Teste de avaliação – A revolução republicana (1)
1. Risca em cada frase, o que estiver errado, para caracterizar a situação de Portugal antes da queda da monarquia.
Apesar de todas as transformações verificadas no século XIX, Portugal tinha progredido pouco e a maior parte da população continuava a viver mal.
A situação de Portugal era má devido… | … ao desenvolvimento / atraso da agricultura e da indústria. |
… ao descontentamento / contentamento da população que vivia bem / mal. | |
… à pouca / grande agitação social e à falta de liberdade. | |
… ao aumento / diminuição do dinheiro que Portugal tinha pedido emprestado a outros países. | |
… ao descontentamento / contentamento dos portugueses pela não aceitação / aceitação do Ultimato Inglês / francês. |
2. Observa atentamente a seguinte imagem.
Documento 1 – Mapa cor-de-rosa |
2.1 Refere o nome da conferência onde se decidiram as condições da “Partilha de África”.
2.2 Diz em que consistiu o Ultimato Inglês.
2.3 Indica o país que aceitou as exigências dos Ingleses.
2.4 Refere como reagiram os portugueses.
3. O Ultimato Inglês resultou de um problema com as colónias africanas. Preenche os espaços em branco de forma a fazeres um correto resumo desse acontecimento.
Portugal pretendia em África as terras entre __________________________ e __________________________.
Apresentou internacionalmente o mapa __________________________. A Inglaterra não aceitou e dirigiu ao rei português um __________________________. O rei cedeu perante os ingleses e isso provocou __________________________ entre os portugueses.
4. Assinala com um V as afirmações verdadeiras e com um F as afirmações falsas.
_____ O “Ultimato” foi um dos acontecimentos que contribui para a queda da monarquia.
_____ Durante o século XIX, os portugueses não se interessaram pelo continente africano.
_____ Na segunda metade do século XIX, surgiram em Portugal ideias republicanas.
_____ Portugal apresentou o Mapa cor-de-rosa, no qual exigia para si os territórios entre Angola e o Congo.
5. Lê o texto 1 e observa o documento 2.
Texto 1 | Documento 2 |
O tiroteio continuava, agora cruzado, pois a guarda reagiu alvejando os assassinos. Caíram vários corpos e a multidão pôs-se em debandada. Gritavam a uma só voz: – Mataram o Rei! Mataram o Rei! O gritou ecoou pela cidade, encheu as ruas, entrou pelas casas… Ana M.ª Magalhães e Isabel Alçada, “Mataram o Rei!”, Caminho |
5.1 Diz que nome se dá ao acontecimento relatado no Texto 1.
5.2 Completa:
O nome do rei que foi morto:
A cidade onde se deu este acontecimento:
O nome do rei que subiu ao trono depois deste acontecimento:
6. Coloca por ordem cronológica (do mais antigo para o mais recente) os acontecimentos seguintes:
_____ Regicídio (1 de fevereiro)
_____ Primeira Revolta Republicana no Porto (31 de janeiro)
_____ Revolução Republicana (5 de outubro)
_____ “Questão do mapa cor-de-rosa”, que originou o Ultimato Inglês.
7. Com a proclamação da república em 1910 passou a existir em Portugal um regime republicano.
7.1 Indica três das principais causas da Implantação da República em Portugal.
7.2 Indica em que data foi proclamada a República.
7.3 Refere o nome do primeiro presidente eleito em Portugal.
8. Indica quais os novos símbolos da República Portuguesa.
9. Completa o quadro:
Monarquia | República | |
Chefe de Estado | ||
Como chegou ao cargo | ||
Quanto tempo governava |
10. Indica duas medidas tomadas pelos governos republicanos para cada um dos seguintes domínios:
a) Educação
b) Trabalho
11. Completa as afirmações com as palavras que te são fornecidas:
eleger | eleições | divisão | constituição |
maior | demitir | leis | parlamento |
Após a implementação da República realizaram-se ____________________ para eleger os deputados que elaboraram uma ____________________ republicana, aprovada em 1911. A ____________________ de poderes foi mantida na Constituição Republicana, mas o ____________________ passou a ser o órgão com ____________________ poder, porque fazia as ____________________ e tinha o poder de ____________________ e de ____________________ o Presidente da República.
12. Assinala com um X as frases verdadeiras:
1 – O regime republicano começou por alterar o único símbolo nacional, a bandeira. | |
2 – O chefe do governo provisório de Manuel de Arriaga e o primeiro presidente da República foi Teófilo Braga. | |
3 – Uma das principais preocupações do partido republicano foi a alfabetização da população. | |
4 – A constituição de 1911 atribuía ao Parlamento um poder soberano. | |
5 – O ambiente social vivido nos primeiros anos da República era satisfatório. | |
6 – Foi durante a 1ª República que surgiram os primeiros sindicatos em Portugal. |
3. Completa o texto sobre a crise da I República com as palavras e as expressões seguintes:
militares | Parlamento | censurados | dívida |
militar | I Guerra Mundial | 1926 | greve |
mudanças | preços | I república | governo |
A participação de Portugal na ____________________ as constantes ____________________ de ____________________, a subida dos ____________________ dos alimentos e o aumento da ____________________ ao estrangeiro, causaram muitas dificuldades aos portugueses. Em consequência de todos estes problemas, em 28 de Maio de ____________________, uma revolta ____________________ pôs fim à ____________________: o ____________________ foi encerrado, os ____________________ passaram a escolher os governos, já não se podia fazer ____________________ e os jornais foram ____________________.
Notas:
- Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- No caso de detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!