Teste de avaliação – Eletricidade (2)
1. Seleciona o conjunto que contém apenas materiais bons condutores elétricos.
_____ Cobre, água destilada e ferro.
_____ Ouro, cortiça e plástico.
_____ Grafite, água mineral e ferro.
_____ Cobre, borracha e solução aquosa de ácido sulfúrico.
_____ Água destilada, alumínio e mercúrio.
2. Considera o circuito elétrico representado na imagem e responde às seguintes questões.
a. Qual a fonte de energia?
b. Qual o recetor de energia?
c. Esquematiza o circuito elétrico da imagem.
3. Representa esquematicamente um circuito elétrico constituído por uma pilha, três lâmpadas L1, L2 e L3 e três interruptores I1, I2 e I3, sendo que cada um destes interruptores controla apenas cada uma das lâmpadas.
4. Considera o circuito elétrico.
Qual ou quais as lâmpadas que se apagam quando se abre o interruptor…
I1? ___________________________________
I2? ___________________________________
I3? ___________________________________
I4? ___________________________________
5. Seleciona a opção correspondente à única situação em que a lâmpada acende.
6. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).
_____ A unidade SI de corrente elétrica é o volt e de tensão elétrica é o ampere.
_____ A corrente elétrica também pode ser denominada por diferença de potencial elétrico.
_____ Quanto maior for o número de eletrões que passam numa secção reta de um circuito, por unidade de tempo, maior é a corrente elétrica no circuito.
_____ Uma corrente elétrica alternada é uma corrente que muda periodicamente de sentido.
7. Considera a figura que representa o mostrador de um aparelho de medida de uma grandeza física e responde às seguintes questões.
Indica:
a. o nome do aparelho de medida.
b. o valor máximo medido pelo aparelho.
c. o valor da menor divisão de escala.
d. o valor correspondente à posição do ponteiro.
8. A imagem seguinte representa um circuito elétrico. Considerando os valores indicados na imagem e sabendo que cada uma das pilhas utilizadas é de 1,5 V, responde às seguintes questões.
a. Qual a diferença de potencial nos terminais da associação das pilhas?
b. Qual o valor lido no voltímetro 2?
9. Uma resistência elétrica de 24 W está sujeita a uma tensão de 12 V.
Determina a corrente elétrica que passa na resistência.
10. Considera o gráfico seguinte que mostra a relação entre a tensão e a corrente elétrica de dois condutores elétricos, e classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).
_____ Ambos os condutores obedecem à Lei de Ohm.
_____ A resistência do condutor A é 0,8 W.
_____ A tensão do condutor B, quando sujeito a uma corrente elétrica de 8 mA, é 6 V.
_____ A corrente elétrica do condutor A, quando a tensão nos seus terminais vale 16 V, é 20mA.
11. Sabendo que o efeito de Joule no funcionamento de um aparelho elétrico é um dos efeitos da corrente elétrica, responde às questões seguintes.
a. Por que outro nome é conhecido o efeito de Joule?
b. Seleciona o aparelho elétrico onde o efeito de Joule é prejudicial.
_____ Aquecedor elétrico.
_____ Lâmpada de incandescência.
_____ Resistência de aquecimento.
_____ Disco elétrico.
12. Uma máquina de secar roupa, com uma potência de 2500 W, esteve ligada durante 50 minutos.
Calcula, em unidades SI, a energia consumida por esta máquina durante o tempo em que esteve em funcionamento.
13. Um motor elétrico foi montado num circuito elétrico, de modo a verificar o valor da sua potência. Para tal mediu-se a diferença de potencial nos terminais do motor e a corrente elétrica no circuito, tendo-se obtido os seguintes valores:
U = 3,5 V | I = 4,0 mA |
a. Calcula a potência do motor elétrico?
b. Qual a energia transferida para o motor, em unidades SI, durante 10 minutos de funcionamento?
14. Um contador elétrico apresenta a dada altura o seguinte aspeto.
Seleciona a opção que indica a grandeza medida pelo contador.
_____ Potência elétrica.
_____ Energia elétrica.
_____ Corrente elétrica.
_____ Tempo.
_____ Diferença de potencial elétrico.
15. Um ferro de engomar de potência 1500 W está sujeito a uma corrente elétrica de 7,5 A. Qual a diferença de potencial elétrico nos terminais do ferro?
16. Sabendo que os valores nominais dos recetores elétricos são fundamentais para o seu bom funcionamento, indica quais são.
17. Considera a imagem que mostra os três fios que existem no interior de um cabo elétrico e responde às seguintes questões.
a. Qual o nome do fio A?
b. Qual o nome do fio B?
c. Qual o nome do fio C?
18. Indica os dois fatores de que depende a gravidade de um choque elétrico para o corpo humano.
19. Seleciona a(s) opção(ões) que contêm procedimentos incorretos relativamente às regras de segurança na utilização de circuitos elétricos.
_____ Para desligar uma ficha da tomada deve-se puxar pelos cabos.
_____ Não ligar demasiados aparelhos elétricos à mesma tomada.
_____ Substituir lâmpadas fundidas com a corrente elétrica ligada, de modo a verificar o correto funcionamento da nova lâmpada.
_____ Não tocar em aparelhos elétricos com as mãos molhadas.
20. Seleciona a opção que completa corretamente a frase seguinte.
Um disjuntor é um dispositivo de segurança que…
_____ interrompe o circuito elétrico para valores de corrente elétrica superiores ao normal, por efeito térmico.
_____ pode ser utilizado para aquecimento elétrico.
_____ interrompe o circuito elétrico para valores de corrente elétrica superiores ao normal, por efeito magnético.
_____ tem na sua constituição um fio metálico de baixo ponto de fusão.
_____ é também denominada por fusível.
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!