Ficha de Trabalho – Experiências e conjuntos de resultados (1)

1. Quais das seguintes experiências são aleatórias?

“Sair o número 123456 como Joker no próximo sorteio do Totoloto”

Lançar um dado, com as faces numeradas de 1 a 6 e sair um número par”

“Introduzir papel azul tornesol num líquido e observar a cor do líquido”

“Extrair uma bola azul num saco que contêm bolas amarelas e azuis”

“Carregar na campainha da entrada da escola e, havendo corrente elétrica, verificar que ela toca”

Comprar um bilhete de lotaria e ganhar o primeiro prémio”

 

2. Liga corretamente os elementos da coluna A aos elementos da coluna B.

COLUNA ACOLUNA B
Um mosquito vai entrar numa sala de aula

 

O mês de fevereiro de 2012 vai ter 30 dias.

 

A lançar uma moeda, a face europeia vai ficar voltada para cima

 

Ao lançar um dado perfeito, numerado de 1 a 6, vai sair o nº 9

 

Num saco existem cinco cartões numerados com os números 10, 20, 30, 40 e 50. Ao tirar um cartão, sai um múltiplo de 10

 

O funcionário da empresa Palhinhas & Companhia tem um caixote palhinhas de cor azul e verde. Quando ele tira uma palhinha, sai verde ou azul.

 

Um grupo de 600 pessoas jogou no euro milhões 2400 apostas. Eles vão ganhar o primeiro e o sexto prémio.

Certo

 

 

 

 

Provável

 

 

 

 

Impossível

 

3. Num saco estão cinco cartões iguais numerados de 1 a 5.

3.1 Extraindo, ao acaso, um cartão numerado, diz se é verdadeira ou falsa cada uma das seguintes afirmações:

___ “é certo que vai sair um cartão com um número inferior a 6”

___ “É impossível sair um cartão com o número 15”

___ “É tão provável sair um cartão com um número ímpar como um cartão com o número par”

___ “É mais provável sair um cartão com um divisor de 6 do que sair um cartão com um divisor de 2”

___” É certo que vai sair um cartão com o número 5”

___ “É menos provável sair um cartão com um número primo do que sair um número inferior a 5”

3.2 Justifica as respostas anteriores:

 

4. Lança-se um dado, numerado de 1 a 6, e observa-se o número que fica na face voltada para cima.

4.1 Define o espaço amostral.

4.2 Indica dois acontecimentos elementares.

4.3 Indica um acontecimento composto.

4.4 Indica um acontecimento certo.

4.5 Indica um acontecimento impossível.

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.