Teste de avaliação – Ecossistemas (2)
1. Faz corresponder uma letra da chave aos conceitos ambientais que a seguir se enunciam.
Chave: A– Fatores abióticos B– População C– Ambiente
D– Nicho ecológico E– Comunidade F– Fatores bióticos
Letra | Conceito |
1. Papel desempenhado por um ser vivo num ecossistema. | |
2. Conjunto de todos os seres vivos de uma região. | |
3. Conjunto de seres vivos da mesma espécie que habitam num mesmo local. | |
4. Representam relações entre seres vivos. | |
5. Tudo o que rodeia um ser vivo. | |
6. Conjunto de fatores físicos e químicos que influenciam um ambiente. |
2. Assinala a afirmação mais adequada em cada um dos conjuntos de frases que se seguem:
2.1
_____ I- Ambiente de um ser vivo é o conjunto de todos os fatores físicos que vão atuar sobre este.
_____ II- Ambiente de um ser vivo é o conjunto de ações sobre este exercidas pelos outros seres vivos e pelos fatores físicos e químicos que compõem o local que habita.
_____ III- Ambiente de um ser vivo é o conjunto de seres vivos que vivem em torno desse ser vivo.
_____ IV- Ambiente de um ser vivo é o conjunto de tudo o que o rodeia, exceto outros seres vivos.
2.2.
_____ I- Uma população é um conjunto de seres vivos da mesma espécie.
_____ II- Uma população é um conjunto de seres vivos de espécies diferentes.
_____ III- Uma população é o conjunto das várias espécies que ocupam uma dada área geográfica.
_____ IV- Uma população é um conjunto de comunidades (ou biocenoses).
2.3.
_____ I- As diferentes populações de uma espécie ocupam territórios particulares que se designam por nichos ecológicos.
_____ II- Quando duas espécies ocupam a mesma área geográfica têm forçosamente o mesmo nicho ecológico.
_____ III- A maneira própria como cada população de seres vivos vive é o seu nicho ecológico.
_____ IV- A maneira própria como cada comunidade de seres vivos vive é o seu nicho ecológico.
3. Refere os fatores abióticos que conheces e que condicionam a vida dos seres vivos.
4. O quadro seguinte representa os valores da taxa respiratória (número de inspirações e expirações por minuto), da taxa cardíaca (número de batimentos do coração por minuto) e a temperatura do corpo em ouriços-cacheiros ativos e em hibernação.
Atividade | Hibernação | |
Temperatura média do corpo | 37 ºC | 5 ºC |
Taxa respiratória | 30 min | 1 a 5 min |
Taxa cardíaca | 80 min | 4 min |
4.1. O que acontece à temperatura do corpo do ouriço-cacheiro quando hiberna (“sono invernal prolongado”)?
4.2. Em qual das situações a taxa respiratória do ouriço-cacheiro é maior?
5. Considera a figura e os dados do texto.
Certos animais inofensivos são praticamente incapazes de se proteger contra seres maiores. Mas talvez seja o seu pequeno tamanho que lhes permite tanta habilidade na arte da imitação. Estes curiosos insetos assemelham-se aos espinhos de um caule, quando se agrupam imóveis sobre o ramo de uma planta, de onde retiram a seiva de que se alimentam.
5.1. Como conseguem os insetos considerados “despistar” os seus predadores?
5.2. Refere o termo que em ecologia se atribui a esse processo.
5.3. Outros animais utilizam uma estratégia diferente a que se dá o nome de camuflagem. Como se define tal estratégia?
6. As interações entre os seres vivos, designadas por fatores bióticos, podem ser relações intraespecíficas ou relações interespecíficas. Faz a correspondência entre as duas colunas que se seguem:
(Indica para cada espaço, da coluna I, a letra A ou B da coluna II)
Coluna 1 | Coluna 2 |
I – Uma planta trepadeira que utiliza uma árvore como suporte. ___ II– Uma abelha retira néctar de uma flor.___ III– Um pássaro faz um ninho numa árvore. ___ IV– Uma planta carnívora que apanha uma mosca. ___ V– Um leão que acasala com uma leoa. ___ VI– Uma carraça que pica e suga o sangue de um cão. ___ | A– Relação intraespecífica.
B– Relação interespecífica. |
7. Classifica, cada uma das frases abaixo indicadas, utilizando as letras da seguinte chave:
Chave:
A– Mutualismo
B– Simbiose
C– Comensalismo
D– Predação
E– Parasitismo
F– Antibiose
G– Competição
7.1. O leão come uma gazela. ___
7.2. Um rinoceronte é desparasitado por uma garça que o avisa do perigo que se aproxima. ___
7.3. Na associação de uma alga com um fungo, a alga fornece alimento ao fungo e fornece-lhe a água que retém nos seus filamentos. ___
7.4. O peixe-palhaço encontra na anémona refúgio seguro contra os seus inimigos. ___
7.5. Lobos e raposas possuem presas comuns, sendo por isso prejudicados. ___
7.6. Os gatos possuem no pelo uns insetos minúsculos, as pulgas, que lhes sugam o sangue. ___
7.7. Certos fungos desenvolvem-se, libertando substâncias que matam bactérias que estejam na sua proximidade. ___
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment