Select menu item

Ficha de Trabalho – Origens e etapas da 2ª guerra mundial (1)

1. Observa o mapa.

Origens e etapas da 2ª guerra mundial

1.1 Relaciona a política expansionista do regime nazi com o eclodir da 2.ª Guerra Mundial.

 

2. Completa as frases com as opções corretas.

Opções:
“guerra-relâmpago”vitóriasDinamarcaBélgicaespanhol
“guerra total”derrotasItáliaEspanhafrancês

A primeira fase da 2.ª Guerra Mundial, designada de _________________, caracterizou-se por uma sequência de rápidas _________________ por parte da Alemanha, que conquistou quase toda a Europa. Assim, a Alemanha dominou a Polónia, e posteriormente, a _________________, a Noruega, a Holanda e a _________________. Pouco depois, os Alemães ocuparam a maior parte do território _________________.

 

3. Completa as frases com as opções corretas.

Opções:
alemãocarros blindadossatélitesespionagem
inglêsresistênciavias de comunicaçãotratados

Em muitos países europeus sob o domínio _________________ formaram-se núcleos de _________________, como aconteceu em França. A sua ação foi muito importante ao sabotarem _________________ e fazerem _________________ a favor dos Aliados.

 

4. Associa o número do item da coluna I à letra identificativa do elemento da coluna II. Estabelece a correspondência correta de modo a associares os acontecimentos da 2.ª Guerra Mundial.

Coluna I  Coluna II
1 – Final da 2.ª Guerra MundialA – Ataque japonês a Pearl Harbor
2 – Início da libertação europeia do domínio nazi  B – Morte dos líderes da Alemanha e da Itália
3 – Entrada dos EUA no conflitoC – Lançamento das bombas atómicas
4 – Início da 2.ª Guerra Mundial  D – Desembarque na Normandia (Dia D)
5 – Final da Guerra na Europa  E – Invasão da Polónia

 

5. Lê o documento e responde às seguintes questões.

“Ontem, 7 de Dezembro de 1941- uma data que viverá na infâmia-, os Estados Unidos da América foram súbita e deliberadamente atacados por forças navais e aéreas do império japonês. (…)

Peço ao Congresso que, devido ao ataque ignóbil e injustificado do Japão, (…) declare a existência de um estado de guerra entre os Estados Unidos e o Império Japonês.”

Franklin Roosevelt, Discurso ao Congresso, 8 de Dezembro de 1941

5.1 A partir do documento, identifica a razão pela qual os EUA entraram na 2.ª Guerra Mundial.

5.2 Explica a importância da entrada dos EUA na 2.ª Guerra Mundial.

 

6. Seleciona a opção que completa corretamente a frase.

A URSS entrou na 2.ª Guerra Mundial quando…

_____ Hitler rompeu o pacto germano soviético e invadiu a URSS.

_____ Mussolini abandonou o Eixo.

_____ Churchill decidiu resistir ao avanço alemão.

 

7. Completa as frases sobre a capitulação alemã com as opções corretas.

Opções:
JunhoInglaterraURSSfranceses
AgostoEuropaUcrâniasoviéticos
Normandianazineutrosexilou-se
Provençanipónicoaliadossuicidou-se

No dia 6 de _________________ de 1944, as tropas aliadas desembarcaram na _________________, iniciando a libertação da _________________ do domínio _________________. Na Primavera de 1945, a Alemanha foi invadida e ocupada, a leste pela _________________ e a ocidente pelos outros países _________________. Berlim foi conquistada pelos _________________ e Hitler _________________.

 

8. Associa o número do item da coluna I à letra identificativa do elemento da coluna II. Estabelece a correspondência correta de modo a associares as principais fases da 2.ª Guerra Mundial à respetiva designação.

Coluna I  Coluna II
1 – 1.ª fase (1940-41)A – Guerra total
2 – 2.ª fase (1942-43)  B – Guerra-relâmpago
3 – 3.ª fase (1944-45)C – Vitória dos Aliados

 

9. Seleciona a opção que atribui um título correto à imagem.

Origens e etapas da 2ª guerra mundial

_____ A derrota alemã.

_____ A Europa em ruínas após a 2.ª Guerra Mundial.

_____ A emigração alemã após a 2.ª Guerra Mundial.

 

10. Completa as frases sobre o tipo de armamento usado na 2.ª Guerra Mundial com as opções corretas.

Opções:
artilhariaarmadasubmarinosbomba foguete
infantariaaviaçãobarcosbomba atómica

Durante os confrontos da 2.ª Guerra Mundial, a _________________ substituiu a cavalaria. Surgiu a _________________, essencial para fazer reconhecimentos. Contudo, não podemos esquecer a poderosa arma naval que foram os _________________, ainda que a arma mais mortífera tivesse sido a _________________.

 

11. Lê o documento e responde à seguinte questão.

“Comandei Auschwitz desde 1 de Dezembro de 1943 e calculo que, pelo menos, dois milhões e meio de pessoas foram mortas nas câmaras de gás e outro meio milhão morreu de fome e doenças. (…) Este número representa setenta a oitenta por cento de todos aqueles que eram enviados para Auschwitz, pois o resto foi destinado a trabalhar na indústria de armamento ou noutras indústrias. (…)

Em Auschwitz trabalhavam dois médicos das SS que examinavam todos os que chegavam ao campo. (…) Os aptos para o trabalho ficavam no campo, enquanto os outros eram diretamente enviados para as câmaras. As crianças de curta idade eram sempre mandadas para a morte, visto que não podiam trabalhar. Com frequência, as mulheres queriam ocultar os seus filhos sob as roupas mas, quando o descobríamos, mandávamos imediatamente as crianças para as câmaras de gás. Queríamos que toda a ação fosse mantida em segredo, mas o cheiro originado pela incineração dos cadáveres inundava toda a região.”

Declaração de RudolfHöess no Julgamento de Nuremberga, 1946

11.1 Analisa os efeitos das atrocidades cometidas pelos nazis, a partir do documento.

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. Se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!