Ficha de Trabalho – A Alimentação Saudável (1)
1. Distingue alimento de nutriente.
2. Observa o esquema seguinte.
Identifica as funções dos grupos de nutrientes representadas por:
A – ______________________
B – ______________________
C – ______________________
3. Completa a frase com as opções corretas.
Opções: | |||
ativação | droga | glicose | oxigénio |
neurónios | tóxico | morte | energético |
Uma privação de __________ (que é um nutriente __________) e de __________ conduz à __________ das células cerebrais, __________, em poucos minutos.
4. Estabelece a correspondência entre os nutrientes da coluna I e as unidades básicas que os constituem, da coluna II.
Os nutrientes que ingerimos nos alimentos podem apresentar-se numa forma complexa e, para que possam ser absorvidos e conduzidos até às células, é necessário que ocorra uma simplificação molecular.
Coluna I Lactose Amido Proteína Sacarose Lípido
| Coluna II · Glicose · Aminoácido · Ácido gordo e glicerol · Glicose e galactose · Glicose e frutose
|
5. Distingue nutrientes orgânicos de nutrientes inorgânicos.
6. Seleciona a opção correta.
O hidróxido de sódio e o sulfato de cobre são ___________, usados em conjunto para detetar a presença de __________, no leite, por exemplo, uma vez que ocorre uma reação, aparecendo uma cor violeta.
___ … indicadores … glícidos …
___ … indicadores … proteínas …
___ ….detetores … glícidos …
___ ….detetores … proteínas …
7. Os minerais cujas quantidades diárias necessárias para o organismo são muito pequenas, designam-se de elementos traço. No entanto, a sua ingestão insuficiente provoca danos. Para cada uma das seguintes afirmações, identifica o elemento traço em questão.
__________ I.A sua carência provoca fragilidade esquelética e osteoporose.
__________ II. Da falta deste elemento decorre cáries dentárias e desmineralização óssea.
__________ III.A sua carência está na origem do bócio.
__________ IV.A sua falta provoca anemia.
__________ V. A carência provoca imaturidade sexual, devido ao atraso do desenvolvimento das gónadas, e dermatites.
__________ VI. A falta deste elemento tem como consequência dores musculares e perturbações cardíacas.
8. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).
___ A anorexia nervosa, a bulimia nervosa e a compulsão alimentar são exemplos de distúrbios alimentares.
___ Uma pessoa anorética pode vir a sofrer de anemia e desnutrição.
___ Da compulsão alimentar decorrem problemas nos dentes e nos rins.
___ A bulimia nervosa caracteriza-se pela ingestão excessiva de alimentos, seguida de vómito, provocado pelo doente.
___ A obesidade e diabetes tipo 2 são consequências da bulimia nervosa.
___ A compulsão alimentar e a anorexia são distúrbios opostos, sendo a primeira caracterizada por uma magreza extrema.
9. Critica, justificando, a seguinte afirmação: “Não existe relação entre a alimentação e as chamadas doenças contemporâneas”.
10. Numa pirâmide alimentar, as diferentes áreas correspondentes a cada nível são proporcionais às quantidades de alimentos que devem ser consumidas.
Seleciona a opção que apresenta os seguintes grupos de alimentos por ordem decrescente de quantidades necessárias numa dieta mediterrânica.
Azeitonas, frutos gordos e ervas aromáticas.
B- Carnes vermelhas.
C-Água e infusões.
D- Verduras, frutas, cereais (de preferência integrais) e azeite.
E- Peixe, ovos e aves.
___ A, B, E, D, C.
___ C, D, A, E, B.
___ B, E, C, A, D.
___ A, E, D, B, C.
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!