Teste de avaliação – A revolução republicana (1)

1. Risca em cada frase, o que estiver errado, para caracterizar a situação de Portugal antes da queda da monarquia.

Apesar de todas as transformações verificadas no século XIX, Portugal tinha progredido pouco e a maior parte da população continuava a viver mal.

A situação de Portugal era má devido…… ao desenvolvimento / atraso da agricultura e da indústria.
… ao descontentamento / contentamento da população que vivia bem / mal.
… à pouca / grande agitação social e à falta de liberdade.
… ao aumento / diminuição do dinheiro que Portugal tinha pedido emprestado a outros países.
… ao descontentamento / contentamento dos portugueses pela não aceitação / aceitação do Ultimato Inglês / francês.

 

2. Observa atentamente a seguinte imagem.

A revolução republicana
Documento 1 –

Mapa cor-de-rosa

2.1 Refere o nome da conferência onde se decidiram as condições da “Partilha de África”. 

2.2 Diz em que consistiu o Ultimato Inglês.

2.3 Indica o país que aceitou as exigências dos Ingleses.

2.4 Refere como reagiram os portugueses.

 

3. O Ultimato Inglês resultou de um problema com as colónias africanas. Preenche os espaços em branco de forma a fazeres um correto resumo desse acontecimento.

Portugal pretendia em África as terras entre __________________________ e __________________________.

Apresentou internacionalmente o mapa __________________________. A Inglaterra não aceitou e dirigiu ao rei português um __________________________. O rei cedeu perante os ingleses e isso provocou __________________________ entre os portugueses.

 

 4. Assinala com um V as afirmações verdadeiras e com um F as afirmações falsas.

_____ O “Ultimato” foi um dos acontecimentos que contribui para a queda da monarquia.

_____ Durante o século XIX, os portugueses não se interessaram pelo continente africano.

_____ Na segunda metade do século XIX, surgiram em Portugal ideias republicanas.

_____ Portugal apresentou o Mapa cor-de-rosa, no qual exigia para si os territórios entre Angola e o Congo.

 

5. Lê o texto 1 e observa o documento 2.

Texto 1

Documento 2

   O tiroteio continuava, agora cruzado, pois a guarda reagiu alvejando os assassinos. Caíram vários corpos e a multidão pôs-se em debandada. Gritavam a uma só voz:

    – Mataram o Rei! Mataram o Rei!

    O gritou ecoou pela cidade, encheu as ruas, entrou pelas casas…

Ana M.ª Magalhães e Isabel Alçada,

“Mataram o Rei!”, Caminho

A revolução republicana

5.1 Diz que nome se dá ao acontecimento relatado no Texto 1.

5.2 Completa:

O nome do rei que foi morto: 

A cidade onde se deu este acontecimento: 

O nome do rei que subiu ao trono depois deste acontecimento: 

 

6. Coloca por ordem cronológica (do mais antigo para o mais recente) os acontecimentos seguintes:

_____ Regicídio (1 de fevereiro)

_____ Primeira Revolta Republicana no Porto (31 de janeiro)

_____ Revolução Republicana (5 de outubro)

_____ “Questão do mapa cor-de-rosa”, que originou o Ultimato Inglês.

 

7. Com a proclamação da república em 1910 passou a existir em Portugal um regime republicano.

7.1 Indica três das principais causas da Implantação da República em Portugal.

7.2 Indica em que data foi proclamada a República.

7.3 Refere o nome do primeiro presidente eleito em Portugal.

 

8. Indica quais os novos símbolos da República Portuguesa.

 

9. Completa o quadro:

 MonarquiaRepública
Chefe de Estado  
Como chegou ao cargo  
Quanto tempo governava  

 

10. Indica duas medidas tomadas pelos governos republicanos para cada um dos seguintes domínios:

a) Educação 

b) Trabalho 

 

11. Completa as afirmações com as palavras que te são fornecidas:

elegereleiçõesdivisãoconstituição
maiordemitirleisparlamento

Após a implementação da República realizaram-se ____________________ para eleger os deputados que elaboraram uma ____________________ republicana, aprovada em 1911. A ____________________ de poderes foi mantida na Constituição Republicana, mas o ____________________ passou a ser o órgão com ____________________ poder, porque fazia as ____________________ e tinha o poder de ____________________  e de ____________________ o Presidente da República.

 

12. Assinala com um X as frases verdadeiras:

1 – O regime republicano começou por alterar o único símbolo nacional, a bandeira. 
2 – O chefe do governo provisório de Manuel de Arriaga e o primeiro presidente da República foi Teófilo Braga. 
3 – Uma das principais preocupações do partido republicano foi a alfabetização da população. 
4 – A constituição de 1911 atribuía ao Parlamento um poder soberano. 
5 – O ambiente social vivido nos primeiros anos da República era satisfatório. 
6 – Foi durante a 1ª República que surgiram os primeiros sindicatos em Portugal. 

 

3. Completa o texto sobre a crise da I República com as palavras e as expressões seguintes:

militaresParlamentocensuradosdívida
militarI Guerra Mundial1926greve
mudançaspreçosI repúblicagoverno

A participação de Portugal na ____________________ as constantes ____________________ de ____________________, a subida dos ____________________ dos alimentos e o aumento da ____________________ ao estrangeiro, causaram muitas dificuldades aos portugueses. Em consequência de todos estes problemas, em 28 de Maio de ____________________, uma revolta ____________________ pôs fim à ____________________: o ____________________ foi encerrado, os ____________________ passaram a escolher os governos, já não se podia fazer ____________________ e os jornais foram ____________________.

 


Notas:

  1. Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. No caso de detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!