Teste de avaliação – Países desenvolvidos e países em desenvolvimento (1)
1. Completa o esquema:
2. Lê, atentamente, o seguinte documento:
2.1 Retira do texto:
2.1.1 2 países desenvolvidos – ______________________________________________________
2.1.2 1 país menos desenvolvido – __________________________________________________
2.2 De acordo com o texto, quais são as regiões mais pobres do globo?
2.3 Comenta a frase: “A riqueza desses países é pouca e está muito mal distribuída.”
3. Indica o significado das seguintes siglas:
a. BRICS –
b. PALOPS –
c. OPEP –
d. NPI –
4. Observa, atentamente, a seguinte figura:
4.1 Identifica o país com:
4.1.1 IDH mais elevado
4.1.2 IDH mais baixo
4.3 Assinala com um V as afirmações verdadeiras e com um F as falsas.
____ Dos países representados, Marrocos é o que apresenta um IDH mais elevado.
____ A Jamaica, no conjunto dos países representados, apresenta o rendimento per capita mais elevado.
____ Marrocos canaliza o crescimento económico para politicas de desenvolvimento.
____ Apesar o seu elevado rendimento per capta, o Vietname apresenta um elevado IDH.
4.4 Corrige as afirmações que consideraste falsas.
5. Considera os valores do quadro:
Países | PIB per capita 2005 (Dólares PPC) | Esperança média de vida à nascença 2005 (anos) | Taxa de escolaridade no secundário 2005 (%) | População com menos de 15 anos 2005 (% do total) | Valor do IDH 2005 |
Chade | 1 427 | 50.4 | 11 | 46.2 | 0.388 |
Egipto | 4 337 | 70.7 | 82 | 33.7 | 0.708 |
França | 30 386 | 80.2 | 96 | 18.4 | 0.952 |
Peru | 6 039 | 70.7 | 70 | 31.8 | 0.773 |
Japão | 31 267 | 82.3 | 100 | 13.9 | 0.953 |
Camboja | 2 727 | 58.0 | 24 | 37.6 | 0.598 |
5.1Indica, por ordem decrescente do seu IDH, os países do quadro:
1º ____________________________ 2º ____________________________
3º ____________________________ 4º ____________________________
5º ____________________________ 6º ____________________________
5.2 Identifica os dois países com:
5.2.1 Maior PIB per capita –
5.2.2 Maior taxa de escolarização no secundário –
5.2.3 Maior esperança média de vida à nascença –
5.2.4 Menos PIB per capita –
5.2.5 Maior percentagem de população com menos de 15 anos –
5.3 Relaciona os valores do PIB per capita com os valores a taxa de escolarização no secundário e da esperança média de vida à nascença.
5.4 Explica a relação inversa que se verifica entre o PIB per capita e a percentagem de população jovem.
6. Assinala como V (verdadeiro) ou F (falso) cada uma das afirmações seguinte:
___ Só é possível atingir altos níveis de desenvolvimento humano se houver rendimentos muito elevados.
___ Se a classificação de um país segundo o IDH é melhor do que segundo o PIB per capita, significa que houve conversão da riqueza em desenvolvimento humano.
___ Na maioria dos países do mundo, os rapazes e as raparigas tem as mesmas possibilidades de acesso à educação.
___ A subnutrição é um problema que atinge, principalmente, os países da Europa e da américa do Norte.
___ A sobrenutrição deve-se, em grande parte, aos maus hábitos alimentares assocados ao modo de vida dos países desenvolvidos.
___ A subnutrição atinge, sobretudo, os países Africanos e Asiáticos, afetando, de modo mais grave, as crianças.
7. Observa, atentamente as seguintes imagens:
7.1 Compara as situações das duas crianças quanto à nutrição, à assistência médica e às oportunidades de frequência escolar.
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment