Teste de avaliação – Funcionamento dos ecossistemas (4)

1. O esquema da figura representa uma cadeia alimentar.

Funcionamento dos ecossistemas

1.1 Qual a principal fonte de energia do ecossistema representado?

1.2 Quantos níveis tróficos tem a cadeia representada?

1.3 Indica o número da seta que representa a transferência de alimento relativa a cada uma das situações que se seguem:

A – De C3 a C4.               R:___                     

B – De C2 a C3.                R:___

C – Do produtor a C1.     R:___

 

2. Numa cadeia alimentar em que o produtor é uma árvore que serve de alimento para vários insetos, que, por sua vez, são comidos por aves, a pirâmide:

Funcionamento dos ecossistemas

2.1 A pirâmide de biomassa que melhor representa essa relação é a representada pela letra ____.

2.2 Justifica a resposta dada na alínea anterior.

3. A figura representa uma teia alimentar.

Funcionamento dos ecossistemas

3.1. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F), de acordo com os dados.

___     A – O gafanhoto é herbívoro.

___     B – Gafanhoto, coelho e rato pertencem ao 2º nível trófico.

___     C – Os únicos produtores representados são plantas.

___     D – O falcão é sempre um consumidor de segunda ordem.

___     E – O lagarto é um consumidor de terceira ordem.

___     F – A cobra come ratos e pode ser comida pelo falcão.

___     G – O falcão pode alimentar-se de mamíferos, insetos e répteis.

___     H – Todas as cadeias alimentares representadas têm quatro níveis tróficos.

 

4. Numa teia alimentar uma população F alimenta-se da população E.

Funcionamento dos ecossistemas

4.1. Qual a letra que representa os produtores?

4.2. Com base nos dados do esquema, assinala com um círculo, a letra da opção que corresponde à posição da população F na teia alimentar.

I   – Consumidor primário

II – Consumidor secundário

III – Consumidor de 3ª ordem

IV – Consumidor de 2ª e 3ª ordem                                                                                    

V – Consumidor de 3ª e de 4ª ordem

VI – Consumidor de 2ª, 3ª de 4ª ordem

 

5. Observa o esquema.

Funcionamento dos ecossistemas

5.1. Relaciona as letras do esquema com os níveis tróficos representados.

____ – Produtor                                    ____ – Consumidor de 1ª ordem

____ – Consumidor de 2ª ordem         ____ – Consumidor de 3ª ordem

____ – Decompositor

5.2. O que é um ser autotrófico ou produtor?

 

6. Diz o que entendes por desenvolvimento sustentável.

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.