Teste de avaliação – Sistema Solar (2)
1. Faz a distinção entre corpos luminosos e iluminados, dando um exemplo de cada.
2. Observa a seguinte figura onde está representado o Sistema Solar.
2.1 Faz a legenda da figura:
1 – _____________________ 6 – _____________________
2 – _____________________ 7 – _____________________
3 – _____________________ 8 – _____________________
4 – _____________________ 9 – _____________________
– _____________________
2.2 Localiza a Terra no Sistema Solar.
2.3 Estabelece uma ordem crescente de temperatura dos planetas do Sistema Solar.
2.3.1 Em que te baseaste para estabelecer a ordem anterior?
2.4 Das afirmações que se seguem, assinala com um X, as que são corretas.
___ A Terra é um planeta secundário.
___ O Sol é uma estrela.
___ O Sol pertence à via Láctea.
___ A Lua é um satélite da Terra.
___ A Terra é o último planeta a contar do Sol.
3. Indica o nome dos planetas que compões os limites da cintura interna de asteroides.
4. Estabelece a correspondência entre os elementos da coluna A e os elementos da coluna B.
COLUNA A | COLUNA B | |
A – Asteroide B – Movimento de translação C – Satélite natural D – Movimento de rotação E – Estrelas cadentes | 1- Movimento que certos astros realizam em torno do seu próprio eixo. 2- Movimento que os oito planetas principais fazem em órbita do Sol. 3- Efetua a sua órbita em torno de um planeta principal. 4- Ao atravessar a atmosfera, são pulverizados e consumidos, nunca chegando a atingir a superfície terrestre. 5- Pedaço de rocha de forma irregular |
5. Seleciona a frase que define corretamente os asteroides:
Os asteroides são corpos planetoides que vagueiam por todo o Sistema Solar.
Os asteroides são corpos planetoides que ocupam principalmente a região situada entre Marte e Júpiter.
Os asteroides são luas mais pequenas do Sistema Solar.
6. Seleciona a frase correta:
Os cometas, elementos do Sistema Solar, têm:
Órbitas semelhantes às dos planetas.
Órbitas pertencentes ao plano em que os planetas principais se deslocam.
Órbitas muito mais excêntricos do que as dos planetas e que não pertencem ao plano em que os planetas principais se deslocam.
7. Refere as consequências diretas de:
7.1 A Terra ter um movimento de rotação.
7.2 A Terra ter um movimento de translação e haver inclinação do eixo geográfico terrestre.
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!