Ficha de Trabalho – Experiências e conjuntos de resultados (1)
1. Quais das seguintes experiências são aleatórias?
“Sair o número 123456 como Joker no próximo sorteio do Totoloto”
Lançar um dado, com as faces numeradas de 1 a 6 e sair um número par”
“Introduzir papel azul tornesol num líquido e observar a cor do líquido”
“Extrair uma bola azul num saco que contêm bolas amarelas e azuis”
“Carregar na campainha da entrada da escola e, havendo corrente elétrica, verificar que ela toca”
Comprar um bilhete de lotaria e ganhar o primeiro prémio”
2. Liga corretamente os elementos da coluna A aos elementos da coluna B.
COLUNA A | COLUNA B |
Um mosquito vai entrar numa sala de aula
O mês de fevereiro de 2012 vai ter 30 dias.
A lançar uma moeda, a face europeia vai ficar voltada para cima
Ao lançar um dado perfeito, numerado de 1 a 6, vai sair o nº 9
Num saco existem cinco cartões numerados com os números 10, 20, 30, 40 e 50. Ao tirar um cartão, sai um múltiplo de 10
O funcionário da empresa Palhinhas & Companhia tem um caixote palhinhas de cor azul e verde. Quando ele tira uma palhinha, sai verde ou azul.
Um grupo de 600 pessoas jogou no euro milhões 2400 apostas. Eles vão ganhar o primeiro e o sexto prémio. | Certo
Provável
Impossível |
3. Num saco estão cinco cartões iguais numerados de 1 a 5.
3.1 Extraindo, ao acaso, um cartão numerado, diz se é verdadeira ou falsa cada uma das seguintes afirmações:
___ “é certo que vai sair um cartão com um número inferior a 6”
___ “É impossível sair um cartão com o número 15”
___ “É tão provável sair um cartão com um número ímpar como um cartão com o número par”
___ “É mais provável sair um cartão com um divisor de 6 do que sair um cartão com um divisor de 2”
___” É certo que vai sair um cartão com o número 5”
___ “É menos provável sair um cartão com um número primo do que sair um número inferior a 5”
3.2 Justifica as respostas anteriores:
4. Lança-se um dado, numerado de 1 a 6, e observa-se o número que fica na face voltada para cima.
4.1 Define o espaço amostral.
4.2 Indica dois acontecimentos elementares.
4.3 Indica um acontecimento composto.
4.4 Indica um acontecimento certo.
4.5 Indica um acontecimento impossível.
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