Select menu item

Ficha de Trabalho – A Alimentação Saudável (1)

1. Distingue alimento de nutriente.

 

2. Observa o esquema seguinte.

Alimentação saudável

Identifica as funções dos grupos de nutrientes representadas por:

A – ______________________

B – ______________________

C – ______________________

 

3. Completa a frase com as opções corretas.

Opções:
ativaçãodrogaglicoseoxigénio
neuróniostóxicomorteenergético

Uma privação de __________ (que é um nutriente __________) e de __________ conduz à __________ das células cerebrais, __________, em poucos minutos.

 

4. Estabelece a correspondência entre os nutrientes da coluna I e as unidades básicas que os constituem, da coluna II.

Os nutrientes que ingerimos nos alimentos podem apresentar-se numa forma complexa e, para que possam ser absorvidos e conduzidos até às células, é necessário que ocorra uma simplificação molecular.

Coluna I

Lactose

Amido

Proteína

Sacarose

Lípido

 

Coluna II

·       Glicose

·       Aminoácido

·       Ácido gordo e glicerol

·       Glicose e galactose

·       Glicose e frutose

 

 

5. Distingue nutrientes orgânicos de nutrientes inorgânicos.

 

6. Seleciona a opção correta.

O hidróxido de sódio e o sulfato de cobre são ___________, usados em conjunto para detetar a presença de __________, no leite, por exemplo, uma vez que ocorre uma reação, aparecendo uma cor violeta.

___ … indicadores … glícidos …

___ … indicadores … proteínas …

___ ….detetores … glícidos …

___ ….detetores … proteínas …

 

7. Os minerais cujas quantidades diárias necessárias para o organismo são muito pequenas, designam-se de elementos traço. No entanto, a sua ingestão insuficiente provoca danos. Para cada uma das seguintes afirmações, identifica o elemento traço em questão.

__________ I.A sua carência provoca fragilidade esquelética e osteoporose.

__________ II. Da falta deste elemento decorre cáries dentárias e desmineralização óssea.

__________ III.A sua carência está na origem do bócio.

__________ IV.A sua falta provoca anemia.

__________ V. A carência provoca imaturidade sexual, devido ao atraso do desenvolvimento das gónadas, e dermatites.

__________ VI. A falta deste elemento tem como consequência dores musculares e perturbações cardíacas.

 

8. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).

___ A anorexia nervosa, a bulimia nervosa e a compulsão alimentar são exemplos de distúrbios alimentares.

___ Uma pessoa anorética pode vir a sofrer de anemia e desnutrição.

___ Da compulsão alimentar decorrem problemas nos dentes e nos rins.

___ A bulimia nervosa caracteriza-se pela ingestão excessiva de alimentos, seguida de vómito, provocado pelo doente.

___ A obesidade e diabetes tipo 2 são consequências da bulimia nervosa.

___ A compulsão alimentar e a anorexia são distúrbios opostos, sendo a primeira caracterizada por uma magreza extrema.

 

9. Critica, justificando, a seguinte afirmação: “Não existe relação entre a alimentação e as chamadas doenças contemporâneas”.

 

10. Numa pirâmide alimentar, as diferentes áreas correspondentes a cada nível são proporcionais às quantidades de alimentos que devem ser consumidas.
Seleciona a opção que apresenta os seguintes grupos de alimentos por ordem decrescente de quantidades necessárias numa dieta mediterrânica.

Azeitonas, frutos gordos e ervas aromáticas.

B- Carnes vermelhas.

C-Água e infusões.

D- Verduras, frutas, cereais (de preferência integrais) e azeite.

E- Peixe, ovos e aves.

___ A, B, E, D, C.

___ C, D, A, E, B.

___ B, E, C, A, D.

___ A, E, D, B, C.

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.

” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!