Teste de avaliação – Ecossistemas (4)

1. Faz corresponder uma das letras da chave a cada uma das frases que se seguem.

Ecossistemas

___ Conjunto de centenas de morcegos que vivem na mesma caverna.

___ Conjunto de galinhas, patos e árvores de S. Silvestre.

___ Os solos húmidos servem de residência às minhocas.

___ Seres vivos de várias espécies que estabelecem relações entre si e com o meio ambiente onde vivem.

___ Os golfinhos que se cruzam entre si e dão descendência fértil.

 

2. Classifica as afirmações em verdadeiras e falsas.

A luz é indispensável à realização da fotossíntese. ____

As espécies estenotérmicas não toleram grandes variações das temperaturas ambientais. ___

Os movimentos das plantas em direção à luz denominam-se fototropismos. ___

A hibernação é provocada por altas temperaturas. ___

 

3. A figura que se segue mostra três espécies de raposas que vivem em zonas distintas do globo terrestre.

Ecossistemas

Qual das raposas representadas viverá num clima muito quente? Justifica a tua resposta, com base na figura.

 

4. Observa o esquema da figura.

Deitou-se 100 cm3 de água em cada funil com diferentes tipos de solo.

Ecossistemas

Para cada uma das seguintes questões e com base na análise do esquema, assinala com um X a opção correta.

Com a montagem verificada, pretende-se verificar…

  1. a quantidade de ar no solo.
  2. a presença de seres vivos no solo
  3. a capacidade do solo de retenção de água.
  4. a concentração no solo de dióxido de carbono.

A amostra 3 é a que apresenta…

  1. maior capacidade de retenção de água.
  2. menor capacidade de retenção de água.
  3. capacidade intermédia de retenção de água.
  4. maior teor em ar.

Provavelmente, uma planta xerófila apresentará melhor desenvolvimento na amostra:

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4

 

5. Observa o gráfico, que relaciona a fecundidade dos frangos com o fotoperíodo.

Ecossistemas

5.1 Qual o fator abiótico que condiciona a fecundidade dos frangos?

5.2 Em que meses o fotoperíodo é maior?

5.3 Em que mês a fecundidade dos frangos é mais alta?

 

6. Os textos que se seguem descrevem relações entre os seres vivos. Depois de os leres indica a consequência (indiferente 0; prejudicado – ; beneficiado +) para cada ser vivo envolvido na relação, bem como o tipo de relação.

a. Os ramos de árvores que se destacam, acidentalmente, podem destruir outros vegetais de pequeno porte.

Tipo de relação: ________________________ Consequências nos seres ( __; __ )

 b. A rémora apresenta no alto da cabeça uma ventosa, através da qual se fixa ao tubarão. O tubarão não é afetado pela sua presença, mas a rémora vai aproveitando o resto dos alimentos do tubarão e desloca-se sem gastar energia.

Tipo de relação: ________________________ Consequências nos seres ( __; __ )

 c. Os pulgões vivem à custa das plantas sugando a seiva do caule.

Tipo de relação: ________________________ Consequências nos seres ( __; __ )

 d. Relação entre morcegos e tartarugas da mesma região que comem os mesmos frutos.

Tipo de relação: ________________________ Consequências nos seres ( __; __ )

 

7. I é uma hidra que vive sobre a concha vazia do molusco II, agora ocupada por um crustáceo III, e IV é um peixe carnívoro. I consegue alimento mais facilmente do que quando está fixada numa rocha; por sua vez, III lucra, podendo alimentar-se dos restos de I, além de se defender de IV, que se alimenta de III, mas evita aproximar-se devido à presença de I, que ele teme. Está certo dizer que há uma relação biótica de:

A – predação entre I e IV.

B – mutualismo entre I e III.

C – comensalismo entre III e IV.

D – competição entre II e III.

E – parasitismo entre I e III.

 


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