Ficha Informativa – Classe de palavras – adjetivo (1)
Classe de palavras: o adjetivo
A classe do adjetivo é uma classe aberta de palavras e é uma palavra variável que acompanha o nome a que se refere, concordando com ele em número e em género.
SUBCLASSE DO ADJETIVO
- ADJETIVO QUALIFICATIVO – Atribui uma qualidade ou característica ao nome que acompanha. Ocorre normalmente depois do nome, mas também se pode encontrar antes dele.
Pode variar em grau.
Exemplo: “Equilíbrio maior”
“Perfeito equilíbrio”
- ADJETIVO RELACIONAL – Deriva de um nome e coloca-se depois deste. Não varia em grau.
Exemplo: “Carinho maternal”
- ADJETIVO NUMERAL – Indica a ordem de um elemento relativamente a outros e concorda em número e género com o nome a que se refere.
Ocorre sempre antes do nome e é antecedido de artigo ou determinante. Não varia em grau.
Exemplo: “À primeira vista”
Flexão do adjetivo
EM GÉNERO E NÚMERO
- UNIFORME – O adjetivo é uniforme, quando tem a mesma forma para o masculino e para o feminino ou para o singular e para o plural.
Exemplo: (o) televisor espetacular, (a) visão espetacular
(um) cartaz simples, (uns) cartazes simples
- BIFORME – O adjetivo é biforme, quando apresenta uma forma para o masculino e outra para o feminino, o mesmo acontecendo para o singular e para o plural.
Exemplo: novo televisor, nova visão
novos televisores, novas visões
EM GRAU
Os adjetivos podem sofrer alterações de grau, o que lhes permite caracterizar o nome a que dizes respeito com maior ou menor intensidade.
Exemplo: Conseguimos um equilíbrio maior.
- GRAUS DOS ADJETIVOS
| Grau normal | Alto | ||
| Grau comparativo | de inferioridade | Menos alto (do) que | |
| de igualdade | Tão alto como | ||
| de superioridade | Mais alto (do) que | ||
| Grau superlativo | relativo | de inferioridade | O menos alto |
| de superlativo | O mais alto | ||
| absoluto | sintético | Altíssimo | |
| analítico | Muito alto | ||
- FORMAS IRREGULARES DO COMPARATIVO E DO SUPERLATIVO
| GRAU NORMAL | GRAU COMPARATIVO | GRAU SUPERLATIVO | |
| ABSOLUTO | RELATIVO | ||
| Bom | Melhor | Ótimo | O melhor |
| Mau | Pior | Péssimo | O pior |
| Grande | Maior | Máximo/grandíssimo | O maior |
| Pequeno | Menor/mais pequeno | Mínimo/pequeníssimo | O menor |
- FORMAS IRREGULARES SUPERLATIVO ABSOLUTO SINTÉTICO
| Grau normal | Grau superlativo absoluto sintético | Grau normal | Grau superlativo absoluto sintético | |
| Amargo | Amaríssimo | Fiel | Fidelíssimo | |
| Amável | Amabilíssimo | Frio | Frigidíssimo | |
| Amigo | Amicíssimo | Humilde | Humilíssimo | |
| Antigo | Antiquíssimo | Livre | Libérrimo | |
| Áspero | Aspérrimo | Nobre | Nobilíssimo | |
| Atroz | Atrocíssimo | Pagão | Paganíssimo | |
| Celebre | Celebérrimo | Pobre | Paupérrimo | |
| Cristão | Cristianíssimo | Sábio | Sapientíssimo | |
| Difícil | Dificílimo | Sagrado | Sacratíssimo | |
| Doce | Dulcíssimo | Simples | Simplíssimo | |
| Fácil | Facílimo | Terrível | Terribilíssimo | |
| Feliz | Felicíssimo | Veloz | Velocíssimo |
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- Se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!


Add Comment