Select menu item

Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente

Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente

Livro Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente.

Representada pela primeira vez em 1517, a peça acabaria depois por ser a primeira parte da chamada trilogia das Barcas (sendo que a segunda e a terceira são respetivamente o Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória) embora esta primeira parte tenha sido sempre a mais popular e mais aplaudida de todo o conjunto destas peças alegórico-moralizantes, muito possivelmente porque, para além de ser a mais cómica, é também a que melhor expõe a ideia de que o Bem é recompensado e o Mal castigado. 

 

Ficha Técnica

Nome: Auto da Barca do Inferno
Autor:

Gil Vicente


Sobre o Autor:

Gil Vicente (1465 — 1536, apesar de serem datas incertas), o pai do teatro português, além de poeta de renome. Principal representante da literatura renascentista portuguesa, incorporando elementos populares na sua escrita que influenciou, a cultura popular portuguesa. Enquanto homem de teatro, parece ter também desempenhado as tarefas de músico, actor e encenador. A obra vicentina é tida como reflexo da mudança dos tempos e da passagem da Idade Média para o Renascimento, fazendo-se o balanço de uma época onde as hierarquias e a ordem social eram regidas por regras inflexíveis, para uma nova sociedade onde se começava a subverter a ordem instituída, ao questioná-la.

Ano de Lançamento:1517
Género:Teatro
N.º de páginas:108
Formato:PDF
Idioma:Português Europeu (Pt-Pt)
Fonte:www.luso-livros.net
Sinopse:

Auto da Barca do Inferno

O que acontece à alma depois da morte do corpo? É com esta interrogação que Gil Vicente, o pai do teatro português, constrói a sua peça satírico-cómica com pretensões moralizantes, em que se mostra o julgamento dos pecadores no pós morte. Este julgamento é feito à beira de um profundo braço de mar onde aguardam dois barqueiros: um que conduz a Barca da Glória (o Anjo), outro a Barca do Inferno (o Diabo). Por esse porto passarão diversas almas que irão expor o que fizeram em vida para se decidir assim em que barca têm direito a entrar.

Download

 

 


Notas:

  • Os ficheiros encontram-se em formato PDF se não possuis o software adequado ou se este se encontrar desatualizado então podes fazer o download da última versão do Software Adobe Reader AQUI!
  • A presente obra é um recurso já existente na Internet. O Bem Explicado apenas disponibiliza este material de forma a facilitar a sua procura.  
  • A presente obra encontra-se no domínio público.

______________________________________

Aviso:  O Bem Explicado – centro de explicações tem como principal objectivo ajudar-te no teu percurso escolar.

Para que isso continue a acontecer agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu pequeno grande percurso!

%d bloggers like this: