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Ficha de Trabalho – Realizações e dificuldades da 1a Republica (1)

1. Lê o documento e responde à seguinte questão.

Art.1.º-A Nação Portuguesa, organizada em Estado Unitário, adota como forma de governo a República, nos termos desta Constituição.
Art.3.º-N.º 2 – A lei é igual para todos (…).
N.º 3 – A República Portuguesa não admite privilégio de nascimento, nem foros de nobreza (…).
N.º 8 – É livre o culto público de qualquer religião (…).
N.º 11 – O ensino primário elementar será obrigatório e gratuito.
N.º 14 – O direito de reunião e associação é livre (…).
N.º 16 – Ninguém poderá ser preso sem culpa formada (…).
N.º 29 – É reconhecido o direito à assistência pública (…).
Art.5.º-A soberania reside essencialmente na Nação.
Art.6.º-São órgãos da Soberania Nacional o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judicial, independentes e harmónicos entre si.
Art.7.º-O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso da República, formado por duas Câmaras que se denominam Câmara dos Deputados e Senado (…).

Constituição de 1911

 1.1 Indica dois aspetos que constituem uma rutura e dois aspetos que constituem uma continuidade da Constituição de 1911 em relação à Constituição da Monarquia Constitucional (Carta Constitucional de 1826).

 

2. Associa o número do item da coluna I à letra identificativa do elemento da coluna II. Estabelece a correspondência correta entre as realizações republicanas e a área em que se inserem.

Coluna I  Coluna II
1 – Regulamentação da greve. 

 

A – Legislação social

2 – Instrução obrigatória e gratuita para todas as crianças entre os 7 e os 12 anos.  
3 – Fundação das universidades de Lisboa e do Porto.
4 – Instituição do descanso semanal obrigatório.  B – Medida educativa
5 – Limitação dos horários de trabalho.   
6 – Criação de escolas para a formação de professores.   

 

3. Observa a imagem e responde à seguinte questão.

Realizações e dificuldades da 1a República

3.1 À luz da caricatura, explica o descontentamento criado pelas medidas da 1.ª República no seio da Igreja Católica.

 

4. Associa o número do item da coluna I à letra identificativa do elemento da coluna II. Estabelece a correspondência correta entre os setores económicos e os resultados das medidas dos governos republicanos.

Coluna I  Coluna II
1 – AgriculturaA – Investimentos com vista à modernização, mas a produção cerealífera continuou deficitária.
2 – Finanças  B – Desvalorização monetária (escudo).
3 – ComércioC – Manutenção do atraso em relação aos outros países europeus.
4 – Indústria  D – Agravamento do défice da balança.

 

5. Lê o documento e responde à seguinte questão.

“(…) Uma das principais razões que conduziram à instabilidade política era a incapacidade dos Democráticos em obterem maiorias absolutas que lhes permitissem governar por si próprios. Tinham sempre de depender do apoio dos outros partidos, o que justificava as constantes alianças, feitas e desfeitas ao sabor da conjuntura. (…)”

A.H. De Oliveira Marques, História de Portugal

 

5.1 Justifica a instabilidade política vivida durante a 1.ª República.

 

6. Seleciona a opção que atribui um título correto ao quadro.

Realizações e dificuldades da 1a República

_____ O rotativismo partidário.

_____ A instabilidade política durante a Ditadura Militar.

_____ A instabilidade política durante a 1.ª República.

_____ A organização política durante a 1.ª República.

 


Notas:

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