Ficha Informativa – Discurso direto e indireto (1)
Discurso direto e discurso indireto
Discurso direto
O discurso direto é um meio de expressão pelo qual se reproduzem as palavras de uma personagem tal como elas as teria proferido.
Este tipo de discurso permite um contacto mais estreito entre a situação criada e o recetor (leitor/ouvinte); atualiza e torna mais viva a narrativa, mais espontânea, como no teatro.
“Sintra não são pedras velhas, nem coisas góticas…Sintra é isto, um pouco de água, um bocado de musgo…Isto é um paraíso.”
Eça de Queirós
No discurso direto as falas das personagens ganham em naturalidade, não raras vezes tocadas pela emoção, que o emprego de exclamações, interjeições, reticências, interrogações, vocativos e imperativo reforça.
É de salientar que o Discurso Direto pode aparecer sob a forma de monólogo interior.
Discurso indireto
O Discurso indireto é o processo pelo qual o narrador informa o leitor acerca do que uma personagem teria dito ou pensado, sem reproduzir exatamente as suas palavras.
“(…) o maestro declarou que preferia estar ali, ouvindo correr a água, a ver monumentos caturras (…)”
Eça de Queirós
Na transposição do discurso direto para o Indireto, notam-se alterações nas categorias verbais (modo, tempo, pessoa), nos pronomes, nos determinantes e nos advérbios.
Discurso direto | Discurso indireto |
verbo declarativo (dizer, perguntar, responder, pedir, ordenar…) | |
Tempos e ModosèPresenteèPretérito Perfeito èFuturo do Indicativo èImperativo | Tempos e ModosèPretérito ImperfeitoèPretérito Mais-que-Perfeito èCondicional èModo Conjuntivo |
Pronomes Pessoais de 1ª ou 2ª pessoa: eu, nós, tu, vós (sujeito) e me, te, nos, vos (complemento) 1ª ou 2ª dos verbos | Pronomes Pessoais de 3ª pessoa: ele, ela, eles, elas (sujeito) e lhe, lhes (complemento) 3ª pessoa dos verbos |
Determinantes e Pronomes Demonstrativos (este, esta, estes, estas; esse, essa, esses, essas, isto, isso) | Determinantes e pronomes Demonstrativos (aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo) |
Determinantes e Pronomes Possessivos (meu, teu, meus, teus, nosso, vosso, nossos, vossos) | Determinantes e Pronomes Possessivos (seus, seus) |
Advérbiosde tempo agora hoje, ontem amanhã de lugar aqui cá | Advérbiosde tempo então naquele dia, no dia anterior no dia seguinte, nesse momento nessa altura de lugar ali, além, acolá lá |
EXEMPLOS:
Nada te acontecerá. / Ele disse que nada lhe aconteceria.
Paga esta conta, como é teu dever. / Ela respondeu que ela lhe pagasse aquela conta, como era seu dever.
Conta-me tudo – pediu ele – aqui mesmo e agora…/ Ele pediu que ela lhe contasse tudo, ali mesmo e naquele momento.
Queres vir comigo Pedro? / Ela perguntou ao Pedro se ele queria ir com ela.
Eu dou-te o dinheiro. / Ele disse que lhe dava o dinheiro.
Não leste o livro! / Ela disse que ele não tinha lido o livro.
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar utiliza, por exemplo, o nosso fórum.
- Se detetares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo atualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objetivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projeto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objetivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment