Ficha de Trabalho – Fatores abióticos (1)
1. Leia atentamente a informação que se apresenta abaixo e observe a imagem.
1.1 Relacione a variação da latitude com o tamanho das espécies de pinguins.
1.2 Relacione a variação da latitude com a variação da temperatura.
1.3 Formule uma hipótese que explique a sua resposta em (1).
1.4 Compare as características físicas da raposa africana e da raposa do Ártico.
1.4.1 Qual a vantagem destas características para cada uma das raposas?
1.5 Proponha uma vantagem para a mudança de cor da lebre americana.
1.6 Procure encontrar uma justificação para o facto de o pinheiro possuir folhas aciculares (em forma de agulha), escuras e com pouca seiva.
1.7 Os pinheiros das regiões nórdicas, para além das características indicadas em (6) têm sempre uma forma cónica, com os ramos inclinados para o solo. Qual a vantagem?
2. Observe o gráfico seguinte, onde se encontram representadas as curvas que correspondem à variação da atividade de duas espécies (A e B) em função da temperatura.
2.1 Indique a temperatura ótima para a espécie A.
2.2 Refira as temperaturas mínima e máxima em que a espécie B pode viver.
2.3 Mencione o intervalo de temperaturas em que a espécie A pode viver.
2.4 Identifique a espécie que mais facilmente se pode adaptar a uma maior diversidade de ambientes. Justifique a sua resposta.
3. Colocaram-se em 3 caixas de Petri marcadas com as letras A, B e C, duas sementes de milho, duas sementes de feijoeiro e duas sementes de centeio.
Colocou-se a caixa A no frigorífico, a caixa B numa estufa à temperatura de 30 ºC e a caixa C em cima de uma bancada da sala de aula.
3.1 Refira qual foi o fator abiótico que se fez variar nesta experiência.
3.2 Quais os resultados esperados para a caixa A?
3.3 Na caixa B, as sementes terão todas o mesmo grau de desenvolvimento? Justifique.
3.4 Quais as sementes que espera se tenham desenvolvido melhor na caixa C? Justifique.
4. Os gráficos da figura que se segue traduzem a relação entre a temperatura corporal das iguanas marinhas e o seu batimento cardíaco.
4.1 Determine o valor da temperatura corporal da iguana no momento em que sai e entra na água.
4.2 Indique o valor do batimento cardíaco do animal no momento em que sai e entra da água.
4.3 Relacione a variação da temperatura corporal com o batimento cardíaco da iguana.
4.4 Explique a alteração da temperatura corporal:
4.4.1 entre os 0 e 40 minutos
4.4.2 entre os 40 e 50 minutos
4.5 Para uma temperatura corporal de 30 ºC, indique o valor do ritmo cardíaco da iguana:
4.5.1 na água
4.5.2 na costa
5. Observe atentamente o gráfico seguinte, que representa a variação corporal do urso-castanho e da marmota, ao longo do ano.
5.1 Indique a temperatura corporal do urso e da marmota em Janeiro
5.2 Compare a variação ao longo do ano da temperatura corporal dos dois animais.
5.3 Indique qual dos animais hiberna durante o Inverno.
5.4 Explique qual a vantagem para a marmota da sua temperatura corporal diminuir nos meses de Inverno.
6. Colocaram-se três plantas nas condições experimentais que a seguir se apresentam. Durante duas semanas foram colocadas no mesmo sítio dentro da sala de aula e regadas com frequência.
6.1 Qual o fator abiótico que se fez variar?
6.2 Indique outros fatores abióticos que se tenham mantido constantes.
6.3 Que resultados espera para cada um dos vasos?
6.4 Qual a conclusão que se pode tirar?
7. O gráfico que se segue apresenta a atividade de duas espécies animais (A e B) durante o dia.
7.1 Indique em que período do dia cada uma das espécies é mais ativa.
7.2 Classifique cada uma das espécies quanto ao seu período de atividade.
7.3 ê exemplos de animais que possam ser representados, respetivamente, pelas curvas A e B.
8. No laboratório de uma escola realizou-se a atividade que a seguir se descreve:
1 – Em diversos copos puseram-se a germinar, em algodão húmido, diversos feijões e escolheram-se 3 feijões com igual grau de desenvolvimento.
2 – De seguida, preparam-se duas soluções nutritivas:
Solução 1: 1l de água destilada e 0,5 gramas dos seguintes sais: nitrato de potássio; fósforo; cálcio; sulfato de magnésio, de cálcio e de ferro; cloreto de sódio.
Solução 2: semelhante à solução 1, mas sem nitrato de potássio.
3 – Marcaram-se os 3 copos com as letras A, B e C.
4 – Mantiveram-se os algodões húmidos, regando o copo A com a solução 1, o copo B com a solução 2 e o copo C com água destilada.
5 – Ao fim de uma semana verificou-se o desenvolvimento dos feijões, que se encontra representado na figura seguinte.
8.1 Compare os resultados obtidos em função das soluções utilizadas para regar as plantas.
8.2 Explique por que motivo a planta do vaso C quase morreu.
8.3 Explique a diferença no desenvolvimento das plantas dos vasos A e B.
8.4 O que se pode concluir da atividade?
Notas:
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