A - Expansão e mudança nos séculos XV e XVI
1 – A abertura ao mundo | |||||
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1. As principais condições e motivações da expansão portuguesa | (1) | (1) (2) (3) | |||
2. Rumos e etapas da expansão henriquina | (1) | (1) (2) | |||
3. Política expansionista de D. João II | (1) | (1) (2) | |||
4. Conquista e ocupação espanholas na américa central e do sul | (1) | (1) | |||
5. Civilizações de África, América e Ásia à chegada dos europeus | (1) | ||||
6. Formas de ocupação e de exploração económicas em África, Índia e Brasil | (1) (2) | (1) | |||
7. As rotas intercontinentais | (1) (2) |
Teste de avaliação – A abertura ao mundo | (1) (2) |
2 – Renascimento e Reforma | |||||
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1. Renovação cultural dos séculos XV e XVI | (1) | (1) (2) (3) | |||
2. Novos valores e atitudes e o papel da imprensa | (1) | (1) (2) | |||
3. A arte renascentista e a arte manuelina | (1) | (1) (2) | |||
4. Movimento de insatisfação e crítica que levou à rutura religiosa | (1) | (1) (2) | |||
5. Reforma protestante e contrarreforma | (1) | (1) (2) (3) |
Teste de avaliação – Renascimento e reforma | (1) (2) (3) |
B - Portugal no contexto Europeu dos séculos XVII e XVIII
1 – O império português e a concorrência internacional | |||||
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1. Fatores de crise no império | (1) (2) | ||||
2. Ascensão de outros impérios | (1) (2) (3) (4) | ||||
3. União Ibérica | (1) (2) | ||||
4. Restauração da independência |
Teste de avaliação – O império português e a concorrência internacional | (1) |
2 – Antigo regime no século XVIII | |||||
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1. Absolutismo, sociedade de ordens e mercantilismo | (1) | #EstudoEmCasa | |||
2. Evolução da agricultura e dinamismo comercial numa economia pré-industrial |
Teste de avaliação – Absolutismo e mercantilismo numa sociedade de ordens | (1) (2) |
3 – A cultura em Portugal no contexto europeu | |||||
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1. Arte e a mentalidade barrocas | (1) | ||||
2. Avanços na ciência e na técnica e o método científico | |||||
3. Novas propostas sociais e políticas na filosofia das Luzes | (1) | (1) (2) | (J1) | ||
4. Iluminismo em Portugal | (1) | (1) |
Teste de avaliação – Um século de mudanças | (1) |
C - Crescimento e ruturas no mundo ocidental nos séculos XVIII e XIX
1 – A revolução agrícola e o arranque da revolução industrial | |||||
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1. Novas tendências demográficas, transformação da propriedade agrícola e as inovações técnicas | (1) | #EstudoEmCasa | |||
2. Revolução industrial e alterações no regime de produção |
Teste de avaliação – A revolução agrícola e o arranque da revolução industrial | (1) (2) (3) |
2 – O triunfo das revoluções liberais | |||||
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1. Processo de independência dos EUA | |||||
2. Revolução francesa | (1) (2) | ||||
3. Revolução liberal portuguesa | (1) (2) (3) (4) |
Teste de avaliação – O triunfo das revoluções liberais | (1) (2) |
D - O mundo industrializado no século XIX
1 – Transformações económicas, sociais e culturais | |||||
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1. Principais potências industrializadas no século XIX | |||||
2. Alterações económicas, sociais e demográficas | |||||
3. Condições de vida e trabalho do operariado e movimentos reivindicativos e da ideologia socialista | |||||
4. Novas correntes culturais |
Teste de avaliação – Transformações económicas, sociais e culturais | (1) |
2 – O caso português | |||||
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1. Política económica regeneradora | |||||
2. Emigração e as dificuldades sentidas pelos pequenos produtores rurais na segunda metade do século XIX | |||||
3. Emigração portuguesa da segunda metade do século XIX | |||||
4. Aparecimento e desenvolvimento do operariado português |
Teste de avaliação – O caso português |