Teste de avaliação – A abertura do mundo (2)

1. Observa o mapa 1:

A abertura ao mundo

1.1 Indica:

1.1.1 Os povos que habitavam a América dominada pelos espanhóis.

1.1.2 Os povos que habitavam a América dominada pelos portugueses.

 

2. Observa o mapa 2:

A abertura ao mundo

2.1 Indica os processos de colonização do Brasil.

 

3. Lê, atentamente, o documento 1:

Documento 1

“Fizemos o sítio mais conveniente uma igreja para os cristãos ouvirem a missa e, ao pé dela, uma casa onde o irmão Vicente Rodrigues e Simão Gonçalves ensinam os miúdos […] Os meninos cristãos e as mulheres já sabem regularmente as orações […].

O Padre António Pires está na cidade [Piratininga, atual cidade de São Paulo], noutra casa nossa e tem a seu cuidado o ensino da doutrina cristã e os pobres dos hospitais, e diz missa e confessa.”

Carta do Padre Manuel de Nóbrega ao Padre Simão Rodrigues, Séc. XVI

3.1 Explica a importância dos jesuítas no território brasileiro.

3.2 Explica algumas das principais consequências da aculturação para os povos ameríndios.

 

4. Lê, atentamente, o documento 2:

Documento 2

“Deram-se alguns índios a cada cristão sob o pretexto de que ele os instruiria nas coisas da fé católica […] O cuidado que eles tiveram com esses índios foi enviar os homens para as minas para extrair ouro, o que é um trabalho muito penoso. Quanto às mulheres, mandaram-nas paras os campos, nas fazendas, para cavarem e cultivarem a terra, o que é trabalho para homens sólidos e rudes. Não lhes davam de comer, quer a uns, quer a outros, mais do que ervas e outros alimentos insuficientes; o leite secava nos peitos das mães e os bebés depressa faleciam […]. Os homens morreram nas minas de esgotamento e de fome e as mulheres nas fazendas pelas mesmas razões”

Bartolomeu de Las Casas, História das Índias, Séc. XVI

4.1 Completa o quadro:

Consequências da conquista da América pelos Europeus

DemográficasReligiosas

Económicas

 

 

 

 

 

  

 

5. Observa o mapa 3:

A abertura ao mundo

5.1 Explica por que razão o comércio e a economia se mundializaram a partir do século XVI.

5.2 Indica as principais rotas que ligavam os vários continentes e os produtos que aí circulavam.

 

6. Lê, atentamente, o documento 3 e observa a imagem 1:

A abertura ao mundo

6.1 Explica a importância de Lisboa e Sevilha no século XVI.

6.2 Explica o papel desempenhado pelos reinos ibéricos no comércio ultramarino.

 

7. Lê, atentamente, a receita seguinte:

Receita de pastéis de fígado de cabrito do século XVI

“Tomarão o fígado do cabrito cozido e então ralado muito ralo, e as gemas dos ovos duras, também assim raladas. E então deitado o cravo, a canela e o açúcar, que seja doce, e então um pouco de farinha peneirada num prato, e tomai aqueles véus do cabrito e fazei-os em pedacinhos, e então o recheio metido naqueles véus fritos como beilhós; então enfarinhados na farinha e fritos na sertã e passados pelo ponto de açúcar alto e cobertos de canela por cima.”

Livro de cozinha do Século XVI

7.1 Por que razão não seria fácil experimentar esta receita numa casa europeia, no século XIV?

7.2 Quais foram as principais alterações no quotidiano dos Europeus após a expansão?

 


Notas:

  1. Se tiveres alguma dúvida ou algo que aches que devemos melhorar entra em contacto connosco.
  2. No caso se detectares algum erro nos apontamentos,  podes reportar através do nosso e-mail – [email protected] porque queremos estar constantemente a melhorar para ti.
  3. Se queres ver os teus testes e/ou trabalhos expostos na nossa página então podes enviá-los para [email protected].
  4. Os conteúdos da nossa página vão sendo actualizados porque estamos constantemente a melhorá-la.

Aviso:  

O Bem Explicado – Centro de Explicações Lda. é um centro de explicações com sede no concelho de Loures. A nossa página surgiu inicialmente para servir como base de dados de todo o material que fomos elaborando ao longo dos anos mas posteriormente reparamos na grande procura por parte de alunos, professores e encarregados de educação. Surgiu assim uma oportunidade de ajudar todos aqueles que não podiam frequentar o nosso espaço físico, ou por dificuldades financeiras ou pela distância.

O nosso principal objectivo é ajudar-te no teu percurso escolar. Sendo assim disponibilizamos os nossos conteúdos de forma gratuita (até ao 9º Ano) e, para que isso continue a acontecer, agradecemos que não haja qualquer cópia ou reprodução dos conteúdos elaborados pelo “Bem Explicado – Centro de Explicações Lda.” porque isso fará com que este projecto termine.

Sendo assim, agradecemos que colabores connosco para que possamos continuar a ajudar-te neste teu grande percurso!

Bem Explicado – Porque o nosso objectivo é o teu Sucesso escolar!