Ficha de Trabalho – Correção e conservação dos solos (2)

1. O esquema seguinte representa uma atividade experimental que tem como finalidade pôr em evidência os efeitos da erosão sobre o solo.

Observa atentamente a figura:

Correção e conservação dos solos

1.1 Que observas:

1.1.1 No copo A – 

1.1.2 No copo B – 

1.2 Como interpretas os resultados obtidos?

1.3 Com base nesta experiência, indica um processo de conservação dos solos.

 

2. Assinala com uma X os comportamentos que são adequados.

____ Colocar mais postos de vigia nas florestas.

____ Utilizar mais adubos químicos que estrume.

____ Alternar as plantas que se cultivam num terreno.

____ Plantar árvores em zonas pouco arborizadas.

____ Organizar campanhas de informação sobre a boa estão dos solos.

 

3. Lê, atentamente, a seguinte notícia.

LIXEIRA GIGANTE JUNTO AO NOVO ESTÁDIO

Uma mata de pinheiros e eucaliptos, perto do novo estágio, em Taboeira, esconde uma lixeira a céu aberto.

Nas traseiras do estádio para o Euro 2004 há de tudo m pouco. Sucata de toda a espécie e muito lixo a demonstrar que a consciência ambiental, em muita gente, é coisa que não existe.

JN, 2003-05-26

3.1 Qual o poluente do solo referido na notícia?

3.2 Apesar das lixeiras terem sido encerradas em Portugal, novas lixeiras vão aparecendo. Justifica, recorrendo a uma frase da notícia, o aparecimento dessas lixeiras.

3.3 Nesta lixeira há um pouco de tudo.

Das medidas a seguir indicadas, assinala com um X, as que poderiam evitar formação de lixeiras.

____ A – Colocar o lixo em ecopontos ou ecocentros.

____ B – Lavrar o solo.

____ C – Reciclar o lixo.

____ D – Queimar o lixo a céu aberto.

____ E – Reutilizar o lixo.

 


Notas:

  1. Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. No caso de detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.

” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.