Select menu item

Teste de avaliação – Países desenvolvidos e países em desenvolvimento (1)

1. Completa o esquema:

Países desenvolvidos versus países em desenvolvimento

   

2. Lê, atentamente, o seguinte documento:

Países desenvolvidos versus países em desenvolvimento

2.1 Retira do texto:

2.1.1 2 países desenvolvidos – ______________________________________________________

2.1.2 1 país menos desenvolvido – __________________________________________________

2.2 De acordo com o texto, quais são as regiões mais pobres do globo?

2.3 Comenta a frase: “A riqueza desses países é pouca e está muito mal distribuída.”

 

3. Indica o significado das seguintes siglas:

a. BRICS – 

b. PALOPS – 

c. OPEP – 

d. NPI –  

 

4. Observa, atentamente, a seguinte figura:

Países desenvolvidos versus países em desenvolvimento

4.1 Identifica o país com:

4.1.1 IDH mais elevado

4.1.2 IDH mais baixo

4.3 Assinala com um V as afirmações verdadeiras e com um F as falsas.

____ Dos países representados, Marrocos é o que apresenta um IDH mais elevado.

____ A Jamaica, no conjunto dos países representados, apresenta o rendimento per capita mais elevado.

____ Marrocos canaliza o crescimento económico para politicas de desenvolvimento.

____ Apesar o seu elevado rendimento per capta, o Vietname apresenta um elevado IDH.

4.4 Corrige as afirmações que consideraste falsas.

 

5. Considera os valores do quadro:

PaísesPIB per capita 2005

(Dólares PPC)

Esperança média de vida à nascença 2005

(anos)

Taxa de escolaridade no secundário 2005 (%)População com menos de 15 anos 2005

(% do total)

Valor do IDH 2005
Chade1 42750.41146.20.388
Egipto4 33770.78233.70.708
França30 38680.29618.40.952
Peru6 03970.77031.80.773
Japão31 26782.310013.90.953
Camboja2 72758.02437.60.598

5.1Indica, por ordem decrescente do seu IDH, os países do quadro:

1º ____________________________           2º ____________________________           

3º ____________________________           4º ____________________________           

5º ____________________________           6º ____________________________           

 5.2 Identifica os dois países com:

5.2.1 Maior PIB per capita – 

5.2.2 Maior taxa de escolarização no secundário – 

5.2.3 Maior esperança média de vida à nascença – 

5.2.4 Menos PIB per capita – 

5.2.5 Maior percentagem de população com menos de 15 anos – 

5.3 Relaciona os valores do PIB per capita com os valores a taxa de escolarização no secundário e da esperança média de vida à nascença.

5.4 Explica a relação inversa que se verifica entre o PIB per capita e a percentagem de população jovem.

 

6. Assinala como V (verdadeiro) ou F (falso) cada uma das afirmações seguinte:

___ Só é possível atingir altos níveis de desenvolvimento humano se houver rendimentos muito elevados.

___ Se a classificação de um país segundo o IDH é melhor do que segundo o PIB per capita, significa que houve conversão da riqueza em desenvolvimento humano.

___ Na maioria dos países do mundo, os rapazes e as raparigas tem as mesmas possibilidades de acesso à educação.

___ A subnutrição é um problema que atinge, principalmente, os países da Europa e da américa do Norte.

___ A sobrenutrição deve-se, em grande parte, aos maus hábitos alimentares assocados ao modo de vida dos países desenvolvidos.

___ A subnutrição atinge, sobretudo, os países Africanos e Asiáticos, afetando, de modo mais grave, as crianças.

 

7. Observa, atentamente as seguintes imagens:

Países desenvolvidos versus países em desenvolvimento

7.1 Compara as situações das duas crianças quanto à nutrição, à assistência médica e às oportunidades de frequência escolar.

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.