Ficha de Trabalho – Origens e etapas da 2ª guerra mundial (1)
1. Observa o mapa.
1.1 Relaciona a política expansionista do regime nazi com o eclodir da 2.ª Guerra Mundial.
2. Completa as frases com as opções corretas.
Opções: | ||||
“guerra-relâmpago” | vitórias | Dinamarca | Bélgica | espanhol |
“guerra total” | derrotas | Itália | Espanha | francês |
A primeira fase da 2.ª Guerra Mundial, designada de _________________, caracterizou-se por uma sequência de rápidas _________________ por parte da Alemanha, que conquistou quase toda a Europa. Assim, a Alemanha dominou a Polónia, e posteriormente, a _________________, a Noruega, a Holanda e a _________________. Pouco depois, os Alemães ocuparam a maior parte do território _________________.
3. Completa as frases com as opções corretas.
Opções: | |||
alemão | carros blindados | satélites | espionagem |
inglês | resistência | vias de comunicação | tratados |
Em muitos países europeus sob o domínio _________________ formaram-se núcleos de _________________, como aconteceu em França. A sua ação foi muito importante ao sabotarem _________________ e fazerem _________________ a favor dos Aliados.
4. Associa o número do item da coluna I à letra identificativa do elemento da coluna II. Estabelece a correspondência correta de modo a associares os acontecimentos da 2.ª Guerra Mundial.
Coluna I | Coluna II | ||
1 – Final da 2.ª Guerra Mundial | A – Ataque japonês a Pearl Harbor | ||
2 – Início da libertação europeia do domínio nazi | B – Morte dos líderes da Alemanha e da Itália | ||
3 – Entrada dos EUA no conflito | C – Lançamento das bombas atómicas | ||
4 – Início da 2.ª Guerra Mundial | D – Desembarque na Normandia (Dia D) | ||
5 – Final da Guerra na Europa | E – Invasão da Polónia |
5. Lê o documento e responde às seguintes questões.
“Ontem, 7 de Dezembro de 1941- uma data que viverá na infâmia-, os Estados Unidos da América foram súbita e deliberadamente atacados por forças navais e aéreas do império japonês. (…)
Peço ao Congresso que, devido ao ataque ignóbil e injustificado do Japão, (…) declare a existência de um estado de guerra entre os Estados Unidos e o Império Japonês.”
Franklin Roosevelt, Discurso ao Congresso, 8 de Dezembro de 1941
5.1 A partir do documento, identifica a razão pela qual os EUA entraram na 2.ª Guerra Mundial.
5.2 Explica a importância da entrada dos EUA na 2.ª Guerra Mundial.
6. Seleciona a opção que completa corretamente a frase.
A URSS entrou na 2.ª Guerra Mundial quando…
_____ Hitler rompeu o pacto germano soviético e invadiu a URSS.
_____ Mussolini abandonou o Eixo.
_____ Churchill decidiu resistir ao avanço alemão.
7. Completa as frases sobre a capitulação alemã com as opções corretas.
Opções: | |||
Junho | Inglaterra | URSS | franceses |
Agosto | Europa | Ucrânia | soviéticos |
Normandia | nazi | neutros | exilou-se |
Provença | nipónico | aliados | suicidou-se |
No dia 6 de _________________ de 1944, as tropas aliadas desembarcaram na _________________, iniciando a libertação da _________________ do domínio _________________. Na Primavera de 1945, a Alemanha foi invadida e ocupada, a leste pela _________________ e a ocidente pelos outros países _________________. Berlim foi conquistada pelos _________________ e Hitler _________________.
8. Associa o número do item da coluna I à letra identificativa do elemento da coluna II. Estabelece a correspondência correta de modo a associares as principais fases da 2.ª Guerra Mundial à respetiva designação.
Coluna I | Coluna II | ||
1 – 1.ª fase (1940-41) | A – Guerra total | ||
2 – 2.ª fase (1942-43) | B – Guerra-relâmpago | ||
3 – 3.ª fase (1944-45) | C – Vitória dos Aliados |
9. Seleciona a opção que atribui um título correto à imagem.
_____ A derrota alemã.
_____ A Europa em ruínas após a 2.ª Guerra Mundial.
_____ A emigração alemã após a 2.ª Guerra Mundial.
10. Completa as frases sobre o tipo de armamento usado na 2.ª Guerra Mundial com as opções corretas.
Opções: | |||
artilharia | armada | submarinos | bomba foguete |
infantaria | aviação | barcos | bomba atómica |
Durante os confrontos da 2.ª Guerra Mundial, a _________________ substituiu a cavalaria. Surgiu a _________________, essencial para fazer reconhecimentos. Contudo, não podemos esquecer a poderosa arma naval que foram os _________________, ainda que a arma mais mortífera tivesse sido a _________________.
11. Lê o documento e responde à seguinte questão.
“Comandei Auschwitz desde 1 de Dezembro de 1943 e calculo que, pelo menos, dois milhões e meio de pessoas foram mortas nas câmaras de gás e outro meio milhão morreu de fome e doenças. (…) Este número representa setenta a oitenta por cento de todos aqueles que eram enviados para Auschwitz, pois o resto foi destinado a trabalhar na indústria de armamento ou noutras indústrias. (…)
Em Auschwitz trabalhavam dois médicos das SS que examinavam todos os que chegavam ao campo. (…) Os aptos para o trabalho ficavam no campo, enquanto os outros eram diretamente enviados para as câmaras. As crianças de curta idade eram sempre mandadas para a morte, visto que não podiam trabalhar. Com frequência, as mulheres queriam ocultar os seus filhos sob as roupas mas, quando o descobríamos, mandávamos imediatamente as crianças para as câmaras de gás. Queríamos que toda a ação fosse mantida em segredo, mas o cheiro originado pela incineração dos cadáveres inundava toda a região.”
Declaração de RudolfHöess no Julgamento de Nuremberga, 1946
11.1 Analisa os efeitos das atrocidades cometidas pelos nazis, a partir do documento.
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!