Teste de avaliação – A abertura do mundo (1)
1. Lê, atentamente, a seguinte tabela.
A | Portugal e Castela dividem o Mundo pelo paralelo do Tratado de Alcáçovas. |
B | Gil Eanes dobra o Cabo Bojador e inicia-se a descoberta da Costa Ocidental Africana, sob a liderança do Infante D, Henrique. |
C | Conquista de Ceuta. |
D | Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil. |
E | Bartolomeu Dias ultrapassa o Cabo da Boa Esperança, provando que o Oceano Atlântico e o Oceano Índico têm ligação. |
F | Vasco da Gama descobre o caminho marítimo para a Índia |
G | Cristóvão Colombo, ao serviço de Castela, descobre a América Central (Antilhas). |
H | Portugal e Castela dividem o Mundo pelo meridiano do Tratado de Tordesilhas, sendo estabelecido o princípio do mare clausum (mar fechado para os outros povos). |
Ordena de forma cronológica (do mais antigo para o mais recente) os acontecimentos presentes na tabela anterior.
2. Observa o mapa seguinte.
2.1 Indica o nome coreto dos cabos assinalados pelas letras A e B.
A –
B –
2.2 Identifica os tratados assinalados no mapa pelas letras C e D.
C –
D –
2.3 Substitui a letra E pelo nome do navegador português responsável pela primeira viagem marítima para Índia.
E –
3. Lê, atentamente o documento seguinte:
“Este príncipe [Infante D. Henrique], depois da tomada de Ceuta, sempre trouxe continuadamente navios armados contra os infiéis; e ia além das Ilhas Canárias, e de um cabo que se chamava Bojador […] E, [primeira razão], porque o dito senhor quis disto saber a verdade […]. E a segunda foi porque considerou que se poderiam para estes reinos trazer muitas mercadorias […]. A terceira razão foi […] para conhecer até onde chegava o poder daqueles infiéis. […] A quarta razão […] era que queria saber se se achariam em aquelas partes alguns príncipes cristãos que o quisessem ajudar contra aqueles inimigos da Fé.
A quinta razão foi o grande desejo de acrescentar a Santa Fé de Nosso Senhor Jesus Cristo, trazer as almas que se quisessem salvar.”
Zucara, Crónica do Descobrimento e conquista da Guiné (século XV)
3.1 A partir da leitura do documento indica duas motivações, uma de caracter económico e outra de caracter religioso, que tenham estado na origem da expansão maritima portuguesa.
3.2 Explica as motivações sociais do clero, da burguesia e do povo para apoiarem o movimento da expansão.
4. Lê, atentamente, o seguinte documento e observa a imagem:
|
4.1 Com base no documento e na figura anterior identifica três condições favoráveis que justificam a prioridade portuguesa na expansão.
5. Compara a política expansionista de D. Afonso V com a do seu filho D. João II.
6. Observa o mapa da pergunta 2 e lê, atentamente, o documento seguinte:
Explique as consequências da assinatura do Tratado de Tordesilhas e o significado da politica de mare clausum então instituida.
7. Observa atentamente o seguinte mapa:
7.1 Explica o principal objetivo da presença dos Portugueses em África.
7.2 Indica como era o relacionamento com os povos locais.
7.3 Diz o que entendes por:
a. Feitoria
b. Monopólio
8. Lê, atentamente os seguintes documentos:
Quanto mais fortalezas tiverdes, mais falho (fraco) será o vosso poder: toda a nossa força seja no mar, porque se nele não formos poderosos, tudo logo será contra nós (…) Enquanto no mar fordes poderosos, tereis a Índia por vossa (…).
Carta de D. Francisco de Almeida (1ºVice-ei da Índia) a D. Manuel I
Não podereis reinar sobre um território tão extenso como a Índia colocando todo o vosso poder simplesmente no mar.
Não construir fortalezas é precisamente o que os Mouros deste país desejam ver-vos fazer, porque sabem que todo o domínio fundado apenas no mar não pode persistir.
Carta de D. Afonso de Albuquerque (2ºVice-ei da Índia) a D. Manuel I
Mostra as diferenças entre as políticas de Francisco de Almeida e Afonso de Albuquerque no Império Português do Oriente.
9. Analisa o mapa seguinte:
9.1 Substitui as letras A, B, C e D pelas principais rotas marítimas do comércio internacional.
A –
B –
C –
D –
9.2 Substitui as letras E, F e G pelos produtos transportados a partir desses continentes para a Europa.
E –
F –
G –
9.3 Substitui as letras H, I e J pelos nomes das três cidades mais importantes para o comércio internacional.
E –
F –
G –
10. Lê, atentamente, o documento seguinte:
Nos séculos XV e XVI, Portugal e Espanha deram a conhecer novos mundos ao mundo.
Comenta a afirmação do documento
11. No início do século XVI, Lisboa e Sevilha tornaram-se grandes centros de comércio intercontinental. Com efeito, embarcações ibéricas faziam chegar à Europa, nomeadamente a Antuérpia, diversos produtos de África, Ásia e América.
11.1 Define política de transporte.
11.2 Explica de que forma a mundialização da crise alterou o quotidiano das populações:
a. Na alimentação –
b. No vestuário –
c. Na decoração –
d. No estilo de vida –
Notas:
- Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
- No caso se detectares algum erro nos apontamentos, podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
- Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
- Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.
Aviso:
O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.
O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.
Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!
Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!
Add Comment