Teste de avaliação – Sistema Solar (2)

1. Faz a distinção entre corpos luminosos e iluminados, dando um exemplo de cada. 

 

2. Observa a seguinte figura onde está representado o Sistema Solar.

Sistema Solar

2.1 Faz a legenda da figura:

1 – _____________________                   6 – _____________________

2 – _____________________                   7 – _____________________

3 – _____________________                   8 – _____________________

4 – _____________________                   9 – _____________________

– _____________________

2.2 Localiza a Terra no Sistema Solar.

2.3 Estabelece uma ordem crescente de temperatura dos planetas do Sistema Solar.

2.3.1  Em que te baseaste para estabelecer a ordem anterior?

2.4 Das afirmações que se seguem, assinala com um X, as que são corretas.

___ A Terra é um planeta secundário.

___ O Sol é uma estrela.

___ O Sol pertence à via Láctea.

___ A Lua é um satélite da Terra.

___ A Terra é o último planeta a contar do Sol.

 

3. Indica o nome dos planetas que compões os limites da cintura interna de asteroides.

 

4. Estabelece a correspondência entre os elementos da coluna A e os elementos da coluna B.

COLUNA A COLUNA B
A – Asteroide

B – Movimento de translação

C – Satélite natural

D – Movimento de rotação

E – Estrelas cadentes

1-    Movimento que certos astros realizam em torno do seu próprio eixo.

2-    Movimento que os oito planetas principais fazem em órbita do Sol.

3-    Efetua a sua órbita em torno de um planeta principal.

4-    Ao atravessar a atmosfera, são pulverizados e consumidos, nunca chegando a atingir a superfície terrestre.

5-    Pedaço de rocha de forma irregular

 

 5. Seleciona a frase que define corretamente os asteroides:

Os asteroides são corpos planetoides que vagueiam por todo o Sistema Solar.

Os asteroides são corpos planetoides que ocupam principalmente a região situada entre Marte e Júpiter.

Os asteroides são luas mais pequenas do Sistema Solar.

 

6. Seleciona a frase correta:

Os cometas, elementos do Sistema Solar, têm:

Órbitas semelhantes às dos planetas.

Órbitas pertencentes ao plano em que os planetas principais se deslocam.

Órbitas muito mais excêntricos do que as dos planetas e que não pertencem ao plano em que os planetas principais se deslocam.

 

7. Refere as consequências diretas de:

7.1 A Terra ter um movimento de rotação.

7.2 A Terra ter um movimento de translação e haver inclinação do eixo geográfico terrestre.

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.

” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!