Teste de avaliação – Forças e Movimentos (2)
1. Seleciona a opção que completa corretamente a frase.
O aparelho geralmente utilizado para medir forças chama-se…
____ balança.
____ pedómetro.
____ higrómetro.
____ densímetro.
____ dinamómetro.
2. Seleciona a opção que completa corretamente a frase.
Para caracterizar uma força é necessário indicar…
____ o sentido.
____ a direção.
____ a intensidade.
____ o sentido, a direção e a intensidade.
3. Considera os seguintes vetores que representam forças e responde às seguintes questões.
Indica:
a. Duas forças com direção vertical e linhas de ação diferentes.
b. Duas forças com direção horizontal.
c. Um par de forças com a mesma direção e sentidos contrários.
d. Duas forças em que a intensidade de uma é dupla da intensidade da outra.
4. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).
____ Se a resultante das forças que atuam num corpo em repouso for nula, ele permanece em repouso.
____ Um corpo de grande massa tem uma inércia pequena, pois é difícil colocá-lo em movimento.
____ Se a resultante das forças que atuam num corpo em movimento for nula, ele acabará por parar.
____ Uma aplicação prática do conceito de inércia é a aplicação de apoios de cabeça nos automóveis.
5. Qual a relação entre as massas de um corpo A e um corpo B que, sujeitos a uma força resultante de 75 N, e que adquirem uma aceleração de 2 m.s-2 e 3 m.s-2, respetivamente.
6. Completa com as opções corretas.
Opções: | ||
maior | menor | igual |
A força de colisão sofrida por um carro quando embate numa parede é tanto maior quanto:
– ______________ for a massa do carro;
– ______________ for a velocidade do carro;
– ______________ for o tempo de colisão.
7. Seleciona a opção correta.
Um par ação-reação é constituído por duas forças com…
____ a mesma linha de ação, sentido e intensidade mas pontos de aplicação diferentes.
____ a mesma intensidade, sentido, direção e ponto de aplicação.
____ a mesma linha de ação e intensidade, pontos de aplicação diferentes e sentidos opostos.
____ a mesma direção, diferente intensidade, sentidos, e pontos de aplicação.
____ o mesmo sentido e intensidade, mas pontos de aplicação diferentes.
8. Um cilindro de massa 5 kg é colocado verticalmente sobre uma superfície, como mostra a imagem.
Sabendo que a pressão exercida pelo cilindro é de 10 Pa, calcula o diâmetro da superfície do cilindro em que se encontra apoiado.
9. Seleciona a opção que completa corretamente a frase.
A força de atrito…
____ depende da área das superfícies de contato.
____ tem geralmente o sentido do movimento do corpo.
____ depende da natureza e da rugosidade das superfícies de contacto.
____ é sempre útil.
____ apenas existe entre superfícies sólidas.
____ de rolamento é inferior ao atrito de escorregamento
10. Seleciona, na lista seguinte, as situações em que o atrito é útil.
____ A fricção do arco nas cordas do violino.
____ Os pneus do carro no momento em que este efetua uma curva.
____ Um vaivém a entrar na atmosfera terrestre.
____ Um patinador na pista de gelo.
____ O atrito entre o nadador e a água numa prova de natação.
____ Um meteoro a entrar na atmosfera terrestre.
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!