Ficha de Trabalho – Fatores abióticos (2)
1. Observa o gráfico seguinte que indica a ação das variações de temperatura na atividade de seres vivos de duas espécies diferentes.
1.1 – Qual a temperatura ótima da espécie A?
1.2 – Como classificas os seres da espécie A quanto à sua tolerância às variações de temperatura?
1.3 – Qual a espécie que apresenta maiores valores de amplitude térmica?
1.4 – Qual das espécies terá maior área de distribuição? Justifica a tua resposta.
2 – Na tabela estão registados os valores da temperatura média do corpo, da taxa respiratória e da taxa cardíaca dos ouriços-cacheiros ativos e em hibernação.
ACTIVIDADE | HIBERNAÇÃO | |
Taxa respiratória (número de inspirações e expirações por minuto) | 30/min. | 4/min. |
Taxa cardíaca (número de batimentos por minuto) | 80/min. | 1 a 5/min. |
Temperatura média do corpo | 37ºC | 5ºC |
2.1 – O que acontece à temperatura do corpo do ouriço-cacheiro durante a hibernação?
2.2 – Compara as taxas respiratórias e cardíaca do ouriço-cacheiro quando está ativo com as registadas quando está a hibernar.
2.3 – Durante os meses quentes o ouriço-cacheiro alimenta-se abundantemente para acumular reservas e uma espessa camada de gordura debaixo da pele. Indica as vantagens deste comportamento.
3 – Durante o Verão foram colocadas lebres num recinto fechado (e sem janelas), apenas iluminado com luz elétrica. A luz mantinha-se acesa um determinado número de horas, igual à duração do dia no Outono.
Verificou-se que a pelagem das lebres foi embranquecendo, como se estivessem no Outono.
Observa atentamente os esquemas seguintes, os quais indicam a duração do dia e da noite (durante as 24 horas dum dia).
3.1 – Qual dos esquemas corresponde às condições a que foram submetidas as lebres no decorrer da experiência?
3.2 – Qual é o fator abiótico que influencia a mudança de cor da pelagem das lebres?
3.3 – Como interpretas os resultados obtidos no fim da experiência?
4 – O quadro seguinte apresenta as perdas de água para o ambiente de duas espécies animais:
Perdas de água
| Espécie A | Espécie B |
Água perdida por transpiração (mg)
| 0,94 | 0,54 |
Água nos excrementos (%)
| 68 | 45 |
4.1 – Qual destas espécies perde mais água para o ambiente?
4.2 – Qual delas está mais adaptada a viver em regiões com pouca água? Justifica.
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment