Select menu item

História Alegre de Portugal de Manuel Pinheiro Chagas

História Alegre de Portugal de Manuel Pinheiro Chagas

Livro História Alegre de Portugal de Manuel Pinheiro Chagas.

Publicada em 1880, esta obra de Manuel Pinheiro Chagas tem tanto de divertida como de didática.

Surgiu na mente do seu autor quando um colega deputado  lhe ofereceu um pequeno livro francês que, de modo desprendido e usando uma linguagem prosaica, contava, muito concisamente, alguns episódios da história da França, de forma a que estes fosses compreendidos pelo cidadão francês comum.

Pinheiro Chagas achou tanta piada ao livro que como consequência surgiu a “História Alegre de Portugal”.

 

Ficha Técnica

Nome: História Alegre de Portugal
Autor:

Manuel Pinheiro Chagas


Sobre o Autor:

Manuel Joaquim Pinheiro Chagas (1842 — 1895), prolífico escritor, jornalista e político português. Destacou-se como romancista, historiador e dramaturgo, tendo escrito inúmeros romances históricos e diversas peças de teatro, algumas das quais se mantiveram em cena por mais de um século. Foi director de vários periódicos de Lisboa. Exerceu as funções de deputado e par do Reino e foi Ministro da Marinha e Ultramar na fase decisiva das movimentações das potências europeias em torno da partilha de África. Foi um dos fundadores da Sociedade de Geografia de Lisboa e secretário-geral da Academia das Ciências de Lisboa.

Ano de Lançamento:1880
Género:Novela
N.º de páginas:151
Formato:PDF
Idioma:Português Europeu (Pt-Pt)
Fonte:www.luso-livros.net
Sinopse:

História Alegre de Portugal

João Agualva, professor aposentado, decide relatar de forma fácil e didática a História do país a um grupo de saloios da sua aldeia natal, situada entre Belas e o Cacém.

Desde época de Viriato à Reconquista da Península Ibérica, da fundação de Portugal aos Descobrimentos, ele vai narrando, ao longo de dez serões, os momentos mais marcantes da História de Portugal, de forma descontraída, simplificada e divertida, culminando a sua narração no reinado de D. Luís I.

Download

 

 


Notas:

  • Os ficheiros encontram-se em formato PDF se não possuis o software adequado ou se este se encontrar desatualizado então podes fazer o download da última versão do Software Adobe Reader AQUI!
  • A presente obra é um recurso já existente na Internet. O Bem Explicado apenas disponibiliza este material de forma a facilitar a sua procura.  
  • A presente obra encontra-se no domínio público.

______________________________________

Aviso:  O Bem Explicado – centro de explicações tem como principal objectivo ajudar-te no teu percurso escolar.

Para que isso continue a acontecer agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu pequeno grande percurso!

%d bloggers like this: