Teste de avaliação – A abertura do mundo (1)

 1. Lê, atentamente, a seguinte tabela.

APortugal e Castela dividem o Mundo pelo paralelo do Tratado de Alcáçovas.
BGil Eanes dobra o Cabo Bojador e inicia-se a descoberta da Costa Ocidental Africana, sob a liderança do Infante D, Henrique.
CConquista de Ceuta.
DPedro Álvares Cabral chega ao Brasil.
EBartolomeu Dias ultrapassa o Cabo da Boa Esperança, provando que o Oceano Atlântico e o Oceano Índico têm ligação.
FVasco da Gama descobre o caminho marítimo para a Índia
GCristóvão Colombo, ao serviço de Castela, descobre a América Central (Antilhas).
HPortugal e Castela dividem o Mundo pelo meridiano do Tratado de Tordesilhas, sendo estabelecido o princípio do mare clausum (mar fechado para os outros povos).

Ordena de forma cronológica (do mais antigo para o mais recente) os acontecimentos presentes na tabela anterior.

 

2. Observa o mapa seguinte.

A abertura ao mundo

  

 2.1 Indica o nome coreto dos cabos assinalados pelas letras A e B.

A – 

B – 

2.2 Identifica os tratados assinalados no mapa pelas letras C e D.

C –

D – 

2.3 Substitui a letra E pelo nome do navegador português responsável pela primeira viagem marítima para Índia.

E – 

 

3. Lê, atentamente o documento seguinte:

“Este príncipe [Infante D. Henrique], depois da tomada de Ceuta, sempre trouxe continuadamente navios armados contra os infiéis; e ia além das Ilhas Canárias, e de um cabo que se chamava Bojador […] E, [primeira razão], porque o dito senhor quis disto saber a verdade […]. E a segunda foi porque considerou que se poderiam para estes reinos trazer muitas mercadorias […]. A terceira razão foi […] para conhecer até onde chegava o poder daqueles infiéis. […] A quarta razão […] era que queria saber se se achariam em aquelas partes alguns príncipes cristãos que o quisessem ajudar contra aqueles inimigos da Fé.

A quinta razão foi o grande desejo de acrescentar a Santa Fé de Nosso Senhor Jesus Cristo, trazer as almas que se quisessem salvar.”

Zucara, Crónica do Descobrimento e conquista da Guiné (século XV)

3.1 A partir da leitura do documento indica duas motivações, uma de caracter económico e outra de caracter religioso, que tenham estado na origem da expansão maritima portuguesa.

3.2 Explica as motivações sociais do clero, da burguesia e do povo para apoiarem o movimento da expansão.

 

4. Lê, atentamente, o seguinte documento e observa a imagem:

A abertura ao mundo
“Dois anos depois o senhor rei Afonso armou uma grande caravela, onde me mandou por capitão (…) E eu tinha um quadrante, quando fui a estes países, e escrevi na tábua do quadrante a altura do Pólo ártico, e achei aí melhor do que na carta.”

Diogo Gomes,

Relação do Descobrimento da Guiné e das Ilhas

 

 4.1 Com base no documento e na figura anterior identifica três condições favoráveis que justificam a prioridade portuguesa na expansão.

 

5. Compara a política expansionista de D. Afonso V com a do seu filho D. João II.

 

6. Observa o mapa da pergunta 2 e lê, atentamente, o documento seguinte:

Explique as consequências da assinatura do Tratado de Tordesilhas e o significado da politica de mare clausum então instituida.

 

7. Observa atentamente o seguinte mapa:

A abertura ao mundo

7.1 Explica o principal objetivo da presença dos Portugueses em África.

7.2 Indica como era o relacionamento com os povos locais.

7.3 Diz o que entendes por:

a. Feitoria 

b. Monopólio 

 

8. Lê, atentamente os seguintes documentos:

Quanto mais fortalezas tiverdes, mais falho (fraco) será o vosso poder: toda a nossa força seja no mar, porque se nele não formos poderosos, tudo logo será contra nós (…) Enquanto no mar fordes poderosos, tereis a Índia por vossa (…).

Carta de D. Francisco de Almeida (1ºVice-ei da Índia) a D. Manuel I

Não podereis reinar sobre um território tão extenso como a Índia colocando todo o vosso poder simplesmente no mar.

Não construir fortalezas é precisamente o que os Mouros deste país desejam ver-vos fazer, porque sabem que todo o domínio fundado apenas no mar não pode persistir.

Carta de D. Afonso de Albuquerque (2ºVice-ei da Índia) a D. Manuel I

Mostra as diferenças entre as políticas de Francisco de Almeida e Afonso de Albuquerque no Império Português do Oriente.

 

9. Analisa o mapa seguinte:

A abertura ao mundo

9.1 Substitui as letras A, B, C e D pelas principais rotas marítimas do comércio internacional.

A – 

B – 

C – 

D – 

9.2 Substitui as letras E, F e G pelos produtos transportados a partir desses continentes para a Europa.

E – 

F – 

G – 

9.3 Substitui as letras H, I e J pelos nomes das três cidades mais importantes para o comércio internacional.

E – 

F – 

G – 

 

10. Lê, atentamente, o documento seguinte:

Nos séculos XV e XVI, Portugal e Espanha deram a conhecer novos mundos ao mundo.

Comenta a afirmação do documento

 

 

11. No início do século XVI, Lisboa e Sevilha tornaram-se grandes centros de comércio intercontinental. Com efeito, embarcações ibéricas faziam chegar à Europa, nomeadamente a Antuérpia, diversos produtos de África, Ásia e América.

11.1 Define política de transporte.

11.2 Explica de que forma a mundialização da crise alterou o quotidiano das populações:

a. Na alimentação –

b. No vestuário –

c. Na decoração –

d. No estilo de vida –

 


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