Ficha de Trabalho – Fatores abióticos (1)

1. Leia atentamente a informação que se apresenta abaixo e observe a imagem.

Fatores abióticos

1.1 Relacione a variação da latitude com o tamanho das espécies de pinguins.

1.2 Relacione a variação da latitude com a variação da temperatura.

1.3 Formule uma hipótese que explique a sua resposta em (1).

1.4 Compare as características físicas da raposa africana e da raposa do Ártico.

1.4.1 Qual a vantagem destas características para cada uma das raposas?

1.5 Proponha uma vantagem para a mudança de cor da lebre americana.

1.6 Procure encontrar uma justificação para o facto de o pinheiro possuir folhas aciculares (em forma de agulha), escuras e com pouca seiva.

1.7 Os pinheiros das regiões nórdicas, para além das características indicadas em (6) têm sempre uma forma cónica, com os ramos inclinados para o solo. Qual a vantagem?

 

2. Observe o gráfico seguinte, onde se encontram representadas as curvas que correspondem à variação da atividade de duas espécies (A e B) em função da temperatura.

Fatores abióticos

2.1 Indique a temperatura ótima para a espécie A.

2.2 Refira as temperaturas mínima e máxima em que a espécie B pode viver.

2.3 Mencione o intervalo de temperaturas em que a espécie A pode viver. 

2.4 Identifique a espécie que mais facilmente se pode adaptar a uma maior diversidade de ambientes. Justifique a sua resposta.

 

3. Colocaram-se em 3 caixas de Petri marcadas com as letras A, B e C, duas sementes de milho, duas sementes de feijoeiro e duas sementes de centeio.

Fatores abióticos

Colocou-se a caixa A no frigorífico, a caixa B numa estufa à temperatura de 30 ºC e a caixa C em cima de uma bancada da sala de aula.

3.1 Refira qual foi o fator abiótico que se fez variar nesta experiência. 

3.2 Quais os resultados esperados para a caixa A?

3.3 Na caixa B, as sementes terão todas o mesmo grau de desenvolvimento? Justifique. 

3.4 Quais as sementes que espera se tenham desenvolvido melhor na caixa C? Justifique. 

 

4. Os gráficos da figura que se segue traduzem a relação entre a temperatura corporal das iguanas marinhas e o seu batimento cardíaco.

Fatores abióticos

4.1 Determine o valor da temperatura corporal da iguana no momento em que sai e entra na água. 

4.2 Indique o valor do batimento cardíaco do animal no momento em que sai e entra da água. 

4.3 Relacione a variação da temperatura corporal com o batimento cardíaco da iguana. 

4.4 Explique a alteração da temperatura corporal:

4.4.1 entre os 0 e 40 minutos 

4.4.2 entre os 40 e 50 minutos 

4.5 Para uma temperatura corporal de 30 ºC, indique o valor do ritmo cardíaco da iguana:

4.5.1 na água 

4.5.2 na costa 

 

5. Observe atentamente o gráfico seguinte, que representa a variação corporal do urso-castanho e da marmota, ao longo do ano.

Fatores abióticos

5.1 Indique a temperatura corporal do urso e da marmota em Janeiro

5.2 Compare a variação ao longo do ano da temperatura corporal dos dois animais. 

5.3 Indique qual dos animais hiberna durante o Inverno.

5.4 Explique qual a vantagem para a marmota da sua temperatura corporal diminuir nos meses de Inverno.

 

6. Colocaram-se três plantas nas condições experimentais que a seguir se apresentam. Durante duas semanas foram colocadas no mesmo sítio dentro da sala de aula e regadas com frequência.

Fatores abióticos

6.1 Qual o fator abiótico que se fez variar? 

6.2 Indique outros fatores abióticos que se tenham mantido constantes.

6.3 Que resultados espera para cada um dos vasos?

6.4 Qual a conclusão que se pode tirar?

 

7. O gráfico que se segue apresenta a atividade de duas espécies animais (A e B) durante o dia.

Fatores abióticos

7.1 Indique em que período do dia cada uma das espécies é mais ativa.

7.2 Classifique cada uma das espécies quanto ao seu período de atividade.  

7.3 ê exemplos de animais que possam ser representados, respetivamente, pelas curvas A e B.

 

8. No laboratório de uma escola realizou-se a atividade que a seguir se descreve:

Fatores abióticos

1 – Em diversos copos puseram-se a germinar, em algodão húmido, diversos feijões e escolheram-se 3 feijões com igual grau de desenvolvimento.

2 – De seguida, preparam-se duas soluções nutritivas:

Solução 1: 1l de água destilada e 0,5 gramas dos seguintes sais: nitrato de potássio; fósforo; cálcio; sulfato de magnésio, de cálcio e de ferro; cloreto de sódio.

Solução 2: semelhante à solução 1, mas sem nitrato de potássio.

3 – Marcaram-se os 3 copos com as letras A, B e C.

4 – Mantiveram-se os algodões húmidos, regando o copo A com a solução 1, o copo B com a solução 2 e o copo C com água destilada.

5 – Ao fim de uma semana verificou-se o desenvolvimento dos feijões, que se encontra representado na figura seguinte.

8.1 Compare os resultados obtidos em função das soluções utilizadas para regar as plantas. 

8.2 Explique por que motivo a planta do vaso C quase morreu.

8.3 Explique a diferença no desenvolvimento das plantas dos vasos A e B.

8.4 O que se pode concluir da atividade?

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.