Teste de avaliação – Ecossistemas (4)
1. Faz corresponder uma das letras da chave a cada uma das frases que se seguem.
___ Conjunto de centenas de morcegos que vivem na mesma caverna.
___ Conjunto de galinhas, patos e árvores de S. Silvestre.
___ Os solos húmidos servem de residência às minhocas.
___ Seres vivos de várias espécies que estabelecem relações entre si e com o meio ambiente onde vivem.
___ Os golfinhos que se cruzam entre si e dão descendência fértil.
2. Classifica as afirmações em verdadeiras e falsas.
A luz é indispensável à realização da fotossíntese. ____
As espécies estenotérmicas não toleram grandes variações das temperaturas ambientais. ___
Os movimentos das plantas em direção à luz denominam-se fototropismos. ___
A hibernação é provocada por altas temperaturas. ___
3. A figura que se segue mostra três espécies de raposas que vivem em zonas distintas do globo terrestre.
Qual das raposas representadas viverá num clima muito quente? Justifica a tua resposta, com base na figura.
4. Observa o esquema da figura.
Deitou-se 100 cm3 de água em cada funil com diferentes tipos de solo.
Para cada uma das seguintes questões e com base na análise do esquema, assinala com um X a opção correta.
Com a montagem verificada, pretende-se verificar…
- a quantidade de ar no solo.
- a presença de seres vivos no solo
- a capacidade do solo de retenção de água.
- a concentração no solo de dióxido de carbono.
A amostra 3 é a que apresenta…
- maior capacidade de retenção de água.
- menor capacidade de retenção de água.
- capacidade intermédia de retenção de água.
- maior teor em ar.
Provavelmente, uma planta xerófila apresentará melhor desenvolvimento na amostra:
- 1
- 2
- 3
- 4
5. Observa o gráfico, que relaciona a fecundidade dos frangos com o fotoperíodo.
5.1 Qual o fator abiótico que condiciona a fecundidade dos frangos?
5.2 Em que meses o fotoperíodo é maior?
5.3 Em que mês a fecundidade dos frangos é mais alta?
6. Os textos que se seguem descrevem relações entre os seres vivos. Depois de os leres indica a consequência (indiferente 0; prejudicado – ; beneficiado +) para cada ser vivo envolvido na relação, bem como o tipo de relação.
a. Os ramos de árvores que se destacam, acidentalmente, podem destruir outros vegetais de pequeno porte.
Tipo de relação: ________________________ Consequências nos seres ( __; __ )
b. A rémora apresenta no alto da cabeça uma ventosa, através da qual se fixa ao tubarão. O tubarão não é afetado pela sua presença, mas a rémora vai aproveitando o resto dos alimentos do tubarão e desloca-se sem gastar energia.
Tipo de relação: ________________________ Consequências nos seres ( __; __ )
c. Os pulgões vivem à custa das plantas sugando a seiva do caule.
Tipo de relação: ________________________ Consequências nos seres ( __; __ )
d. Relação entre morcegos e tartarugas da mesma região que comem os mesmos frutos.
Tipo de relação: ________________________ Consequências nos seres ( __; __ )
7. I é uma hidra que vive sobre a concha vazia do molusco II, agora ocupada por um crustáceo III, e IV é um peixe carnívoro. I consegue alimento mais facilmente do que quando está fixada numa rocha; por sua vez, III lucra, podendo alimentar-se dos restos de I, além de se defender de IV, que se alimenta de III, mas evita aproximar-se devido à presença de I, que ele teme. Está certo dizer que há uma relação biótica de:
A – predação entre I e IV.
B – mutualismo entre I e III.
C – comensalismo entre III e IV.
D – competição entre II e III.
E – parasitismo entre I e III.
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