Select menu item

Auto da Índia de Gil Vicente

Auto da Índia de Gil Vicente

Livro Auto da Índia de Gil Vicente.

Apresentado pela primeira vez no ano de 1509, em Almada, perante a rainha D. Leonor, foi uma das primeira peça de teatro da Península Ibérica a ter uma intriga, ao invés de ser apenas um mero monólogo teatral recitado por um individuo, como era feito até então nas cortes palacianas. Foi também a primeira “Farsa” escrita por Gil Vicente, ou seja, uma sátira social que mistura comédia e crítica aos maus costumes. Tendo como pano de fundo os descobrimentos e as suas consequências sociais, apresenta uma história cómica onde denuncia as práticas de adultério cometidas pelas esposas dos navegadores e marinheiros que, na longa ausência dos maridos, não tinham pudor nenhum em traí-los.

 

Ficha Técnica

Nome: Auto da Índia
Autor:

Gil Vicente


Sobre o Autor:

Gil Vicente (1465 — 1536, apesar de serem datas incertas), o pai do teatro português, além de poeta de renome. Principal representante da literatura renascentista portuguesa,  incorporando elementos populares na sua escrita que influenciou a cultura popular portuguesa. Enquanto homem de teatro, parece ter também desempenhado as tarefas de músico, actor e encenador. A obra vicentina é tida como reflexo da mudança dos tempos e da passagem da Idade Média para o Renascimento, fazendo-se o balanço de uma época onde as hierarquias e a ordem social eram regidas por regras inflexíveis, para uma nova sociedade onde se começava a subverter a ordem instituída, ao questioná-la.

Ano de Lançamento: 1509
Género: Teatro
N.º de páginas: 72
Formato: PDF
Idioma: Português Europeu (Pt-Pt)
Fonte: www.luso-livros.net
Sinopse:

Auto da Índia

Constança, insatisfeita com as longas ausências do marido que a deixa sozinha quanto ele parte em viagens até à Índia, adota uma vida libertina, tomando para si vários amantes.

Download

 

 


Notas:

  • Os ficheiros encontram-se em formato PDF se não possuis o software adequado ou se este se encontrar desatualizado então podes fazer o download da última versão do Software Adobe Reader AQUI!
  • A presente obra é um recurso já existente na Internet. O Bem Explicado apenas disponibiliza este material de forma a facilitar a sua procura.  
  • A presente obra encontra-se no domínio público.

______________________________________

Aviso:  O Bem Explicado – centro de explicações tem como principal objectivo ajudar-te no teu percurso escolar.

Para que isso continue a acontecer agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu pequeno grande percurso!

About Author
%d bloggers like this: