Ficha de Trabalho – Atividade Sísmica (1)
1 – Observa o esquema da figura 1 que representa uma zona da crosta onde está a ocorrer um sismo.
a. Define sismo.
b. Faz a legenda da figura 1:
A – __________________________
B- __________________________
C- __________________________
D – __________________________
2 – Desde muito cedo que se criaram aparelhos para registar os sismos. Observa atentamente os esquemas A e B da figura 2.
2.1 – Indica o que está representado no esquema A e B (respetivamente) da figura 2.
A – ________________________________ B – ___________________________________
2.2– Observa atentamente o esquema A da figura 2.
2.2.1 – Indica, justificando, qual dos números da figura corresponde ao abalo principal.
2.2.2 – Indica, justificando, um número do esquema que poderia corresponder a um microssismo.
2.3 – Indica a designação atribuída aos sismos que ocorrem:
- antes do abalo principal __________________________________
- depois do abalo principal __________________________________
3 – Lê atentamente o texto que se segue, referente ao sismo que atingiu Lisboa em 1755.
O sismo que atingiu Lisboa no dia 1 de novembro de 1755 deve ser dos mais documentados da história.
Os cientistas pensam que teve origem no movimento de falhas localizadas próximo do Banco de Gorringe, uma cadeia submarina de montanhas a sudeste de Lisboa. Foi considerado um dos maiores sismos de sempre, com uma magnitude estimada de 8.75. Estima-se que o número de vítimas tenha atingido as 30 000.
Os seus efeitos foram sentidos em Marrocos com a mesma violência com que foram sentidos em Portugal, tendo sido também sentidos muito mais longe: na Europa do Norte (Finlândia, Escócia, Irlanda, Bélgica, Holanda), no norte de Itália, na Catalunha, no sul de França, na Suíça e até no Brasil.
Em Lisboa, com os vários desmoronamentos os sobreviventes procuraram refúgio na zona portuária e assistiram ao recuo das águas, revelando o fundo do mar cheio de destroços de navios e cargas perdidas. Poucas dezenas de minutos depois, um tsunami, que atualmente se supõe ter atingido pelo menos seis metros de altura, havendo relatos de ondas com mais de metros, fez submergir o porto e o centro da cidade, tendo as águas penetrado em terra até 250 metros. _as áreas que não foram afetadas pelo tsunami, o fogo logo se alastrou, e os incêndios duraram pelo menos cinco dias. Todos tinham fugido e não havia quem os apagasse.
3.1 – Classifica este sismo quanto à sua origem.
3.1.1 – Justifica a tua resposta com uma frase do texto.
3.2 – Explica como é que o movimento das placas litosféricas pode originar sismos.
3.3 – Indica:
- outra causa natural que pode ser responsável pela ocorrência de sismos.
- duas atividades humanas que possam ser responsáveis pela ocorrência de sismos.
3.4 – Indica quais foram as consequências deste sismo na cidade de Lisboa.
3.5 – Explica o que é um tsunami.
4. Observa atentamente o mapa da figura 3, que representa a carta referente ao sismo que atingiu Lisboa em 1755.
4.1 – Seleciona a opção correta.
As linhas traçadas no mapa:
___ A – Chamam-se isossistas e unem pontos com igual magnitude sísmica.
___ B – Chamam-se isobáricas e unem pontos com igual magnitude sísmica.
___ C – Chamam-se isobáricas e delimitam zonas com igual intensidade sísmica.
___ D – Chamam-se isossistas delimitam zonas com igual intensidade sísmica.
4.2 – Indica uma cidade espanhola onde o sismo tenha provocado estragos semelhantes aos verificados em Évora.
4.3 – Explica porque é que a intensidade do sismo sentida no Porto é menor que a intensidade sentida em Lisboa.
4.4 – Indica algumas consequências que este sismo teve na cidade de Évora.
5. Apesar de a escala de Mercalli ter sido de grande utilidade para medir a grandeza de um sismo, houve mais tarde necessidade de se criar um outro tipo de escala, como fez Richter.
5.1 – Explica porque é que a escala de Mercalli não é exata.
5.2 – Estabelece a correspondência entre os termos da coluna I e as afirmações da coluna II.
1 – ____ ; 2 – ____ ; 3 – ____ ; 4 – ____ ; 5 – ____ ; 6 – ____ ; 7 – _____
5.3 – Quando ocorre um sismo um sismo, é frequente ouvir os jornalistas na televisão dizer frases como a que se descreve a seguir:
“O sismo atingiu uma intensidade de 6.0 na escala de Richter.”
5.3.1 – Explica porque é que esta frase não está cientificamente correta.
6 – Os sismos podem ser bastante destrutivos e provocar prejuízos avultados. Por isso é importante adotarmos comportamentos adequados.
6.1 – Para cada uma das situações seguintes, assinala a(s) opção(opções) correta(s).
6.1.1 – Antes de um sismo devemos:
_ fixar os vasos e floreiras às paredes da casa;
_ colocar os objetos pesados e de grande volume em cima dos armários;
_ preparar a casa de modo que os corredores fiquem cheios de móveis;
_ colocar o quadro da eletricidade nas traseiras da casa, de preferência junto do gás.
_ armazenar água e alimentos enlatados e renová-los de tempos a tempos.
6.1.2 – Durante um sismo devemos:
_ utilizar o elevador e as escadas para sair dos pisos mais altos dos edifícios;
_ manter-nos afastados das janelas, espelhos, candeeiros ou móveis;
_ proteger-nos no canto de uma sala ou debaixo de uma mesa ou cama;
_ ir logo para casa se estivermos na rua;
protegermo-nos junto a um muro;
_ parar o automóvel num sítio aberto e sair dele se formos na estrada;
6.1.3 – Depois de um sismo devemos:
_ acender uma vela para ver se há estragos;
_ verificar se há incêndios, tentar apagá-los ou chamar os bombeiros;
_ soltar os animais domésticos;
_ evitar beber água de recipientes abertos;
_ telefonar aos familiares mais próximos para saber se estão bem;
_ circular pelas ruas e ver o que aconteceu;
_ evitar passar perto de zonas com fios elétricos soltos.
7 – Ao contrário das erupções vulcânicas, é muito difícil prever os sismos, embora alguns indícios nos possam indicar que um abalo poderá estar para ocorrer. Por isso mesmo o mais importante é prevenir e adotar algumas medidas que permitam minimizar os efeitos de um potencial sismo.
7.1 – Explica que medidas devem ser tomadas para prevenir e minimizar os efeitos de um sismo.
Notas:
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