Ficha de Trabalho – Respostas dos regimes demoliberais à crise de 1929 (1)
1. Completa as frases com as opções corretas.
Opções: | |||
moderada | oposição | capitalismo | ignorar |
livre | concorrência | socialismo | regular |
Até aos anos 30 acreditava-se na _________________ iniciativa, na livre produção e na livre _________________ como produtoras de riqueza. As crises cíclicas do _________________ liberal acabariam por se resolver por si próprias, e como tal, o Estado não deveria _________________ a economia.
2. Lê o documento e seleciona a opção que está de acordo com a mensagem do documento.
“Durante gerações, os governos basearam-se na teoria do equilíbrio natural das forças económicas. Segundo essa teoria, se se deixarem as forças económicas funcionar livremente entre si, como aconteceu até agora, elas acabarão por chegar a um equilíbrio. A verdade, porém, é que, enquanto isso não sucede, teremos metade do País mendigando nas ruas e reduzido à fome mais terrível. (…) A intervenção do Estado, tornando-se o motor da economia, pode ser a forma de impedir as perdas em vidas humanas, em saúde e em bem-estar.”
Jornal New York Times, 29 de outubro de 1933
_____ O texto defende o liberalismo económico na medida em que este consegue superar as crises económicas através de um “equilíbrio natural”, sem ser necessário recorrer à intervenção do Estado.
_____ O texto critica os grandes banqueiros e industriais que discordam com os investimentos estatais na economia, afirmando que estes devem ser feitos apenas por iniciativa privada.
_____ O texto defende a política do intervencionismo económico estatal, que considera ser “o motor da economia”, de forma a ultrapassar as graves consequências sociais da Grande Depressão.
3. Completa a frase com as opções corretas.
Opções: | ||
subsídios | New Deal | paragem |
produtos | Capitalismo | produção |
Os postos de trabalho e os _________________ criados pelo plano americano do _________________ permitiram aumentar o poder de compra, o que incitava à _________________ empresarial.
4. Associa o número do item da coluna I à letra identificativa do elemento da coluna II. Estabelece a correspondência correta entre os programas do New Deal e as respetivas medidas.
Coluna I | Coluna II | ||
1 – Tennessee Valley Authority (TVA) | A – Proteção à agricultura. | ||
2 – Agricultural Adjustment Act (AAA) | B – Criação de barragens hidroelétricas e fábricas. | ||
3 – National Industrial Recovery Act (NIRA) | C – Estabelecimento do salário mínimo. | ||
4 – Lei Wagner | D – Proteção à indústria. | ||
5 – Fair Labor Standard Act | E – Reforma por velhice e invalidez. |
5. Lê o documento e responde à seguinte questão.
“Queremos recuperar a esperança, queremos lutar contra a miséria. (…) Queremos voltar a dar o gosto pelo trabalho a todos aqueles que estão em risco de o perderem. Queremos reabrir as portas da riqueza, aumentar a massa dos rendimentos de consumo, isto é, os salários.”
LéonBlum, Discursos, 1936
Refere as ideias defendidas por Léon Blum.
6. Observa a imagem e seleciona a opção correta que indica a medida económica tomada pelo governo de unidade nacional britânico.
_____ Liberalismo económico.
_____ Protecionismo económico.
_____ New Deal.
7. Lê o documento e responde à seguinte questão.
“Léon Blum pressionou os sindicatos e os patrões a negociarem. Os acordos de Matignon garantiram um aumento salarial e o reconhecimento do direito à associação e à formação de sindicatos. (…) Mas a persistência das dificuldades económicas e a degradação das relações internacionais provocaram a queda da Frente Popular em 1938.”
Piérre Miquel, Histoire, Éditions de la Cité, 1998
Avalia os resultados das medidas de intervenção estatal da Frente Popular, em França.
8. Completa as frases com as opções corretas.
Opções: | |||
depressão | miséria | totalitário | 1.ª Guerra Mundial |
ditadura | agricultura | Providência | 2.ª Guerra Mundial |
O New Deal não conseguiu pôr fim à _________________, mas contribuiu para diminuir a _________________ e impediu que a crise se agravasse. Além disso, ao preocupar-se com o bem-estar social lançou as bases para o Estado _________________.
Apenas com o impulso dado à produção industrial pela _________________, os EUA superaram a crise.
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!