Select menu item

Ficha de Trabalho – A Importância do Sangue (1)

1. Na figura é possível observar a separação dos constituintes do sangue, após centrifugação.

Importância do sangue

Identifica:

a proteína responsável pela cor da parte B do sangue.

b. os constituintes do sangue assinalados por B.

c. o que representa a parte A.

 

2. Completa as frases com as opções corretas.

Opções
espinal medulatrombócitoshemáciasnutrientesgases
medula óssealeucócitoscoagulaçãofiltração 

 Os elementos figurados do sangue têm origem em células da ____________. Os elementos figurados responsáveis pelo transporte de____________ são as ____________; os que participam na defesa do organismo são os ____________; os ____________ intervêm na ____________ do sangue.

 

3. Estabelece a correspondência correta entre os constituintes do sangue da coluna I e as respetivas funções da coluna II.

Coluna I

 

Glóbulos brancos

Glóbulos vermelhos

Plaquetas

Plasma

 

 

 

Coluna II

 

Têm a função de transportar oxigénio e dióxido de carbono.

São responsáveis pela defesa e proteção do organismo.

Desempenha a função de transporte substâncias.

Participam na coagulação do sangue.

 

 

4. Relaciona a estrutura das hemácias, com a função que estas desempenham para o equilíbrio do organismo.

 

5. Observa com atenção a seguinte tabela.

Importância do sangue

Com base nas análises sanguíneas representadas na figura, classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).

___ As análises sanguíneas são métodos de tratamento importantes para a saúde das pessoas.

___ Pelos resultados dos eritrócitos, pode afirmar-se que o indivíduo está anémico.

___ Os resultados indicam a existência de uma infeção.

___ Os valores para os trombócitos estão normais.

___ Um indivíduo com estes resultados tem problemas de coagulação sanguínea.

___ Os resultados relativos às hemácias são indicadores de uma alergia.

 

6. Assinala a opção correta. 

Umas análises sanguíneas que registem elevados valores de ___________, indicam a existência de uma __________.

a) … leucócitos … anemia.

b) … leucócitos … infeção.

c)… hemácias … anemia.

d) … hemácias … infeção.

 

7. Assinala a opção correta. 

Tendo em conta as análises sanguíneas, a ___________ quantidade de trombócitos, indica dificuldades __________.

a) … reduzida … no transporte de gases respiratórios.

b) … elevada … no transporte de gases respiratórios.

c)… reduzida … na coagulação.

d) … elevada … na coagulação.

 

8. Assinala a opção correta. 

Umas análises sanguíneas que registem reduzidos valores de ___________, indicam que o indivíduo está__________.

a) … leucócitos … anémico.

b) … leucócitos … com uma infeção.

c) … hemácias … com uma infeção.

d) … hemácias … anémico.

 

9. Estabelece a correspondência correta entre os conceitos da coluna I e as afirmações da coluna II.

Coluna I

Leucócitos

Gânglios linfáticos

Diapedese

Fagocitose

Anticorpos

 

 

Coluna II

Processo realizado por alguns leucócitos para a destruição de microrganismos.

Capacidade dos leucócitos para alterar a forma e atravessar as paredes dos capilares.

Células que circulam no sangue e na linfa e participam na defesa do organismo.

Órgãos nos quais ocorre o armazenamento dos leucócitos.

Proteínas imunitárias produzidas por alguns leucócitos.

 

10. Classifica as seguintes afirmações, relativas ao sistema sanguíneo ABO, em verdadeiras (V) ou falsas (F).

___ Um indivíduo do grupo A apresenta na superfície das hemácias antigénios do tipo A e anticorpos anti-B no plasma. 

 ___ Um indivíduo do grupo O não apresenta na superfície das hemácias antigénios e apresenta anticorpos anti-A e anti-B no plasma. 

___ O grupo sanguíneo O é considerado o recetor universal.

___ O grupo sanguíneo AB é considerado o dador universal.

___ Um indivíduo do grupo B apresenta na superfície das suas hemácias antigénios do tipo B e anticorpos anti-A no plasma. 

___ Um indivíduo do grupo AB não apresenta na superfície das hemácias antigénios e apresenta anticorpos anti-A e anti-B no plasma. 

___ Antes de uma transfusão sanguínea devem ser previstas todas as incompatibilidades, para assegurar o equilíbrio do organismo humano.

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!