Select menu item

O Dominó Preto de Florbela Espanca

O Dominó Preto de Florbela Espanca

Livro O Dominó Preto de Florbela Espanca.

Escrito por Florbela em 1927, quatro anos antes de outro livro de contos “Máscaras do Destino“, no entanto só publicado em 1982, 50 anos após a sua precoce morte, devido a disputas de partilhas dos direitos de autor.

 

Ficha Técnica

Nome: O Dominó Preto
Autor:

Florbela Espanca


Sobre o Autor:

Florbela de Alma da Conceição Espanca (1894 — 1930), conhecida apenas por Florbela Espanca, foi uma poetisa e autora polifacetada: escreveu poesia, contos, um diário e epístolas; traduziu vários romances e colaborou ao longo da sua vida em revistas e jornais de diversa índole. É à sua poesia, quase sempre em forma de soneto, que ela deve a fama e o reconhecimento. Neles reflete-se uma vida plena, embora tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização, feminilidade e panteísmo.

Ano de Lançamento: 1982
Género: Contos
N.º de páginas: 147
Formato: PDF
Idioma: Português Europeu (Pt-Pt)
Fonte: www.luso-livros.net
Sinopse:

O Dominó Preto 

O livro não é muito extenso, tendo apenas seis contos. Algumas semanas após o último conto “O Regresso do Filho”, o seu irmão acabou por morrer acidentalmente numa queda de avião e Florbela abandonou por completo este seu manuscrito. No entanto, de alguma forma, o trabalho que desenvolvera em O Dominó Preto, deve ter marcado Florbela, pois aquilo a que se dedicou depois e usou como meio de escape da dor provocada pela morte do irmão, não foi a Poesia, mas um novo livro de contos, dando, assim continuidade ao que iniciara com O Dominó Preto.

Fazem parte do livro os seguintes contos: Mulher de Perdição; À Margem Dum Soneto; O Dominó Preto; Amor de Outrora; O Crime do Pinhal do Cego; O Regresso do Filho.

O conto “Amor de Outrora”, cuja protagonista encontra um antigo amor durante uma consulta médica, acaba por ser uma história com traços auto-biográficos pois estabelece um paralelismo entre Florbela e seu terceiro marido, Mário Lage, que foi o seu próprio médico.

 

Download

 

 


Notas:

  • Os ficheiros encontram-se em formato PDF se não possuis o software adequado ou se este se encontrar desatualizado então podes fazer o download da última versão do Software Adobe Reader AQUI!
  • A presente obra é um recurso já existente na Internet. O Bem Explicado apenas disponibiliza este material de forma a facilitar a sua procura.  
  • A presente obra encontra-se no domínio público.

______________________________________

Aviso:  O Bem Explicado – centro de explicações tem como principal objectivo ajudar-te no teu percurso escolar.

Para que isso continue a acontecer agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu pequeno grande percurso!

About Author
%d bloggers like this: