Select menu item

Sermão de St. António aos Peixes de Padre António Vieira

 Sermão de St. António aos Peixes de Padre António Vieira

Livro Sermão de St. António aos Peixes de Padre António Vieira.

Proferido três dias antes de António Viera fugir ocultamente da cidade de São Luís do Maranhão (Brasil), para Lisboa, em 1654.

Procurava  obter uma legislação justa para os índios locais. Uma acção que se proponha na sequência dos litígios que surgiram entre os colonos brasileiros e os jesuítas (a sua ordem religiosa) porque estes contestavam a escravidão dos povos indígenas nas terras colonizadas.

 

Ficha Técnica

Nome: Sermão de St. António aos Peixes
Autor:

Padre António Vieira


Sobre o Autor:

António Vieira (1608 — 1697) foi um religioso, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus no Brasil. Foi um dos mais influentes personagens do século XVII em termos de política e oratória. Defendeu os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (os católicos tradicionais) e foi o mais infatigavelmente defensor os direitos humanos dos povos indígenas do seu tempo. Além de criticar os actos bárbaros dos colonos brasileiros para os índios, também criticou os sacerdotes  e a própria Inquisição.

Ano de Lançamento:1654
Género:Texto
N.º de páginas:51
Formato:PDF
Idioma:Português Europeu (Pt-Pt)
Fonte:www.luso-livros.net
Sinopse:

Sermão de St. António aos Peixes

Texto oratório de Padre António Vieira,  sob a forma de alegoria, uma vez que faz considerações sobre as virtudes e os vícios humanos elaborado em paridade com a lenda de St. António.

Na obra diz-se que o santo, descontente com os hereges  da cidade italiana de Arímino porque o não quiseram ouvir, dirigiu-se à beira do mar e pôs-se a pregar aos peixes, que, em cardumes, correram a escutá-lo com a cabeça fora da água, e que a população local, ao ver tal milagre, converteu-se também.

Download

 

 


Notas:

  • Os ficheiros encontram-se em formato PDF se não possuis o software adequado ou se este se encontrar desatualizado então podes fazer o download da última versão do Software Adobe Reader AQUI!
  • Presente obra é um recurso existente na Internet assim Bem Explicado apenas disponibiliza este material de forma a facilitar a sua procura.  
  • A presente obra encontra-se no domínio público.

______________________________________

Aviso:  O Bem Explicado – centro de explicações tem como principal objectivo ajudar-te no teu percurso escolar.

Para que isso continue a acontecer agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu pequeno grande percurso!

%d bloggers like this: