | ||
2 – Instrução obrigatória e gratuita para todas as crianças entre os 7 e os 12 anos. | |||
3 – Fundação das universidades de Lisboa e do Porto. | |||
4 – Instituição do descanso semanal obrigatório. | B – Medida educativa | ||
5 – Limitação dos horários de trabalho. | |||
6 – Criação de escolas para a formação de professores. |
3. Observa a imagem e responde à seguinte questão.
3.1 À luz da caricatura, explica o descontentamento criado pelas medidas da 1.ª República no seio da Igreja Católica.
4. Associa o número do item da coluna I à letra identificativa do elemento da coluna II. Estabelece a correspondência correta entre os setores económicos e os resultados das medidas dos governos republicanos.
Coluna I | Coluna II | ||
1 – Agricultura | A – Investimentos com vista à modernização, mas a produção cerealífera continuou deficitária. | ||
2 – Finanças | B – Desvalorização monetária (escudo). | ||
3 – Comércio | C – Manutenção do atraso em relação aos outros países europeus. | ||
4 – Indústria | D – Agravamento do défice da balança. |
5. Lê o documento e responde à seguinte questão.
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5.1 Justifica a instabilidade política vivida durante a 1.ª República.
6. Seleciona a opção que atribui um título correto ao quadro.
_____ O rotativismo partidário.
_____ A instabilidade política durante a Ditadura Militar.
_____ A instabilidade política durante a 1.ª República.
_____ A organização política durante a 1.ª República.
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