Ficha de Trabalho – Medidas de suporte básico de vida (2)
1. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).
___ Uma paragem cardiorrespiratória tem como consequência um bloqueio no fornecimento de dióxido de carbono e de nutrientes às células.
___ Uma pessoa em paragem cardiorrespiratória apresenta batimentos cardíacos mais acelerados.
___ O objetivo do Suporte Básico de Vida é recuperar vítimas em paragem cardiorrespiratória.
___ A sobrevivência de uma vítima em paragem cardiorrespiratória e as consequentes lesões estão dependentes do tempo que demora a ser socorrida.
___ Um cidadão que não tenha conhecimentos em Suporte Básico de Vida não deve socorrer uma vítima em paragem cardiorrespiratória.
___ Durante as manobras de Suporte Básico de Vida, se o cidadão que socorre a vítima não estiver prevenido com uma máscara e não sentir à vontade em realizar ventilações, pode realizar apenas compressões torácicas.
2. Estabelece a correspondência entre os elos da cadeia de sobrevivência representada na imagem e a respetiva descrição.
___ I. Os técnicos de saúde especializados utilizam desfibrilhadores externos automáticos, para reiniciar o batimento cardíaco normal.
___ II. O socorrista inicia um conjunto de compressões e ventilações para suportar a vítima até à chegada de ajuda diferenciada.
___ III. Os técnicos de saúde estabilizam a vítima para ser transportada para o hospital.
___ IV. O socorrista reconhece o estado grave da vítima e comunica à central de emergência, ligando 112.
3. Ordena as seguintes figuras de modo a constituíres os procedimentos cronologicamente corretos de uma cadeia de sobrevivência.
4. Completa as seguintes afirmações com as opções corretas.
Opções: | |||
Obstrução | descanse | extensão | circulação com controlo de hemorragias |
Heimlich | flexão | desobstrução | compressões torácicas |
ventilação | elevação | respire | permeabilização da via aérea |
A abordagem inicial da vítima segue uma ordem de prioridade, conhecida em inglês pelas iniciais ABC, que significam respetivamente: ____________, ___________ e ___________. Na primeira etapa pretende-se dar condições para que a vítima __________, para isso o socorrista deve verificar a existência de objetos, sangue, vómito ou secreções que possam causar a____________ da via aérea, para que sejam retirados. A pressão realizada por objetos, como gravatas, lenços ou fios, em volta do pescoço da vítima também deve ser aliviada. O socorrista deve ainda realizar a ____________ da cabeça e ____________ do queixo da vítima.
5. O comando VOS é uma das etapas do processo de avaliação inicial da vítima. Explica em que consiste.
6. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).
Para um correto alarme, em caso de emergência, deve-se…
___ chamar socorro, ligando 112.
___ rapidamente contactar os familiares da vítima.
___ enquanto se contacta a central de emergência dar um copo de água com açúcar à vítima.
___ manter a calma e dar todas as informações pedidas pela central de emergência.
___ ignorar a vítima, caso não se tenha conhecimentos em suporte básico de vida.
___ somente desligar a chamada para a central de emergência quando tal for indicado.
___ nunca abandonar a vítima.
7. Os ciclos de compressões e ventilações permitem suportar a vítima até à chegada de ajuda diferenciada, sendo fundamentais, para a sua sobrevivência. Mencione as três situações exclusivas que permitem ao socorrista parar os referidos ciclos.
8. Distingue uma obstrução da via aérea ligeira de uma obstrução da via aérea grave.
9. Ordena as seguintes figuras relativas à Posição Lateral de Segurança e legenda-as com as opções fornecidas.
Opções: | |
Rolar a vítima e estabilizá-la | Ajoelhar ao lado da vítima e posicionar o braço mais próximo |
Levantar a perna do lado oposto | Segurar o braço mais afastado da vítima |
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!