Select menu item

Ficha de Trabalho – A grande depressão (1)

1 – Lê, atentamente, o seguinte documento.

Documento 1       

Pergunta: Que pensa da situação económica e financeira dos Estados Unidos? Alguns consideram que a situação atual, aparentemente muito brilhante, com o desenvolvimento constante de produção, mostrado por quase todas as estatísticas, e a subida continua de preços das ações em Wall Street, não poderá continuar por muito tempo e que uma crise brutal estalará em breve.

Resposta: Não se trata de uma crise violenta. […] Acho, todavia, que uma crise começa a despontar nos Estados Unidos. Algumas fontes de riqueza estão esgotadas. Os agricultores queixam-se; a situação do têxtil é difícil. Há superprodução de automóveis; os stocks acumulam-se por falta de mercados e um abrandamento na produção automóvel atingirá diretamente indústrias metalúrgicas, indústrias de base. Por um lado, a subida constante do valor das ações desenvolveu o gosto pela especulação: há americanos que pediram dinheiro emprestado a 9% para comprar ações que só rendem 2%, mas que eles esperavam revender com lucro. Recuos como os que se têm produzido nos últimos dias em Wall Street não devem ser menosprezados; são uma espécie de sinais de alerta.”

Entrevista de Paul Reynault (político francês) ao jornal Le Temps,

15 de Outubro de 1929

1.1 Preenche a tabela seguinte, transcrevendo uma expressão do documento que mostre cada uma das seguintes situações:

a.    Fragilidade da economia americana
b.    Valorização das ações
c.    Superprodução
d.    Especulação bolsista
e.    Facilidade de crédito

1.2 Seleciona a opção que indica a expressão que se relaciona com o conceito de “superprodução”

  1. _____ Saturação de mercado
  2. _____ Procura superior à oferta
  3. _____ Protecionismo económico

1.3 Completa a frase utilizando a chave de forma a formar uma afirmação correta:

Wall StreetCrashDeflação

A baixa e muito acentuada das cotações das ações na Bolsa é designada ______________________.

 

2 – Observa atentamente a seguinte imagem:

A grande depressão
Imagem 1 – Um corretor arruinado

2.1 Indica o motivo da ruína do corretor.

 

3 – Observa atentamente o seguinte gráfico:

A grande depressão
Gráfico 1 – Relação entre produção industrial e desemprego

3.1 Relaciona as consequências da crise representadas no gráfico.

 

4 – Seleciona a opção que completa corretamente a frase:

A grande depressão do sistema capitalista caracterizou-se…

a)… pela ruína financeira dos grandes acionistas e industriais.

b) … por um período de inflação e crescimento do comércio mundial.

c) … pela gravidade, longa duração e dimensão geográfica que atingiu, sendo que a partir de 1932 se sentem os primeiros sinais de recuperação.

 

 5 – Observa atentamente a seguinte imagem:

A grande depressão

Imagem 2

5.1 Indica o significado da caricatura. 

5.2 Explica os fatores que contribuíram para o fenómeno representado.

 

6 – Observa atentamente o seguinte gráfico:

A grande depressão
Gráfico 2

O que representa o gráfico representado:

  1. _____ O défice da balança comercial americana.
  2. _____ O declínio do comércio mundial.
  3. _____ A falta de investimento no comércio.

 

7 – Observa atentamente a seguinte imagem:

A grande depressão

7.1 Explica a situação expressa na imagem.

 

8 – Seleciona a opção que completa corretamente a seguinte frase:

A grande depressão teve graves repercussões em países como a Áustria e a Alemanha porque…

a)… o número de emigrantes nos Estados Unidos era muito elevado.

b) … se deu uma retirada de capitais americanos.

c) … tinham economias débeis e pouco desenvolvidas.

 

9 – Observa atentamente a seguinte imagem:

A grande depressão
Imagem 4 – Manifestação em Nova Iorque

Identifica o problema social expressa na imagem.

 

10 – Classifica como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmações relativas às consequências sociais da Grande Depressão:

  1. _____ A miséria alastrou-se nos campos e nas cidades americanas.
  2. _____ Muitos agricultores arruinados partiram para a Califórnia à procura de melhores condições de vida.
  3. _____ Em cidades como Nova Iorque, muitos desempregados passaram a depender da sopa dos pobres para sobreviver.
  4. _____ As classes médias melhoraram o seu poder de compra durante a crise.

 

11 – Completa o testo utilizando a chave:

ElevadoDisponívelAltosMisériaQualidade de vida
NuloOcupadoBaixosOpulênciaCriminalidade

O ______________________  desemprego que se fez sentir nos Estados Unidos deixou muita mão-de-obra ______________________  que se oferecia para trabalhar por ______________________  salários.

A ______________________  instalada fez crescer nas cidades a mendicidade e a ______________________ .

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!