Ficha de Trabalho – A Importância do Sangue (1)
1. Na figura é possível observar a separação dos constituintes do sangue, após centrifugação.
Identifica:
a proteína responsável pela cor da parte B do sangue.
b. os constituintes do sangue assinalados por B.
c. o que representa a parte A.
2. Completa as frases com as opções corretas.
Opções | ||||
espinal medula | trombócitos | hemácias | nutrientes | gases |
medula óssea | leucócitos | coagulação | filtração |
Os elementos figurados do sangue têm origem em células da ____________. Os elementos figurados responsáveis pelo transporte de____________ são as ____________; os que participam na defesa do organismo são os ____________; os ____________ intervêm na ____________ do sangue.
3. Estabelece a correspondência correta entre os constituintes do sangue da coluna I e as respetivas funções da coluna II.
Coluna I
Glóbulos brancos Glóbulos vermelhos Plaquetas Plasma
| Coluna II
Têm a função de transportar oxigénio e dióxido de carbono. São responsáveis pela defesa e proteção do organismo. Desempenha a função de transporte substâncias. Participam na coagulação do sangue.
|
4. Relaciona a estrutura das hemácias, com a função que estas desempenham para o equilíbrio do organismo.
5. Observa com atenção a seguinte tabela.
Com base nas análises sanguíneas representadas na figura, classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).
___ As análises sanguíneas são métodos de tratamento importantes para a saúde das pessoas.
___ Pelos resultados dos eritrócitos, pode afirmar-se que o indivíduo está anémico.
___ Os resultados indicam a existência de uma infeção.
___ Os valores para os trombócitos estão normais.
___ Um indivíduo com estes resultados tem problemas de coagulação sanguínea.
___ Os resultados relativos às hemácias são indicadores de uma alergia.
6. Assinala a opção correta.
Umas análises sanguíneas que registem elevados valores de ___________, indicam a existência de uma __________.
a) … leucócitos … anemia.
b) … leucócitos … infeção.
c)… hemácias … anemia.
d) … hemácias … infeção.
7. Assinala a opção correta.
Tendo em conta as análises sanguíneas, a ___________ quantidade de trombócitos, indica dificuldades __________.
a) … reduzida … no transporte de gases respiratórios.
b) … elevada … no transporte de gases respiratórios.
c)… reduzida … na coagulação.
d) … elevada … na coagulação.
8. Assinala a opção correta.
Umas análises sanguíneas que registem reduzidos valores de ___________, indicam que o indivíduo está__________.
a) … leucócitos … anémico.
b) … leucócitos … com uma infeção.
c) … hemácias … com uma infeção.
d) … hemácias … anémico.
9. Estabelece a correspondência correta entre os conceitos da coluna I e as afirmações da coluna II.
Coluna I Leucócitos Gânglios linfáticos Diapedese Fagocitose Anticorpos
| Coluna II Processo realizado por alguns leucócitos para a destruição de microrganismos. Capacidade dos leucócitos para alterar a forma e atravessar as paredes dos capilares. Células que circulam no sangue e na linfa e participam na defesa do organismo. Órgãos nos quais ocorre o armazenamento dos leucócitos. Proteínas imunitárias produzidas por alguns leucócitos. |
10. Classifica as seguintes afirmações, relativas ao sistema sanguíneo ABO, em verdadeiras (V) ou falsas (F).
___ Um indivíduo do grupo A apresenta na superfície das hemácias antigénios do tipo A e anticorpos anti-B no plasma.
___ Um indivíduo do grupo O não apresenta na superfície das hemácias antigénios e apresenta anticorpos anti-A e anti-B no plasma.
___ O grupo sanguíneo O é considerado o recetor universal.
___ O grupo sanguíneo AB é considerado o dador universal.
___ Um indivíduo do grupo B apresenta na superfície das suas hemácias antigénios do tipo B e anticorpos anti-A no plasma.
___ Um indivíduo do grupo AB não apresenta na superfície das hemácias antigénios e apresenta anticorpos anti-A e anti-B no plasma.
___ Antes de uma transfusão sanguínea devem ser previstas todas as incompatibilidades, para assegurar o equilíbrio do organismo humano.
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!