Ficha de Trabalho – Gramática – O Nome (1)

1. Lê o texto abaixo apresentado.

Tinham passado duas semanas desde que o peixe se fora embora. A lua estava agora cheia e, num céu límpido, sem nuvens algumas, de noite via-se quase tão bem como de dia. Numa dessas noites, o rapaz estava à janela do quarto, entretido a ver as sombras que a luz da lua fazia no olival e no pomar e a ouvir o canto das corujas, que gritavam umas com as outras, como se fosse de dia e estivessem cheias de pressa. Dali, da janela do quarto, conseguia avistar o ribeiro e via as águas quietas, que, ao luar, pareciam pintadas de prata. Estava exatamente a olhar para o ribeiro, quando o coração lhe deu um pulo no peito.

 

1.1 Agrupa os nomes destacados no texto, de acordo com a subclasse a que pertencem:

Próprio ___________________________________________________________________

Comum _________________________________________________________________

Coletivo _________________________________________________________________

1.2 O nome coletivo designa um conjunto de entidades do mesmo tipo. Refere os conjuntos designados pelos nomes coletivos destacados.

1.3 Transcreve cinco nomes comuns presentes nos dois últimos períodos do texto.

          1.3.1 Forma frases que empregues os nomes comuns que copiaste.

1.4 Assinala a opção correta, para cada frase apresentada.

          1.4.1 A palavra “lua” é um nome

                    ___ Próprio ou comum, depende do contexto em que surge.

                    ___ Próprio

                    ___ Comum

          1.4.2 O nome comum coletivo “pomar”

                    ___ Só pode ser usado no singular

                    ___ Pode ser usado no singular e no plural

                    ___ Só pode ser usado no plural

          1.4.3 A palavra “prata” é um nome

                    ___ Comum

                    ___ Comum coletivo

                    ___ Próprio

          1.4.4 A palavra “olival” é um nome que

                    ___ Não tem sentido no singular

                    ___ Só pode ser usado no singular.

                    ___ No singular refere um conjunto.

 

2. Sublinha o intruso em cada uma das alíneas. Justifica a tua opção indicando a sua subclasse.

Exército; Cardume; Arquipélago; Casa; Turma; Cáfila _____________________

Tristeza; Porto; Frota; Dicionário; Inteligência; Flor __________________________

Jerónimos; albufeiro; Elisa; Indico; Portugal; Douro _________________________

 


Notas:

  1. Caso tenhas alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. No Caso de detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.