Teste Diagnóstico – A célula unidade na constituição dos seres vivos (2)

 

GRUPO I

1. A figura que se segue representa o microscópio ótico.

Célula e constituição dos seres vivos

1.1. Atribui um número da figura a cada uma das peças do microscópio que se seguem.

__ Canhão

__ Platina

__ Parafuso macrométrico

__ Objetiva

__ Base

__ Ocular

1.2. Indica o nome de uma peça no microscópio que utilizas na focagem da imagem.

1.3. Sabendo que as observações foram feitas com uma ocular de ampliação 5x e uma objetiva 50x, calcula a ampliação total.

1.4. Refere um cuidado que deves ter ao usar o microscópio.

 

GRUPO II

1. A célula é a unidade básica dos seres vivos.

Célula e constituição dos seres vivos

1.1. As células representadas na figura foram observadas nas aulas. Faz a legenda dos números:

1-_____________________________

2-_____________________________

3-_____________________________

1.2. Atribui a cada uma das frases que se seguem uma das letras disponíveis na chave.

CHAVE

  1. Membrana celular
  2. Cloroplasto
  3. Núcleo
  4. Ser unicelular
  5. Citoplasma
  6. Ser pluricelular

___ Coordena o funcionamento da célula.

___ Meio onde se localizam os vários constituintes da célula.

___ Ser vivo formado por uma única célula.

___ Organito da célula vegetal com clorofila.

___ Limita a célula animal.

 

GRUPO III

1. Assinala com um X a expressão que completa de forma correta a frase:

“Classificar um ser vivo é…”

 ___ estudar as diferentes fases de desenvolvimento.

___ estudá-lo em função do ambiente onde vive.

___ incluí-lo num grupo de seres vivos com características semelhantes.

 

2. Os seres vivos foram agrupados em 5 reinos. Completa a legenda da figura, preenchendo os espaços vazios com o respetivo reino.

Célula e constituição dos seres vivos

 

3. Refere duas características das plantas que não se verifiquem no reino dos animais.

 

4. Indica:

 

_ O grupo taxonómico com maior diversidade de seres vivos _______________

_ O grupo taxonómico com seres que se podem cruzar entre si e originar descendentes férteis (os quais também se podem cruzar entre si) _________________

 


Notas:

  1. Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. No caso de detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.